A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
15/10/2013
Surf Eco Festival realiza atividades ecológicas para cerca de mil crianças
Dentre a programação, serão realizadas oficinas, palestras e exposições com alunos de Escolas Públicas e ONG's.
Com uma visão socioambiental, durante os dias de competição, o Surf Eco Festival realizará com cerca de 1.000 crianças, atividades e oficinas ecológicas voltadas para a preservação e manutenção do meio-ambiente e dos animais. Participarão alunos de Escolas Públicas e de Organizações Não-Governamentais (ONG's), além do público presente no evento.
Ao longo da programação, as crianças irão participar de oficinas, palestras, exposições e atividades práticas que abordarão temas como resgate e reabilitação de animais marinhos, preservação das praias, reciclagem do lixo, entre outras, com objetivo principal de despertar uma consciência ambiental nos jovens.
As atividades serão desenvolvidas por diversas instituições, como o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), o Programa de Formação em Educação Ambiental (FEAMBI), a Reserva Particular Refúgio dos Anjos, o Instituto Floresta Viva, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e o Projeto Reciclando com Criatividade.
IMA (INSTITUTO MAMÍFEROS AQUÁTICOS)
O IMA irá desenvolver uma exposição sobre as atividades realizadas pelo Instituto em todo litoral baiano, através de explanações, vídeos e cartazes, mostrando como é feito o resgate e a reabilitação dos animais marinhos encontrados nas praias da Bahia. Após a exposição, os técnico do IMA apresentarão uma simulação prática dos cuidados necessários para o resgate dos animais, utilizando animais taxidermizados como lobo marinho, albatroz, tartaruga verde e um pinguim, além de uma réplica de golfinho em tamanho natural. Além disso, os técnicos irão explicar como a população local pode ajudar para manter o bem estar do animal encontrado.
IBJ (INSTITUTO BALEIA JUBARTE)
Através de exposição fotográfica, ilustrações, jogos e vídeos institucionais, o IBJ apresentará as características específicas das baleias jubarte. No stand também será exibido uma produção audiovisual sobre os Projetos Biomar, que abrange instituições como Baleia Jubarte, Tamar, Golfinho Rotador, Albatroz e Coral Vivo. Com muita animação, ainda será apresentada uma palestra sobre as principais curiosidades da Baleia Jubarte, mostrando aos alunos materiais como barbatanas, ossos, dentre outros materiais de pesquisa.
FEAMBI
Com o objetivo de contribuir para a sensibilização dos participantes, o Programa FEAMBI realizará oficinas sobre as questões socioambientais locais e todo material produzido pelos alunos serão enviados para as respectivas escolas, que farão a montagem de um mural.
Serão duas oficinas específicas que abordarão temas como a reciclagem do lixo, animais e plantas.
- Que lixo é esse? - Os alunos vão aprender sobre a importância de separar os diferentes tipos de lixo em casa.
Materiais necessários: objetos recicláveis (plásticos, papéis, latas de refrigerante , embalagens, etc.) e material orgânico (cascas de frutas , restos de lanches , etc.). Parte desse material pode ser coletado no próprio evento envolvendo os participantes no processo de conscientização.
- Nossos animais e nossas plantas - Os alunos irão aprender sobre a flora e fauna local através de fotografias, imagens e fotos. Cada aluno irá traçar um quadro sobre o que mais gosta, ou que eles sabem melhor.
RESERVA PARTICULAR REFÚGIO DOS ANJOS
A Reserva Particular Refúgio dos Anjos utilizará o artesanato para aproximar os alunos ao ecoturismo e preservação da Mata Atlântica. Unindo arte e ecologia, o objetivo será despertar a educação e consciência ambiental através de uma linha artesanal sustentável. Além disso, no stand serão realizadas atividades lúdicas de indução ao pensamento ecológico e a exibição de uma mostra fotográfica com o tema 'Homem como parte do todo'.
PROJETO RECICLANDO COM CRIATIVIDADE
- Oficina Reciclando com criatividade
O projeto irá realizar a oficina 'Reciclando com Criatividade', ressaltando a importância de preservação da natureza e com o objetivo de formar multiplicadores das informações adquiridas na atividade. Serão utilizados materiais como o rolo de papel higiênico em um polvo, placas de embalagens de maça em água viva, embalagens de ovos em tartaruga marinha, entre outros. Além de atividades com artes, elas desfrutam de recreação, leitura de livros infantis, divertem-se na brinquedoteca.
- Oficina arte com isopor e papel machê
Com foco socioambiental, a oficina irá utilizar materiais como isopor e papel machê para a execução das artes. A produção será feita com produtos reciclados, que tem por objetivo despertar um novo olhar para as crianças sobre as boas práticas ambientais e ao reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Além das oficinas e atividades, os participantes contarão com uma série de informações sobre o Cacau, através de banners informativos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), que explica sobre a biodiversidade e ocorrência do cacau na região, mudas de cacau e espécies da mata atlântica. Já o Instituto Floresta Viva, ressalta ainda mais as informações sobre a conservação e restauração da biodiversidade natural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário