25/10/2013

G10 Premium Décor lança a continuação da sua ação social para o Hospital Roberto Santos


Inspirar vida, alegria e cura. Esse é o objetivo do projeto que transformou a ala de pediatria, em 2012, e reformará a maternidade, dessa vez beneficiando os alojamentos do Método Canguru.


Na manhã de ontem, os lojistas e arquitetos(as) associados ao G10 Premium Décor se reuniram, no auditório do Hospital Roberto Santos, para o lançamento da 2ª etapa da ação social do grupo, que desta vez contemplará as alas da maternidade com uma ampla reforma dentro de modernos conceitos de arquitetura hospitalar.


A mesa de abertura do projeto contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde Jorge Solla, da representante da 1ª dama Fátima Mendonça, a sra.Tânia Lessa, da diretora do HGRS, a dra. Dalvone Almeida, do representante do G10, o lojista Paulo Trein, além da diretora da ala materno-infantil do HGRS, Alcione Bastos. Após o coffee Break e a entrega das plantas de cada espaço, o grupo se reuniu para uma visita técnica, onde cada um dos profissionais teve a oportunidade de conhecer de perto os ambientes que serão transformados.


Serão 90 dias de trabalho, no qual aproximadamente 54 profissionais de arquitetura e decoração entregarão à Bahia a ala da maternidade do Roberto Santos, completamente reformada e decorada, onde cada espaço trará o estilo do profissional responsável. Esse é um projeto voltado para o bem-estar dos Recém Nascidos que necessitam de cuidados especiais, das mães, que têm a oportunidade de manter contato pele a pele com seu bebê durante todo o período da internação até a alta hospitalar e, dos profissionais ali atuantes.

Essa parceria do grupo G10 Premium Décor com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, por meio do HGRS é uma ação importante pelo seu ineditismo em hospitais públicos baianos. Uma iniciativa privada com o apoio do Governo do Estado merece destaque.

Apresentação da Ação Social

- Por Delvone Freire Almeida, a diretora do HGRS.

“Em 2012, numa ação de parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) e Ação Social G, foi reformada e ampliada a ala pediátrica do hospital que passou a ter 42 leitos num ambiente muito mais acolhedor, alegre e propício ao atendimento das necessidades das crianças e famílias. Melhorar a ambiência dos espaços influenciou diretamente no processo de recuperação dessas crianças, contribuindo para a diminuição de seu sofrimento e para a garantia de seus direitos enquanto crianças.

Neste ano de 2013 para complementação da Ação Social G10 junto a SESAB/HGRS será reformada a área materno-infantil do hospital, tendo como principal foco o cuidado mãe-bebê.

O HGRS está fazendo parte da estratégia Rede Cegonha, política pública nacional que tem como um de seus objetivos a diminuição da mortalidade materna e neonatal (Crianças de 0 a 28 dias) e atua como referência estadual e nacional para a metodologia Canguru, junto com outras quatro maternidades do país, recebendo e treinando profissionais de outros serviços. No dia 5 de dezembro de 2013 como reconhecimento desse trabalho, o HGRS será certificado pelo Ministério da Saúde.

A metodologia Canguru é uma forma de cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro e de baixo peso que tem como principais diretrizes o calor, o amor e a amamentação. Nessa metodologia, comprovada cientificamente, os bebês devem permanecer o máximo de tempo possível em contato pele a pele (colados ao corpo da mãe numa bolsa canguru, como se ainda estivessem na barriga) estimulando o vínculo entre eles, aumentando a segurança dos pais para o cuidado domiciliar e favorecendo o ganho de peso desses bebês para que possam ir mais rápido para suas casas.

Considerando que quase todas as crianças nascem em maternidades e que é necessário humanizar o nascimento acreditamos que é necessário e possível que os ambientes que recebem mães, bebês e famílias sejam facilitadores do fortalecimento de vínculos familiares e estejam mais de acordo com a celebração da vida.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário