24/09/2013

RIO VERMELHO FERVE COM A REABERTURA DO PÓSTUDO


Fotos: Tati Freitas.

Desde que reabriu a suas portas na última quinta-feira, o bar e restaurante Póstudo retomou o seu posto de “embaixada do Rio Vermelho”, reunindo artistas, publicitários, jornalistas, descolados, moderninhos e boêmios de plantão durante todo o fim de semana. Depois de cinco meses em reforma, o novo espaço ressurge com o mesmo espírito que conquistou seus fiéis frequentadores, mas totalmente repaginado com ambientes modernos e confortáveis.


As novidades são muitas no retorno do Póstudo. Nesta nova etapa, a empresária e chef Dulce Ferrero tem como parceiro o sócio José Raimundo, ex-funcionário da casa e atual proprietário do Beco do França. Outra surpresa é o retorno do chef Antônio Ribeiro, que já comandou a cozinha do Extudo durante 15 anos, e está de volta nas criações culinárias com Dulce Ferrero.


Sem perder o conceito de um espaço alegre e descontraído, a casa que tem nome de poema do concretista Augusto de Campos vem totalmente repaginada com projeto do arquiteto Edilson Campelo. Moderno e ainda mais confortável, o Póstudo ganha dois ambientes climatizados, um espaço ao ar livre e mantém o seu tradicional salão de boteco com novo balcão, novas luminárias e piso xadrez em preto e branco. Todos ambientes foram decorados com mesas e cadeiras com design mais confortáveis. A cozinha também foi totalmente reformada e recebeu equipamentos de última geração.


A tradição de assinar os pratos com nomes de livros se mantém nas novas criações para o cardápio. Durante a reforma, Dulce Ferrero não arredou os pés da cozinha, de onde surgiram as novas receitas. “A cozinha é o melhor lugar para me inspirar”, afirma a chef. De novo, o cardápio traz O Mar, O Mar (ostras gratinadas); Lição de Botânica (terrine de legumes com queijo, amêndoas e azeite de salsinha); Bosque da Noite (hambúrguer da casa completo com batata frita); Coração do Mar (peixe crocante com crosta de amêndoas e molho de maracujá); Buenos Aires Affair (filé mignon com molho de gorgonzola e shitake); e O Encontro (filé de bacalhau com cebola, pimentão alho e brócolis).

Já os famosos pratos, que fazem parte da história do Póstudo, é claro que permanecem. É impossível abrir o cardápio e não encontrar Felicidade Clandestina (filé aperitivo); Educação Sentimental (frango ao alho e óleo); Montinho Mágico (bolinho de bacalhau); Um Vento Sagrado (arroz de polvo); e Sua Alteza Real (camarão comodoro com arroz a piemontese); e Cocquille de Frutos do Mar (peixe, polvo e camarão).

A nova fase do Póstudo também marca o retorno de Dulce Ferrero da Europa, onde morou por 10 anos. Em Portugal, ela comandou a cozinha da residência do cônsul argentino Jorge Marcelo Fourie, em Lisboa. Na Espanha, Dulce foi chefe da sofisticada Pousada La Sacristia, em Tarifa, e proprietária do restaurante El Estupendo, em Marbella.

Em 1987, Dulce Ferrero se juntou com irmão Fernando Ferrero e o amigo Getúlio Soares para a abrir o restaurante Extudo, no Rio Vermelho, o primeiro com nome do poema de Augusto de Campos, que logo conquistou os baianos com a sua culinária contemporânea. O sucesso resultou na abertura do Póstudo, em 1995, que anos depois seria comandado apenas pela chef, após a sua saída do Extudo. Neste período, Dulce também comandou o Restaurante Noigandres, também no Rio Vermelho, que se destacava pela alta gastronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário