28/11/2013

Dia do Samba (02) no Pelourinho abrirá calendário de festas populares da Bahia


O mês de dezembro é marcado pelos preparativos para a alta estação, com a abertura do calendário de festas populares da Bahia, que vem para agitar o Verão de moradores do estado e de turistas. E é com muito samba no pé que o Pelourinho entra nesta temporada. Na próxima segunda-feira, 02, o Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, promove no Centro Histórico a festa de comemoração ao Dia do Samba.

Festejado desde o ano de 1972, o 02 de dezembro foi escolhido como o Dia do Samba por ser a data em que Ary Barroso, autor do samba Na Baixa do Sapateiro, visitou a Bahia pela primeira vez. Apesar de nunca ter vindo ao estado antes, já havia escrito sobre aquela "Bahia que não me sai do pensamento", verso que desde então é cantado por gerações de sambistas.

A primeira homenagem ao Dia do Samba aconteceu no Centro Histórico, e hoje a data já se consolidou como uma das nossas maiores festas populares, tendo reunido mais de 10 mil pessoas no último ano. Neste ano, a festa começa à noite, e conta com oito apresentações artísticas, reunindo alguns dos principais nomes do samba baiano, em todos os largos do Pelourinho.

No palco montado no Largo do Pelourinho, a partir das 19h, os grupos Trivial e Negros de Fé mostram ao público o autêntico samba de raiz , com clássicos de várias gerações que todos sabem cantar e dançar junto.

O Largo Pedro Archanjo será das sambistas Carla Lis, representando a nova geração do samba baiano, e de Gal do Beco, a carioca que adotou Salvador como cidade do coração, e tem uma história bastante respeitada junto ao samba da Bahia. O grupo Anjo Bom abre a festa no Largo Tereza Batista, que mais tarde é comandado por Claudya Costa, com um repertório que retrata a diversidade e história brasileira através do samba. E o Largo Quincas Berro D'Água, sempre lembrado com carinho pelo status de "casa do samba" que tantas vezes já lhe foi atribuído, participa da festa com os shows do grupo Sangue Brasileiro, e do cantor de samba de raiz, Neto Balla, que em sua trajetória tem tido muita proximidade com este espaço.

A programação é inteiramente aberta ao público. Dezembro dá a largada a momentos de celebrar a nossa cultura popular com tradição e festejos. Ainda na próxima semana, no dia 04, acontece no Pelourinho a Festa de Santa Bárbara, que reunirá fieis em celebração desde cedo, e será marcado por uma extensa programação artística durante a tarde e a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário