28/05/2013

Secretaria de Cultura divulga programaçã​o especial para Copa das Confederaç​ões



Fotos: Marcelo Magalhães / Daryan Dornelles / Divulgação.

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia divulga, em evento de lançamento com coletiva de imprensa, a programação especial para a Copa das Confederações 2013.

O futebol, elemento importante na formação da identidade cultural do povo brasileiro, além de ser declaradamente uma de suas grandes paixões, será celebrado ao modo baiano durante a Copa das Confederações que acontece em Salvador. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) prepara uma programação especial em 22 espaços culturais da capital e em centros de cultura do interior, somando mais de 120 eventos dentro do projeto CULTURA EM CAMPO. Assim, o público poderá aproveitar a diversidade cultural baiana assistindo a apresentações de música, teatro, dança, exposições de artes visuais, performances, exibições de filmes, leituras públicas, entre muitas outras atrações, como ações de formação e debates sobre futebol e cultura. A agenda especial da cultura para a Copa das Confederações se estende até 30 de junho.



Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, um dos principais legados que a Copa das Confederações 2013 pode deixar para a Bahia é a visibilidade nacional e internacional para a sua cultura. "O Governo do Estado da Bahia vem investindo em equipamentos e programação especial para a Copa. Para este ano, a Secretaria de Cultura e suas unidades vinculadas prepararam uma extensa programação com o objetivo de dar visibilidade à riqueza e à diversidade da cultura da Bahia, possibilitando que baianos, turistas e jornalistas que acompanharem os jogos possam ter acesso a alguns dos mais importantes artistas, grupos e representantes da nossa cultura", diz o secretário.



Grupos e artistas baianos de destaque e outros de renome nacional da cena alternativa estarão presentes nesta programação especial, entre eles, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Orkestra Rumpilezz, Neojibá, Elomar, Gereba, Raimundo Sodré, Orquestra Sinfônica da Bahia, Lazzo Matumbi, Paulinho Boca de Cantor, Marcia Short, Juliana Ribeiro, Mariella Santiago, Os Nelsons, OQuadro, Bailinho de Quinta, Badi Assad, Márcia Castro, Moreno Veloso, Curumin, Anelis Assumpção e Karina Buhr. Também serão apresentados ao público representantes da música alternativa da Bahia, que começam a se promover no exterior com o apoio do Programa de Mobilidade e Internacionalização da música baiana, como Baiana System e Os Nelsons. No Pelourinho, diferentes grupos de diversas manifestações da nossa cultura popular, como Mouros e Marujadas, grupos de Mascarados desfilam pelas ruas, também como parte da programação.

De teatro, temos Fabio Vidal em Sebastião, o espetáculo dirigido por Lázaro Ramos, “Namíbia, Não”; o vencedor do prêmio Braskem “Entre Nós”, de João Sanches; o espetáculo “Sirê Obá” (Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), entre muitos outros, além de grupos e artistas de dança, como Edu O. e Paula Carneiro e Mestre King, e de circo, como Nariz de Cogumelo e João Lima. Das artes visuais, além de manter nosso grande artista Mario Cravo Jr. em cartaz, teremos mostras de artistas visuais baianos contemporâneos, mostra de fotografia da Bahia e intervenções urbanas e performances como o “Baba da Ladeira”, com o premiado GIA - Grupo de Interferência Ambiental.

Destaque também para as atividades que vão acontecer nos Centros de Cultura da SecultBA, como a programação especial do Centro de Cultura de Plataforma, Solar Boa Vista e Espaço Xisto, Casa da Música e Espaço Cultural Alagados, e ao evento "Dia de Jogo = Dia de Festa", que vai exibir gratuitamente os jogos do Brasil e finais em seis centros de cultura da capital e interior, seguido de apresentações musicais que vão dar o clima de festa, independente do resultado. O Dia de Jogo = Dia de Festa acontece na Casa da Música (Itapuã), Espaço Cultural Alagados, Solar Boa Vista, de Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro. A temática relacionada ao futebol estará em pauta em diversas ações, através de diferentes linguagens.

CULTURA, A BOLA DA VEZ - DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia prepararam uma programação para oferecer o melhor da cultura baiana no período da Copa das Confederações.

Música, teatro e dança serão pauta da programação especial do Teatro Castro Alves. Na Sala Principal, teremos quatro shows especiais. O primeiro, abrindo a programação, é o show de Gilberto Gil acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), Concerto de Cordas e Máquina de Ritmo, nos dias 13 e 14.06. O espetáculo “Encontro das Culturas Negras - Pérolas Mistas”, com o pessoal do Afródromo - Carlinhos Brown e os Blocos Afros que compõem a Liga, como Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê de Balê, Muzenza, Timbalada, Okambi, Didá, Comanches do Pelô, Os Negões e outros, acontece no dia 18.06. Nos dias 26 e 27.06, é a vez do espetáculo A Quem possa Interessar, com participação da cantora paulista Badi Assad, especialmente criado para o Balé Teatro Castro Alves pelo coreógrafo goiano Henrique Rodovalho, que fundou a Cia. Quasar. O espetáculo Baião de Nóis, que celebra a cultura dos sertões, com Elomar, Gereba, Raimundo Sodré, entre outros, acontece no dia 21.06; e para finalizar, o concerto Neojibá e Rumpilezz, com a participação de Margareth Menezes, será apresentado nos dias 28 e 29. Todos os espetáculos da Sala Principal do TCA acontecem às 21h, com ingressos a R$ 1 real.

O TCA também sedia a Programação Baiana de Circo, Dança e Teatro com realização da Funceb. Vinte e cinco propostas de circo, dança e teatro, entre espetáculos, intervenções urbanas, apresentações de teatro de rua, dança de rua e cenas curtas se apresentam no Vão Livre (18h30) e na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (20h), além de se estenderem em ocupações do entorno do teatro, no Campo Grande, entre as 16 e 18 horas, e às 21h. A escolha dos trabalhos foi feira a partir de um recorte de seleções do Quarta que Dança, Temporada Verão Cênico e Kit Difusão do Teatro da Bahia. Todas as apresentações são gratuitas.

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) vai apresentar programação especial dedicada à relação entre futebol e arte, com atividades para público adulto e infantil. Destaques para o "Baba da Ladeira", intervenção do coletivo artístico GIA - Grupo de Interferência Ambiental, nos dias 17.06, na Ladeira da Conceição da Praia, e 19.06, na ladeira do MAM, sempre às 14h30; para a Mostra Canal 100 no MAM, que já encantou o público do país no Museu do Futebol e em Salvador promoverá exibição especial de filmes com temática esportiva. Em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia, o MAM vai realizar ainda a abertura de Esquizópolis, exposição de obras premiadas nos Salões de Artes Visuais da Bahia 2012, em diálogo com peças do acervo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA); e de "Tupy Todos os dias", exposição que dará continuidade ao projeto "A Sala do Diretor", com Sante Scaldaferri, Gaio Matos, Almandrade e Tuti Minervino e outros, expostos ao lado de “O Touro - Boi na floresta”, de Tarsila do Amaral. A abertura das duas será dia 20 de junho, às 19h

Com realização da Funceb, o Museu de Arte Moderna sedia ainda "MAM-BAHIA: Outras Sonoridades", com shows musicais que acontecem depois das transmissões de jogos. Dia 16 de junho se apresentarão: Samba Chula de São Braz e Dão & A Caravana Black; dia 23 de junho será a vez de OQuadro, Os Nelsons e BaianaSystem; e no dia 30 de junho serão os shows de Lazzo Matumbi e Márcia Castro. Já o "Curta Cinefoot" exibirá filmes com temática de futebol para o público infanto-juvenil em duas sessões, no Itaú-Glauber Rocha.

Em alguns espaços do Complexo Cultural dos Barris, audiovisual e música se unem no "CINESomBA", com realização da Diretoria de Audiovisual da Funceb. Mostras e instalações, além de exibições audiovisuais em videomapping e transmissão de jogo do Brasil, estão na programação, que se estende ao longo de três dias, de 14 a 16 de junho (sexta a domingo), das 9 às 22 horas, com entrada franca, nas salas Alexandre Robatto e Walter da Silveira, escadaria da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Quadrilátero da Biblioteca e Galeria Pierre Verger. Na lista de filmes, traços da música da Bahia aparecem em curtas, médias e longas-metragens. Ao final de cada dia, um show encerra as atividades em conexão com o que foi visto nas telas, trazendo André Luiz Oliveira, Márcia Castro, Curumin, Anelis Assumpção, Karina Buhr, Mariella Santiago e Moreno Veloso. Os visitantes vão se deparar com uma instalação sonora com obras do músico Arto Lindsay e todos os dias, a partir das 18h30, videoclipes baianos dos mais variados estilos, do rock ao pagode, da MPB ao arrocha, serão exibidos na fachada da Biblioteca, seguidos dos VJs Jan Cathalá e Caetano Britto, e dos DJs Edbrass e Maira.

O visitante que for ao Palacete das Artes apreciará a exposição O Jogo só acaba quando termina, além da mostra de esculturas de Mário Cravo Jr. e exibições de filmes onde o futebol e suas estrelas são protagonistas, no projeto Cinema no Palacete. Outras exposições em museus da cidade fazem parte do projeto CULTURA EM CAMPO, como a mostra Lunar - Fotografia na Bahia, no Solar do Ferrão, que abre especialmente neste período, reunindo 18 trabalhos fotográficos de 11 artistas baianos.

A cultura popular da capital e do interior também terá destaque na programação da CULTURA EM CAMPO do Pelourinho. O Centro de Culturas Populares e Identitárias promoverá os seguintes encontros de manifestações culturais: “Encontro de Cheganças de Mouros e Marujadas”, “Encontro de Grupos de Mascarados”, “Encontro de Samba de Roda e Samba Chula”, “Encontro de Capoeira e Maculelê”, “Encontro de Grupos de Manifestações de Raízes Brasileiras” e “Encontro de Ternos de Reis, Reisados, Bois e Burrinhas”. Além da programação da Secretaria, no Pelourinho o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, promove ainda uma extensa e variada programação para o São João da Bahia, com exibição de jogos e shows de trios nordestinos e artistas do peso de Gilberto Gil.

Já em seis centros de cultura de Salvador e do interior acontecerá a programação especial Dia de Jogo = Dia de Festa, em que são realizadas apresentações musicais depois da exibição dos principais jogos da Copa, a saber: Casa da Música (Itapuã), Espaço Cultural Alagados, Solar Boa Vista, e nos Centro de Cultura de Porto Seguro, Feira de Santana e Juazeiro. Além disso, outras atividades acontecerão nestes e em outros espaços culturais da SecultBA. A Casa da Música, além de exibir os jogos do Brasil seguidos por uma programação com muita música, tem uma programação especial no Circo montado na Lagoa do Abaeté , como o Arraiá da Casa da Música, além de diversas oficinas. A reabertura do Centro Cultural Plataforma será comemorada em junho, com o VII Festival das Artes Caldeirão Cultural, que receberá o público com apresentações artísticas, exibição dos jogos e atividades ligados ao futebol, além de outras ações. No Espaço Xisto Bahia não vai faltar teatro, dança, com o encontro de Breaks (B-Boys e B-Girls), cinema, contação de histórias e debates com temáticas relacionadas ao futebol. No Cine-Teatro Solar Boa Vista, localizado a menos de 1 km da Arena da Fonte Nova, após a exibição dos três jogos do Brasil acontece a seqüência discotecagem com os DJ Riffs, DJ Adriana Prates e Coletivo Noz Moskada e show de Juliana Ribeiro e convidados, além de edição especial do Solar de Virote conta com mais de 24h de atividades. Na programação, shows do Bailinho de Quinta, Cascadura, Paulinho Boca, Márcia Short.

Em parceria com entre a Diretoria de Audiovisual da Funceb (Dimas) e a Diretoria de Espaços Culturais da SecultBA (DEC) acontece também a "Mostra Itinerante Futebol Arte", que aborda esporte mais querido do brasileiro através da perspectiva do audiovisual, unindo a sétima arte à modalidade. A mostra circula pelos espaços culturais da SecultBA na capital e interior do estado.

SERVIÇO

O que: Lançamento com coletiva de imprensa do projeto Cultura em Campo - programação cultural da Copa das Confederações 2013

Quando: 28 de maio, às 10h

TEL: 71 3103-3452 / 3442
Mais informações: www.cultura.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário