28/08/2013

QUARTETO MORDE PIMENTA HOMENAGEIA OS INGÊNUOS


Fotos: Léo Monteiro / Divulgação.

Encerramento da temporada de roda de choro.

Neste dia 02 de setembro de 2013, temos a apresentação de encerramento da temporada de roda de choro na Varanda do SESI Rio Vermelho com o quarteto MORDE PIMENTA, que vem acontecendo há três meses, sempre as segundas-feiras, a partir das 19h30, trazendo o melhor da música instrumental brasileira, em clássicos do chorinho que foram executados por grandes instrumentistas baianos.


Para essa noite especial o quarteto convidou o regional 'Os Ingênuos' para uma homenagem aos 40 anos de choro que o grupo completa agora em setembro de 2013, além de sempre termos a presença de bambas do cenário musical baiano na tradicional roda de choro, como, confirmados os músicos Rowney Scott (sax) e Aiace Felix (voz), em uma parceria com a Hessel Produções / Pólo de Música da Bahia – POMBA e o Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.


O couvert artístico custa R$ 15,00.


MORDE PIMENTA - O grupo, que nasceu de uma seleção de novos talentos do choro de Salvador, tem a proposta de trazer as novidades dos choros que circulam pelo Brasil, sem deixar de resgatar e revestir os clássicos do choro, gafieira, samba, maxixe, dentre outras variações que compõem o primeiro ritmo urbano genuinamente brasileiro.

Tem como componentes os músicos Daniel Velloso (violão 7 cordas), Peu Souza (bandolim 10 cordas), Lucas Andrade (clarineta) e Saulo Tácio (pandeiro e efeitos).

OS INGÊNUOS é considerado o principal regional do choro no Brasil. Completando 40 anos de existência em setembro de 2013, o regional foi fundado por Edson Sete Cordas em Salvador no ano de 1973, agora está capitaneado por Cacau do Pandeiro, 83 anos. O grupo tem participado de quase todos os eventos musicais da Bahia, de outros Estados do País e no exterior, sempre a divulgar a música popular brasileira - precisamente o "choro".

Foi o principal responsável pelo movimento do choro em Salvador, fundando o Clube do Choro, em 1977, ao lado de Paulinho da Viola, no Teatro Castro Alves. Em seguida, produziu inúmeros shows convidando artistas a se apresentarem na Bahia: Altamiro Carrilho (flauta), Abel Ferreira (clarinete), Ademildes Fonseca (cantora), Zé da Valha (trombone), Waldir Azevedo (cavaquinho), Avena de Castro (cítara), entre muitos outros.

Completando 40 anos de carreira, o conjunto já possui sete registros musicais entre vinis, CDs e DVD, tendo como participações especiais artistas de peso da música popular brasileira, como os Maestros Paulo Moura, Orlando Silveira, Rafael Rabello, Fred Dantas, Altamiro Carrilho, entre outros. Atualmente o regional do choro é composto pelos músicos Carlito Chenaud (Violão 7 cordas), Cacau do Pandeiro, Jailson Coelho (violão 6 cordas), Eduardo Santos (Flauta) e Dudu Reis (Cavaquinho).

Aiace Felix – Jovem cantora que vem despontando no cenário artístico com boa técnica e potencial vocal próprio de uma diva, impressionando a quem a vê e ouve cantar. Seu repertório é recheado de Swing, desfilando música pop dançante, samba, dentre outros estilos que, por certo, leva ao público o sabor de uma boa música aliada a uma excelente interpretação. Dedicada à música desde a mais tenra idade, AIACE, estuda música popular e erudita tendo participado de circuitos universitários de música, além da gravação do CD do “GRUPO MANDAIA”; como convidada especial do show comemorativo de 25 anos de carreira do cantor LAZZO MATUMBI e da gravação ao vivo do CD do cantor FLÁVIO ASSIS, em 2006. Cantou em trio independente no carnaval 2007 puxando o bloco “Coração Rastafári”, ao lado do cantor LAZZO MATUMBI. Aiace procura através da música erudita aperfeiçoar o seu canto, transportando para a música popular uma melhor técnica vocal.

Rowney Scott - Professor Adjunto da Escola de Música da UFBA, onde leciona Saxofone, Improvisação e Música de Câmara, participou da criação e foi coordenador do Curso de Graduação em Música Popular dessa universidade. Tem doutorado em Execução Musical (Saxofone) pela UFBA (2007), mestrado em Jazz Performance pela California Institute of the Arts (1990) e graduação em Instrumento (Saxofone) pela UFBA (1986). É membro fundador do Grupo Garagem e saxofonista da Orkestra Rumpilezz, da banda de Carlinhos Brown e da banda da JamnoMam. Já atuou com Caetano Veloso (Prenda Minha), Gilberto Gil, Carlinhos Brown (Alfagamabetizado), Daniela Mercury (Feijão com Arroz) e Arnaldo Antunes (Paradeiro), entre outros. Atuou como solista das orquestras Sinfônicas da Bahia e da UFBA. É diretor artístico e curador do Festival de Jazz do Capão.

Serviço:

O quê: Encerramento da temporada de roda de choro do Quarteto MORDE PIMENTA & Convidados

Convidados Especiais: Regional Os Ingênuos * Aiace Felix * Rowney Scott

Quando: 02/09/2013, segunda-feira

Horário: 19h30

Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho

Endereço: Rua Borges dos Reis, 09 - Rio Vermelho.

Couvert Artístico: R$ 15,00

Realização: Hessel Produções e POMBA (Pólo de Música da Bahia)

Maiores Informações: Tel.: (71) 3321-5814 / 8725-4876 / 8115-7717

Nenhum comentário:

Postar um comentário