26/06/2013

NEOJIBA e Orkestra Rumpilezz se apresentam com Margareth Menezes


Foto: Tatiana Golsman.

Evento faz parte do Projeto Cultura em Campo e acontece nos dias 28 e 29 de junho.

Nos próximos dias 28 e 29 de junho, às 21h, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e a Orkestra Rumpilezz se encontram na Sala Principal do Teatro Castro Alves para um concerto especial. Sob a regência do jovem maestro Yuri Azevedo (21), a Juvenil da Bahia, principal formação do NEOJIBA, realiza mais uma apresentação ao lado da orquestra de percussão e sopros criada por Letieres Leite. O encontro conta com a participação da cantora Margareth Menezes e faz parte do Projeto Cultura em Campo, programação do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), para o período da Copa das Confederações.

O concerto marcará o terceiro encontro entre a Orquestra Juvenil da Bahia e a Rumpilezz, que já se apresentaram na ocasião do aniversário do Grupo Garagem, em outubro de 2011, e na gravação do CD/DVD da Juvenil, em abril deste ano. “Sinto-me feliz ao reger este encontro em parceria com a Rumpilezz, uma grande construção musical da Bahia. Tenho aprendido bastante com a interação entre as duas orquestras”, declara o maestro Yuri Azevedo. Juntas, as orquestras irão executar as peças Bolero, de Maurice Ravel, e Floresta Azul, composição do maestro Letieres Leite.

A presença especial de Margareth Menezes, em sua primeira apresentação ao lado dos instrumentistas do NEOJIBA, traz ao público a interpretação da canção Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu. “É um prazer participar deste projeto com essas duas orquestras maravilhosas, ainda mais em uma casa tão importante para mim, que é o TCA. Será a minha primeira vez cantando com os jovens do NEOJIBA, trabalho primoroso que sempre admirei e que tem meninos e meninas tão talentosos. A Bahia precisa da música de qualidade e bem trabalhada que essa garotada faz”, declara a cantora.

Na companhia da Orkestra Rumpilezz, Margareth Menezes interpretará a canção “Depois que o Ilê Passar”, do grugo Ilê Aiyê. Em momento individual, músicos da Juvenil da Bahia executam as peças Danzon n.2, de Arturo Márquez, A cabana de Baba-Yaga e O grande Portão de Kiev, movimentos da obra Quadros de Uma Exposição, de Modest Mussorgsky, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. A Orkestra Rumpilezz, que iniciará a noite com “A Grande Mãe”, arranjo de Jamberê, também apresentará um repertório individual.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 38 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia. O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 700 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Angical, entre outros. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário