23/09/2013

Catálogo Brasileiro de Teatro Apresenta MARCO NANINI Em “A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR SEU CHEFE PARA PEDIR UM AUMENTO”


Chega à Salvador, através do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2013/2014, e comemorando os 67 anos do Sesc, o espetáculo “A arte e a maneira de abordar seu chefe para pedir um aumento”, com Marco Nanini e direção de Guel Arraes, com únicas apresentações dias 28 e 29 de Setembro no Teatro Sesc Casa do Comércio a preços populares.

No palco, um homem apresenta um organograma – tão complexo quanto irônico – sobre as possibilidades de sucesso e fracasso na angustiante missão de pedir um aumento no salário. Nos bastidores, um diretor e um ator comemoram 25 anos de parceria com um trabalho marcado pelo espírito inovador e bem-humorado que os consagrou. Com dezenas de êxitos na televisão, no cinema e no teatro, Marco Nanini e Guel Arraes optaram justamente pelo risco, ao encenar ‘A Arte e a Maneira de Abordar seu Chefe para Pedir um Aumento’, texto do francês Georges Perec (1936-1982), levado pela primeira vez aos palcos nacionais.

‘É algo totalmente diferente do que estamos acostumados a fazer. O texto não tem narrativa, não existe uma história clássica, mas tem aquilo que sempre nos ligou: o humor’, analisa Guel, em seu terceiro projeto teatral com Nanini, depois de ‘O Burguês Ridículo’ (1996) e ‘O Bem Amado’ (2007). ‘É como se a gente tirasse um tempo para respirar, experimentar e, desta forma, comemorar os anos de trabalho’, reitera o ator, de volta aos palcos após o estrondoso sucesso de ‘Pterodátilos’ (2010), cuja atuação lhe rendeu os prêmios Shell, APTR, Faz a Diferença (Jornal O Globo), Artista Prime do Ano- Revista Bravo, Revista Quem e Qualidade Brasil.

Desta vez, o desafio de Nanini recai na ausência de um personagem e, como disse Guel, na falta de um enredo tradicional. Em uma espécie de palestra de auto-ajuda – ou, como melhor define o diretor, anti-ajuda – o protagonista apresenta um intrincado manual combinatório de probabilidades para a hora em que vai procurar o seu chefe e pedir o esperado aumento. No decorrer das muitas tentativas, o texto sublinha o ridículo da situação e, ao retratar os meandros de uma grande empresa, ironiza a vida moderna e o mundo corporativo.

Projeto CATÁLOGO BRASILEIRO DE TEATRO – 2013

Espetáculo: A ARTE E A MANEIRA DE ABORDAR SEU CHEFE PARA PEDIR UM AUMENTO

Texto: Georges Perec

Tradução: José Almino

Direção: Guel Arraes

Elenco: Marco Nanini

Gênero: Comédia

Data: 28 e 29 de Setembro

Local: Teatro Sesc Casa do Comércio

Horário: Sábado, 21h – Domingo, 20h

Valores: R$ 20,00 / 10,00

Ingressos a venda no Teatro e através do site www.compreingressos.com

Patrocínio: Petrobrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário