A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
30/07/2013
Vivo traz a Salvador o musical Travessia
A trupe mineira se apresenta na capital baiana com o espetáculo TRAVESSIA, dias 08 e 09 de agosto, no Teatro Jorge Amado.
Com patrocínio da Vivo, através do projeto Vivo EnCena, o Grupo Ponto de Partida, depois de encantar o público baiano com o espetáculo “Pra Nhá Terra”, em 2011, retorna a Salvador com “Travessia” - o musical que representou o Brasil nos 50 anos da Unesco, em Paris. Há mais de 20 anos em cartaz, Travessia já se apresentou em centenas de cidades brasileiras e também na África - na reinauguração do Teatro Avenida, em Angola, após a revolução - Europa e América do Sul, tornando-se o espetáculo mais assistido da trupe. Com apoio institucional da Escola de Teatro da UFBA, além do espetáculo, haverá também uma edição do “Encontros Vivo EnCena” com o Grupo Ponto de Partida, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, dia 09 de agosto.
Em sua passagem por Paris, foi aclamado como “um espaço mágico onde o público e os artistas celebram a vida”, pois Travessia não é apenas um show e também não é teatro. É uma mistura saborosa que leva o espectador por uma viagem. Ele conta a história do trabalho, da luta e da festa do povo brasileiro e faz um passeio por nossa música em grande companhia: Villa Lobos, Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Elomar, Gonzaguinha...
“Travessia” é música encenada, é o som formalizado em imagens.
Às vezes a música é o texto dramático, às vezes, apenas o ritmo é o condutor e, às vezes, ainda a cena determina a música. Em todas essas formas, quase sempre, o resultado é surpreendente.
Em “Travessia”, o Grupo Ponto de Partida continua sua pesquisa de linguagem em que o ator é o centro da encenação. Ele canta, dança, interpreta, empresta seu corpo para desenhar o espetáculo. O palco está nu e os elementos de cena tanto são signos para leitura do espetáculo, como instrumentos de percussão.
“Travessia”, além de apresentar-se em várias cidades brasileiras, tem uma carreira essencialmente internacional, com temporadas na África, na América Latina e na Europa. É um espetáculo que tem o jeito e o cheiro do Brasil. Que ritualiza nossa alegria, brinca com nossos ritmos. Que está desenhado com nossa negritude e nossa latinidade.
Nossa intenção é cantar nossas raízes e nossos sonhos, nossas particularidades e nossos pontos de contato com todo homem. Enfim, “Travessia” quer ser um ritual, uma festa. Um espaço mágico onde o público e os artistas celebrem a vida!
Não haveria, então, espetáculo melhor para consolidar a parceria do Projeto Vivo EnCena com o Ponto de Partida e para estreitar a relação do Grupo com a cidade que, desde o primeiro contato foi maravilhosa. “O Vivo EnCena é voltado especialmente para projetos envolvidos em processos contínuos e que visam a formação, reflexão e transformação a partir do fazer teatral, comprometidos com pesquisas de linguagem e com o compartilhamento de metodologias, inovações, experiências e resultados. Pensamos no protagonismo também do público, com ações que vão além do espetáculo”, afirma Expedito Araújo, curador artístico do Vivo EnCena. Além das apresentações, outras ações vêm sendo possibilitadas, como workshops e intercâmbio com outros grupos culturais não só de Minas, mas do país inteiro.
Com 32 anos de trajetória, o Grupo Ponto de Partida estabeleceu-se como uma referência na investigação teatral. Pesquisou e desenvolveu uma linguagem única para musicais brasileiros e adaptou para o teatro obras de autores como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manoel de Barros, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e compositores como Milton Nascimento e Chico Buarque, construindo uma dramaturgia inédita. O grupo formou-se tecnicamente com os principais nomes do país - Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Cacá Carvalho, Jorginho de Carvalho, Babaya, Gilvan de Oliveira, para citar alguns. E é também o responsável pela criação e coordenação dos projetos Coro Meninos de Araçuaí, Bituca: Universidade de Música Popular e Corredor Cultural Ponto de Partida.
A turnê, que começou em Vitória, passará também por Belo Horizonte, Recife, Aracaju, Belém, Manaus e Porto Alegre.
ENCONTROS VIVO ENCENA
Gestão de Grupo e Formação de Plateia
Com a participação do grupo Ponto de Partida e mediação de Expedito Araujo, curador do Vivo EnCena, a série “Encontros Vivo EnCena” chega a Salvador e pretende envolver estudantes e grupos de teatro da cidade – profissionais e amadores – para trocas de experiências sobre gestão e produção teatral na atualidade, formação de público, novas perspectivas e alternativas criativas, a partir das práticas de gestão do Grupo Ponto de Partida, que comemora 32 anos de existência. Em Salvador, a série “Encontros Vivo EnCena” acontecerá na sexta-feira, dia 09 de agosto, às 15h, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA).
PROJETO CULTURAL VIVO ENCENA
O Vivo EnCena é uma iniciativa da Vivo que estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena é realizado há dez anos e está presente em 20 estados de todo o país, além de realizar ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.
Grupo Ponto de Partida
Com 32 anos de trajetória, o Grupo Ponto de Partida estabeleceu-se como uma referência na investigação teatral. Pesquisou e desenvolveu uma linguagem única para musicais brasileiros e construiu uma dramaturgia inédita a partir da obra de autores como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manoel de Barros, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e compositores como Milton Nascimento e Chico Buarque. O grupo formou-se tecnicamente com os principais nomes do país – Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Cacá Carvalho, Jorginho de Carvalho, Babaya, Gilvan de Oliveira, para citar alguns. E é também o responsável pela criação e coordenação dos projetos Coro Meninos de Araçuaí, Bituca: Universidade de Música Popular e Corredor Cultural Ponto de Partida.
ROTEIRO
Texto - Regina Bertola
Asa Branca - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
O Cio da Terra - Milton Nascimento e Chico Buarque
Arrumação - Elomar
Bola de meia, bola de gude - Milton Nascimento e Fernando Brant
Fé cega, faca amolada - Milton Nascimento e Ronaldo Bastos
Maracangalha - Dorival Caymmi
Trenzinho do caipira - Villa Lobos e Ferreira Goulart
Maria, Maria - Milton Nascimento e Fernando Brant
Texto - Adélia Prado
Os Argonautas - Caetano Veloso
Tanto Mar - Chico Buarque
Arrastão - Edu Lobo e Vinícius de Moraes
Lamento Sertanejo - Gilberto Gil e Dominguinhos
Cajuína - Caetano Veloso
Cantiga de Caicó - Tema folclórico
Casamento dos pequenos burgueses - Chico Buarque
Terezinha - Chico Buarque
Templo - Chico César
Águas de Março - Tom Jobim
Procissão - Gilberto Gil
Deus lhe pague - Chico Buarque
Galope - Gonzaguinha
Baião - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Aquarela do Brasil (Vinheta) - Ary Barroso
Isso aqui é o que é - Ary Barroso
O que é, o que é - Gonzaguinha
Pout-pourri de sambas
ELENCO
GRUPO PONTO DE PARTIDA
Carolina Damasceno
Dani Costa
Érica Elke
João Melo
Júlia Medeiros
Lido Loschi
Lourdes Araújo
Pablo Bertola
Regina Bertola
Renato Neves
Soraia Moraes
BANDA
Gilvan de Oliveira – Violão
Serginho Silva – Percussão
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção - Regina Bertola
Direção musical e arranjos - Gilvan de Oliveira
Preparação vocal - Babaya
Figurino - Alexandre Rousset
Iluminação - Jorginho de Carvalho
Técnico e operador de luz - Rony Rodrigues
Assistente técnico - Ronaldo Pereira
Design gráfico - Diego Ribeiro
Produção gráfica - Dani Costa
Produção executiva - Fátima Jorge
Assistência de produção - Diego Ribeiro, Karine Montenegro e Ronaldo Pereira
Equipe de divulgação e mobilização - Carolina Damasceno, João Melo e Lido Loschi
Administração - Dulce Dias e Fernanda Fróes
Produção local - Marília Gil
Assessoria de comunicação local - Juliana Carvalho
Assessoria de imprensa nacional - Vicente Negrão
Coordenação de Produção - Júlia Medeiros e Pablo Bertola
Direção geral - Regina Bertola
Patrocínio - Vivo
Realização - Ponto de Partida
SERVIÇO
TRAVESSIA
Ponto de Partida
Dias 08 e 09 de agosto - quinta e sexta-feira, às 20 horas.
Teatro Jorge Amado - Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (Clientes Vivo, estudantes, professores e maiores de 60 anos)
Informações: (71) 2626-5039
Clientes Vivo tem 50% de desconto para comprar até 02 ingressos. Devem apresentar cartão OU fatura recente paga OU voucher Programa Vivo Valoriza. Para todos ainda é necessário apresentar documento de identificação com foto. Desconto válido somente para o titular e não cumulativo com outras promoções e/ou descontos.
Informações: (31) 3516-1360
facebook.com/grupopontodepartida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário