30/07/2013

COPA 2014: Intercâmbio cultural é tema de palestras para jovens e mulheres do Bairro da Paz, Mussurunga e São Cristóvão

Na próxima quarta-feira, dia 31, no espaço Avançar, no Bairro da Paz, das 9 às 14h, será realizada a palestra ”Intercâmbio Cultural” promovida pelo Instituto Oikos, organização italiana, e a Cooperativa Colibris, parceiros responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto de Formação Profissional Salvador. A palestra faz parte de uma das etapas da capacitação de jovens e mulheres do Bairro da Paz, Mussurunga, São Cristóvão e região para a Copa de 2014 e inserção no mercado de trabalho.

A palestra será ministrada pelo facilitador John Wesley Days, professor de estudos culturais, da LionShade, programa de idiomas e de intercâmbio cultural, e tem como objetivo desenvolver aprendizagem e métodos de intercâmbio entre as culturas, contribuindo para compreensão mútua entre as sociedade e os povos. Já estão inscritos cerca de 40 moradores dos Bairros que conhecerão ideias de pensadores sobre intercâmbio cultural e métodos de turismo alternativo.

No último dia 18, jovens e mulheres conferiram a palestra “Gênero e Raça”, ministrada pelo Fundo Municipal para Desenvolvimento Humano de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), na qual foram abordadas as dimensões de raça e gênero, a partir dos princípios da identidade, ancestralidade e resistência. Mais outras palestras estão previstas com os temas Hospedagem no Turismo, Turismo Responsável; Hospedagem no Turismo; Sustentabilidade Ambiental; Consumo Responsável.

Outra etapa do projeto consiste em cursos profissionalizantes na área de turismo, envolvendo as temáticas de hotelaria, culinária, idiomas e artesanato em tecido, que devem ter início nos próximos meses. Os interessados em participar das palestras e cursos podem procurar à sede do Projeto FPSSA, na Rua da Resistência, 75, Bairro da Paz, ou ligar para 3367-4036.

Projeto de Formação Profissional Salvador

A ideia é fomentar ações de qualificação profissional, inclusão socioprodutiva urbana e inserção no mercado de trabalho no marco do turismo responsável – sustentável, a exemplo de hospedagem comunitária, economia solidária, arte, cultura, artesanato e culinária típica.

Segundo a coordenadora do Projeto FPSSA, Valentina Trentini Ono, do Instituto Oikos, “a iniciativa tem como foco a superação das desigualdades, discriminação e desemprego, visando reduzir a pobreza da população do Bairro da Paz, Mussurunga, São Cristóvão e entornos, vislumbrando a Copa de 2014 como indutor na construção de comunidades justas, solidárias e sustentáveis".

Bairro da Paz

O Bairro da Paz e um dos mais populosos de Salvador, com cerca de 68 mil moradores. Local de resistência histórica, dotado de grande riqueza cultural, apresenta, porém, extrema fragilidade socioeconômica.

A expectativa é que com o projeto haja melhoria no acesso aos serviços sociais básicos e ao mercado de trabalho para cerca de quatro mil pessoas, além de qualificação profissional, gerando renda para 500 jovens, entre 18 e 24 anos e mulheres afrodescendentes. Prevê ainda geração de informação sobre eventos turísticos sustentáveis e responsáveis para cerca 500 mil cidadãos e turistas que visitem Salvador nos grandes eventos esportivos.

O Que: Palestra Intercâmbio Cultural – Projeto FPSSA

Quando: quarta-feira, dia 31/07

Onde: Espaço Avançar – Rua N. Sra. da Paz, n 15, final de linha do Bairro da Paz

Horário: 9 às 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário