29/06/2013

“Namíbia, não!” lota Sala do Coro do TCA


Foto: Zeza Maria.

O ano é 2016. Uma medida provisória do governo brasileiro decreta a captura e o envio imediato de todos os “de melanina acentuada” (leia-se negros) para a África. Esse é o enredo da peça teatral “Namíbia, não!”, que foi apresentada na noite desta sexta, 28.06, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

Contemplado com o Prêmio Braskem de Teatro 2011, na categoria Melhor Texto, o espetáculo tem texto de Aldry Anunciação e direção de Lázaro Ramos e já passou por diversas cidades brasileiras, a exemplo do Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza e São Paulo. Em maio, a convite da Funarte, foram três apresentações na Cidade do Porto, pelas comemorações do Ano do Brasil em Portugal.

Na Bahia, mais de 20 mil espectadores já assistiram à peça que tem um texto forte e argumento provocativo, com humor e inteligência. A partir do confinamento de dois primos em um apartamento por causa desta absurda “Medida Provisória”, o espetáculo provoca uma discussão sobre a situação do negro no Brasil atual. Destaque para o projeto de luz, assinado por Jorginho Carvalho e a direção musical do renomado Arto Lindsay.

Para Aldry, que além de autor é também o ator principal, foi uma apresentação muito especial. Isso porque foi o retorno ao seu palco de origem, já que a peça estreou na Sala do Coro. Emocionado, dedicou a noite ao produtor cultural Ruy Cézar, fundador da casa Via Magia, que faleceu ontem. “Eu comecei no Via Magia, nem sabia o que era teatro. E Ruy olhou pra mim e disse, você tem que fazer teatro”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário