25/09/2013

“Depois da Chuva’, apoiado pela SecultBA, ganha três prêmios no Festival de Brasília


Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, a produção baiana “Depois da Chuva” venceu o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em três categorias da premiação de longa-metragem: Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro e Melhor Ator, com o estreante Pedro Maia, de 17 anos. O filme foi viabilizado pelo Edital de Baixo Orçamento do Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do edital Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia, em 2011.

“Pedro ganhando, ganha o filme, ganha toda a equipe, ganha Aícha Marques, Talis Castro, Sophia Corral, ganha o elenco inteiro”, destacou Marques ao receber o troféu de Pedro Maia ao lado de Marília. Na categoria Trilha Sonora ele destacou a ousadia do júri em contemplar essa aposta na música baiana para além dos clichês. Sobre o roteiro, o cineasta ressaltou a importância de ter Marília sempre dando opiniões ao longo do processo de construção, que durou quatro anos.

Livremente inspirado na adolescência de Cláudio Marques, “Depois da Chuva” é ambientado em 1984, quando o país foi às ruas pedindo eleições diretas para presidência da República (Diretas Já). O filme traz Caio (Pedro Maia), um adolescente de espírito libertário que vive seu despertar político e amoroso no momento em que a população brasileira experimenta a euforia do término da ditadura e a esperança de assumir as rédeas do país. Desta forma, a realização da produtora Coisa de Cinema dialoga intensamente com o momento político do país, no qual a população tem realizado protestos para expressar seus anseios e insatisfação com governos.

Exibido como “work in progress” nos festivais de Cannes e de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici), o filme teve sua primeira exibição no Festival de Brasília, na noite de 19 de setembro. “Depois da Chuva” deve chegar aos cinemas em março de 2014 quando o movimento Diretas Já completa 30 anos e chegamos aos 50 anos do golpe militar. A obra terá distribuição da Espaço Filmes, de Adhemar Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário