23/05/2013

Merendas de Dona Flor ganha nova edição neste sábado



Na ocasião, o escritor e jornalista cearense Cássio Cavalcante, lança o livro “Bate-papo Literal”.

A Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) realizará neste sábado, dia 25 de maio, das 15h ás 19h, no Largo do Pelourinho, uma nova edição do projeto Merendas de Dona Flor. Dessa vez, o evento recebe o escritor e jornalista cearense Cássio Cavalcante, que fará o lançamento do livro “BATE-PAPO LITERAL” (Editora Enseada das Letras), que reúne 50 entrevistas com nomes que fazem o movimento da cena literária pernambucana. Ainda no evento, uma banda de chorinho promete animar o público que for ao local e o Senac promove um aulão, ensinando a preparar um quitute da culinária típica da Bahia.

Entre os escritores presentes na obra estão Tarcísio Pereira que relembra os bons tempos da Livro Sete. Ariano Suassuna conta a ideia de criar O Auto da Compadecida. Ronaldo Correia de Brito, prêmio São Paulo de literatura 2009, explica como aconteceu sua passagem do sertão do Ceará para a zona da mata pernambucana. Raimundo Carrero, prêmio São Paulo de Literatura 2010, responde se a crítica o incomoda. Marcus Accioly comenta a importância da infância na literatura que faz. O livro é um projeto contemplado pelo SIC – Sistema de Incentivo a Cultura da Cidade do Recife.

Sobre o projeto “Bate-papo Literal”, o autor diz que serão 150 entrevistas com nomes que fazem a literatura de Pernambuco (estado onde mora a cerca de 20 anos), que de inicio serão publicadas no jornal Gazeta Nossa, depois darão origem a três livros. “O primeiro já conseguimos. Tento criar uma espécie de cápsula do tempo. Se daqui a trinta anos, um estudante achar em um sebo, os livros, neles saberá o que pensava quem escreve hoje. Aí sim o projeto estará completo, cumprindo um ciclo para a pesquisa”, afirma Cássio.

Em janeiro de 2012, o escritor Cássio Cavalcante esteve em Salvador, onde participou da mesa-redonda Biografias e Perfis: o personagem em destaque, organizado pela União Brasileira de Escritores – UBE/BA. Na oportunidade também realizou o lançamento da biografia Nara Leão – A Musa dos Trópicos.

Biografia - Nascido no Ceará, Cássio é radicada há mais de 20 anos em Pernambuco, onde é membro da União Brasileira de Escritores - UBE. Biógrafo da cantora Nara Leão, ele é o Primeiro Secretário da Academia Recifense de Letras, ocupando a cadeira de nº 01 e pertence à Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda.

Merendas de Dona – Com o objetivo de incentivar a leitura da obra de Jorge Amado, os eventos são pequenas feiras gastronômicas que acontecem no Largo do Pelourinho, em frente à FCJA. Lá, diversas barracas vendem quitutes típicos da culinária baiana, presentes nos livros do escritor. Somado a isso, uma banda de chorinho se apresenta no palco armado à frente da Fundação, onde também acontece um aulão do Senac, ensinando ao público receitas de quitutes baianos.

SERVIÇO


O que: Merendas de Dona Flor 2013 com lançamento do livro “BATE-PAPO LITERAL”

Onde: Largo do Pelourinho – Em frente à Fundação Casa de Jorge Amado

Quando: Dia 25 de maio (sábado), das 15h às 19h.

Entrada: Gratuita.

Editora: Enseada das Letras, 300 páginas - R$ 45,00.

Informações: (71) 3321 0070

Nenhum comentário:

Postar um comentário