05/09/2013

PROJETO TAMAR GANHA ENERGIA SOLAR


A Praia do Forte amanheceu ainda mais ecológica nesta ensolarada quinta-feira. Hoje, oficialmente, foi inaugurada pela Donauer Solar do Brasil o Sistema de Energia Solar Fotovoltáica no Projeto Tamar, durante cerimônia que reuniu convidados na sede da fundação de pesquisa e proteção de tartarugas marinhas. A cerimônia contou com a presença de Marco Nowak, diretor da Donauer Solar do Brasil; Guy Marcovaldi, diretor do Projeto Tamar; Gabrielle Eichner, diretora do Departamento de Energia Renováveis do Dena; Martin Mahn, representante do Consulado da Alemanha em Recife; Paulo Guimarães, representande do Governo do Estado: e de Miguel Ribeiro, Secretário de Planejamento de Mata de São João.


No Ano Brasil-Alemanha, o Projeto Tamar passa a utilizar elétrica solar em parte do consumo mensal, através da doação da Donauer, que vem realizando uma ação incentivo em parceria com a ação mundial do “Programa Telhado Solar da Dena”, que é promovido pela agência de energia Deutsche Energi Agentur GmbH (Dena) e co-financiado pelo Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia (BMWi), através dos renewables “Made in Germany“.

A instalação do Sistema Solar Fotovoltaico foram divididos em dois espaços do Projeto Tamar. No telhado da loja, com superfície de 20 m², foi utilizado 12 painéis solares Bosch com potência total de 2,88 kwp. A Pérgula Solar, com base construída em madeira de eucalipto ecológico e superfície de 2º m², recebeu 72 painéis solares Avancis com 8,64 Kwp.


Durante a cerimônia, o diretor da Donauer do Brasil, Marco Nowak, saudou o lindo dia na Praia do Forte, festejando o sol como o grande aliado do sistema solar fotovoltaico. “Desde o dia 21 de agosto, a energia solar já é uma realidade no Projeto Tamar. Esperamos que a Bahia, infinitamente solar, venha utilizar energia limpa renovável cada vez mais. A Donauer acredita no potencial solar da Bahia e, é por isso, que escolheu este estado para instalar a sua filial brasileira”, comentou.

Antes do descerramento da placa de inauguração o Projeto Tamar recebeu o Selo Solar Socioambiental, concedida pelo Instituto Ideal, e uma tartaruga batizada de Donauer foi devolvida ao mar pelas mãos da bióloga Tais Pires, entregue à fundação pelos pescadores. A festa, que durou até o início da parte, foi realizada na Pérgula Solar, em frente ao mar da Praia do Forte. “É a instalação mais bonita do mundo”, festejou Marco Nowak.

Durante o discurso, o diretor do Tamar, Guy Marcovaldi, lembrou que há 32 anos não havia eletricidade na Praia do Forte. “O Bar do Souza tinha um gerador e nos cedia energia através de um cabo”. Para representante do Consulado da Alemanha, Martin Mahn, uma porta se abriu na Praia do Forte para um novo pensamento em relação as energias renováveis. “Eu vejo no futuro novos incentivos fiscais do governo, através de um medidor verde”.

Considerada uma das maiores fornecedoras e com grande experiência no mercado europeu, a Donauer busca sempre a melhor solução para desenvolver e instalar sistemas solares fotovoltaicos em telhados, solos e até em locais inusitados para fornecer energia elétrica em áreas mais remotas. No Brasil, a empresa segue os mesmos princípios de sua sede na Alemanha, que é promover o bem estar através da produção de uma energia elétrica limpa e renovável.

Confira o site: www.tartarugasolar.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário