30/06/2013

Solar do Virote: shows ininterruptos e gratuitos em Brotas

Feirinha de artes, café tropical, baba, bailinho de quinta e shows integram as 29 horas seguidas de programação gratuita do Virote, nos espaços internos e nos entornos do Solar Boa Vista. Mais uma ação do projeto Cultura em Campo na Copa das Confederações que começou ontem (29/06) às 19 h e só termina no início da madrugada desta segunda-feira (01/07), no bairro do Engenho Velho de Brotas.

As bandas Okambi e Os Negões abriram a rodada de shows da segunda edição do Solar do Virote, seguidas de 12 atrações. "Mostramos, mais uma vez, que é possível ocupar esse lugar de forma criativa e feliz. Prestigiamos a cultura nascida na própria comunidade para trazer quem mora na região para cá. Escolhemos artistas que estão começando e nomes referenciados, como Márcia Short, que fez o primeiro show da carreira no Solar e hoje abrilhanta a festa", explicou Chicco Assis, coordenador do Cine Teatro Solar Boa Vista.

Às 20h, foi a vez de o Trio Santiago — a cantora baiana Mariella Santiado e os irmãos, Angelo Santiago e Gilberto Santiago — mixar um pouco do trabalho solo de cada membro da família, num show com voz, violão, guitarra, violoncelo, pandeiro e DJ. Como a noite era de São Pedro, a cantora revisitou clássicos de Luiz Gonzaga e Tom Zé. Depois, homenageou Edit Piaf com Sous le ciel de Paris. Apresentou, ainda, música baiana e MPB.

"Atualmente, como cada Santiago tem seu caminho é difícil desenharmos um show assim. Fizemos esse trabalho de forma menos perfeccionista, para matar as saudades do que aprontávamos em casa, quando éramos mais jovens e até os utensílios de cozinha serviam como baquetas", contou Mariella.

A HOMENAGEM DO CASCADURA

Na sequência, o rock da Cascadura empolgou a plateia, que sabia de cor as canções. O vocal Fábio Cascadura agradeceu à comunidade, que recentemente participou com a banda da gravação do videoclipeSoteropolitana, exibido durante o Virote. Ovacionado pelo público, agradeceu: “O povo de Brotas é generoso. E o bairro, o recorte fiel de Salvador, sem maquiagem. Nossa homenagem à cidade e à população do bairro".

Às 23h30 foi a vez da banda Skanibais subir ao palco para tocar o ritmo jamaicano ska. Também trouxeram para o público algumas faixas do disco Qual É A Parte Mais Gostosa de Você, com versões de samba, MPB, reggae, rock nacional e internacional e forró e clássicos do ska.

"Para quem como eu viu o Parque Solar Boa Vista durante tantos anos completamente esquecido, é uma alegria tanta vitalidade artística como a desta temporada da Copa das Confederações. Parabéns à Secult pela iniciativa. Que venham muitas outras coisas para cá! Brotas precisa", comentaram o cineasta Rodrigo Luna e Adriana Balanguer.

Era madrugada quando o Paulinho Boca de Cantor deu o seu recado com músicas antológicas dos Novos Baianos, que o público acompanhou entusiasmado. "O Cultura em Campo teve o maior retorno de formação de opinião que eu já vi nos últimos tempos em Salvador ao evidenciar artistas de muita qualidade, mas não tão midiáticos. Agora é a Secretaria de Cultura mensurar o que chamou mais a atenção para mostrar referências e novas tendências que possam surgir de uma iniciativa de linguagens tão abrangentes. O projeto, inclusive, acontece numa hora em que o país vive um momento parecido com o que viveu osNovos Baianos: reclama que — em termos de política e de música — não quer ver mais mesmices", afirmou Boca de Cantor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário