29/05/2013

Bahia sedia lançamento nacional do Projeto Experimentando Diferenças



Fotos: Sergio Dutti.

Entre os dias 30 de maio e 09 de junho, o Salvador Shopping recebe evento onde o público experimenta ser um atleta paralímpico.

A Bahia será o cenário para o lançamento nacional do projeto Experimentando Diferenças que busca formar um público expectador para a Paralimpíada de 2016 no Brasil. Entre os dias 30 de maio e 09 de junho, a capital baiana recebe uma ação que tem como objetivo fazer com que o público experimente as sensações vivenciadas pelos atletas dos esportes paralímpicos. Alguns esportistas paralímpicos brasileiros vão participar do evento (ver box abaixo). A ação, que possui chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, é patrocinada pela Caixa Loterias e realizada em parceria com o Salvador Shopping. O público pode conferir o evento na Praça Central – Piso L1 do empreendimento.



Desenvolvido para acontecer em praças de grandes centros de compras e também no entorno das arenas, o projeto acontecerá em dez capitais até fevereiro de 2014 e apresenta uma arena cenográfica de 180m², construída especialmente para este fim. No espaço, o público irá vivenciar emoções semelhantes àquelas sentidas pelos atletas em esportes como: futebol (chute a gol) com olhos vendados e utilizando a bola sonora, bocha, além de corrida e basquete em cadeira de rodas. Um grupo de 16 monitores auxiliará as pessoas nas atividades esportivas.

“O público vai poder interagir e brincar na arena, tendo as mesmas sensações de nossos atletas paralímpicos”, relata o organizador do projeto, Fernando Rigo. O público infantil também participará da ação brincando com game sob temática dos esportes paralímpicos. “Estamos trabalhando desde agora para sensibilizar o público para a competição em 2016, além de incentivar a experimentação de novas sensações, e promover a quebra de paradigmas”, acrescenta Rigo.

Além da arena de experimentação, o público vai conferir a exposição "Caravana Vencedores", sob o olhar de Sergio Dutti, que retrata a preparação e o desempenho dos atletas brasileiros nas Paralimpíadas de Londres. A mostra é composta pelas 60 imagens mais importantes publicadas no livro Vencedores. Além das fotos, o público também poderá assistir vídeos produzidos na competição. O fotógrafo é um dos mais conceituados do País, tendo atuado nas revistas Época, Veja, Caras, além de prestar serviços para o jornal O Estado de São
Paulo, entre outros. Dutti já recebeu importantes prêmios como Vladimir Herzog e Prêmio Abril de Fotojornalismo. “Após cobrir política, economia, acompanhar dramas sociais e catástrofes, esse trabalho me deu a oportunidade e a honra de assinalar em meu currículo uma experiência fabulosa, que espero continuar desenvolvendo”, conclui o fotógrafo. Mais informações sobre ele podem ser obtidas no site: www.sergiodutti.com.

A realização do projeto conta ainda com o apoio técnico da ANDEF, considerada uma das maiores entidades de pessoas com deficiência do mundo, com 30 anos de experiência, cuja sede treinam paratletas de destaque nacional e internacional.

SERVIÇO
O que: Projeto Experimentando Diferenças e Exposição Fotográfica Caravana de Vencedores de Sergio Dutti
Quando: 30 de maio a 09 de junho
Onde: Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping
Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo, das 12h às 21h;
Quanto: Gratuito

Um comentário:

  1. O projeto é bem legal e permite uma interação muito boa com o esporte paralimpico

    ResponderExcluir