29/11/2013

Natura apresenta projetos que receberão patrocínio do Natura Musical em 2014

Artistas em diversas fases da carreira, de revelações a ícones da música brasileira, projetos de formação, difusão e preservação do legado musical vão receber apoio para a gravação de discos, DVDs, realização de turnês, workshops e publicação de livro e acervo digital.

O Natura Musical, programa de valorização da música brasileira da Natura com oito anos de atuação, vai patrocinar no próximo ano 23 novos projetos de artistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Pará. As propostas foram escolhidas entre 3493 inscritas no edital nacional e editais regionais em Minas Gerais, Bahia e Pará. Por meio dos editais, são selecionados projetos de diferentes formatos para receber o apoio do programa em acordo com as Leis Rouanet e do Audiovisual, em nível nacional, e a Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará.

Com atuação multiplataforma, o programa patrocina CDs, DVDs, livros, shows, turnês, pesquisas, documentários, exposições, resgate de acervos e mantém uma plataforma digital (www.naturamusical.com.br) voltada para a difusão da música brasileira. Desde novembro, o portal oferece uma rádio com 24 horas de programação diária, produzida em parceria com a Rádio Eldorado, que hospeda a rádio Natura Musical no Território Eldorado.

Os projetos inscritos passaram por uma etapa de avaliação técnica, que julgou as propostas com base nos critérios do programa: adequação ao conceito do Natura Musical, potencial de visibilidade e de mobilização de público, democratização do acesso, relevância cultural, excelência, inovação, visibilidade e custo benefício. Para a seleção, em cada edital houve uma comissão de especialistas independente, formada por Pena Schmidt, que participou de todas as comissões, Hugo Sukman e Yuri Freiberger, no Edital Nacional; Terence Machado e Thiago Costa (DJ Thiagão), no Edital Minas Gerais, Gil Vicente Tavares e Márcio Meirelles, no Edital Bahia, Pio Lobato e Ná Figueiredo, no Edital Pará.

As propostas recomendadas pela comissão foram submetidas à análise e escolha final da Natura. Segundo Monica Gregori, diretora de Marcas e Marketing Corporativo da Natura, as escolhas do Natura Musical buscam uma síntese entre a representação da diversidade musical brasileira e excelência musical. “Buscamos dar voz a expressões de nossa cultura musical tradicional e contemporânea“, explica Monica. “Grande parte do nosso papel é contribuir para destacar projetos de relevância cultural e artística”, acrescenta.

Uma das vertentes do programa é o apoio a artistas emblemáticos e a projetos icônicos da música brasileira que em 2014 se traduz pela realização de turnê e gravação de DVD do espetáculo Cordas, Gonzaga e Afins, de Elba Ramalho (PB) acompanhada pelo grupo instrumental SaGrama, pelo sanfoneiro Marcelo Caldi e pelo quarteto de cordas Encore em homenagem a Luiz Gonzaga e outros compositores da música brasileira.

Outra artista de grande público e carreira consolidada entre os selecionados de 2013 é Fernanda Takai (MG), que vai gravar o quarto CD de sua carreira solo e realizar shows de lançamento. Mais um projeto que promete repercussão em 2014 é a gravação e lançamento de um novo álbum da Nação Zumbi (PE), após sete anos sem gravar um disco exclusivamente da banda com inéditas.

O Natura Musical contemplará também artistas cuja obra tem papel relevante na história da música brasileira a serem patrocinados pelo programa em 2014 são Monarco e a Velha Guarda da Portela, reunidos no projeto Passado de Glória (RJ) para a gravação de um CD e shows de lançamento; Gerônimo e Orquestra (BA) para a gravação de CD e shows de lançamento e Mestre Solano (PA), em turnê do disco recém-lançado pelo programa.

Despertando grande interesse do público e da crítica, o programa selecionou artistas com trabalhos promissores para o ano de 2014. Entre eles, o grupo 5 a Seco (SP), a banda instrumental Dibigode (MG), as cantoras Érika Machado (MG) e Manuela Rodrigues (BA), o compositor Zé Manoel (PE) e o duo de rock paraense Strobo 2.0 (PA). Entre as revelações estão também Felipe Cordeiro (PA) e Juliana Sinimbu (PA), que ano que vem realizam turnês de lançamento de seus novos álbuns – Se apaixone pela loucura do seu amor e Una, respectivamente. Outras grandes apostas do programa são o projeto Vinil é Arte (MG), que fará o lançamento de um vinil e quatro festas de divulgação, o duo Dois em Um (BA) e a cantora Karla da Silva (RJ), que foram contemplados com turnês pelo país e gravação de DVD.

Os projetos de documentação e preservação de legado a serem realizados em 2014 com o apoio do programa são a publicação do livro Lira Paulistana (SP); a digitalização do Acervo Batatinha (BA), gravação e lançamento do CD do bandolinista da Ilha de Marajó Adamor do Bandolim, Lágrimas da minha ilha (PA); a gravação e show de lançamento de CD com a tradição musical dos ambulantes Pregões – Melodia das Ruas (PA) e a nova etapa do projeto Mestres Navegantes Edição Pará (PA), com pesquisa e registro em CD da obra de mestres populares do estado. Difusão do conhecimento e formação musical também são o foco da Rumpilezzinho (BA), projeto de Letieres Leite dedicado à criação de material didático e workshops para jovens de Salvador e interior.

Projetos/artistas selecionados editais 2013

Os artistas selecionados realizarão shows em 18 cidades, entre capitais e interior: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Belém Curitiba, Recife, Brasília, Fortaleza, Abaetetuba (PA), Santo Amaro (BA), Vitória da Conquista (BA), Ilhéus (BA), Juiz de Fora (MG), Ipatinga (MG), Uberlândia (MG), e Outo Preto (MG).

EDITAL BAHIA

Gerônimo e Orquestra – O projeto contempla a gravação de DVD de Gerônimo com a Orquestra Afro Sinfônica do maestro Bira Marques e circulação por três cidades – Salvador, Santo Amaro e São Paulo. Gerônimo é uma entidade da música baiana. Tocou percussão no trio elétrico de Dodô e Osmar, e nos anos 80 teve grande reconhecimento quando sua música "É D'Oxum" foi incluída na trilha da minissérie "Tenda dos Milagres", da TV Globo. Seu maior sucesso foi em 1987, com a música "Eu Sou Negão", considerada um dos marcos iniciais da axé music. Na esteira da moda da lambada e do fricote, seu estilo com influências caribenhas foi exportado para a Europa. Há pelo menos dois anos, o músico vem se aproximando da Orquestra Afro Sinfônica, grupo formado pelo maestro Bira Marques.

Manuela Rodrigues – A cantora irá gravar seu 3º disco e realizar turnê de lançamento em São Paulo, Salvador e Belo Horizonte. A cantora e compositora vem chamando a atenção da crítica e tem tudo para levar suas melodias inusitadas a um público maior em 2014. É formada em canto lírico na UFBA e foi corista da Orquestra Sinfônica local. Foi estudar música em New Orleans, um dos principais redutos do jazz no mundo. Toda sua música é baseada neste universo de canto lírico, jazz e influência baiana.

Dois em um – O Dois em Um é um duo formado pelo compositor, músico e experiente produtor Luisão Pereira e a cantora e violoncelista Fernanda Monteiro. O primeiro disco lançado em 2009 foi recebido positivamente pela crítica e recentemente lançaram “Agora”, seu segundo álbum. O show desse álbum será registrado em DVD e uma websérie de dez episódios. O projeto também circula por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Luisão fundou a banda Cravo Negro nos anos 80 e nos 90 a banda Penélope, conseguindo sucesso considerável com as duas bandas. Produziu também discos e shows de artistas como Los Hermanos, Nação Zumbi e Mombojó. O som do Dois em Um remete a algo calmo e tranquilo, passando da bossa nova a ritmos do post rock.

Rumpilezzinho – O projeto consiste na sistematização da pesquisa do compositor e pesquisador Letieres Leite, aplicada à formação de jovens músicos e aprofundamento de público interessado em música. A pesquisa será transformada em livro e o projeto ainda contempla um curso de capacitação para jovens da região de Salvador, além de workshops em Vitória da Conquista, Ilhéus e Feira de Santana.

Acervo Batatinha – Batatinha pode ser considerado um dos precursores da música baiana. Nasceu em 1924 e já começou a tocar no fim dos anos 30. É considerado um dos maiores compositores do samba, ao lado de Nelson Cavaquinho, Wilson Baptista, Cartola e outros bambas. Músicas como “A Hora da Razão” foram gravadas por artistas que vão de Caetano Veloso a Timbalada. O projeto contempla o resgate, restauro e digitalização dos fonogramas do sambista e outros conteúdos sobre sua vida e trajetória, além da publicação de um songbook e da realização de shows em sua homenagem em duas cidades.

Natura Musical ultrapassa a marca de mil produtos culturais patrocinados

O Natura Musical, programa da Natura de apoio à música brasileira, completou oito anos em 2013, ocupando um papel singular no cenário de patrocínio cultural do país. Com mais de 200 projetos patrocinados, o programa apoiou, desde 2005, a realização de 924 shows, 77 CDs, 17 DVDs, 16 livros e 4 filmes e se converteu numa plataforma de renovação da música brasileira. Nos últimos anos, participou ativamente do lançamento e consolidação de alguns dos mais representativos nomes da nova geração, com a gravação de discos e patrocínio de artistas como Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Karina Buhr, Marcia Castro, Lurdez da Luz, Felipe Cordeiro, Luê, Marcela Bellas, Céu e Roberta Sá. Ao mesmo tempo, financia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Marisa Monte e Tom Zé, Gilberto Gil, Lenine, Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Beto Guedes e Lô Borges.

No campo do resgate e legado, já patrocinou projetos como a organização, recuperação e digitalização de acervos da pianista Chiquinha Gonzaga, do músico Ernesto Nazareth, de Gilberto Gil e de Dorival Caymmi e a produção dos documentários “A Música Segundo Tom Jobim” e “O Mistério do Samba”. O Natura Musical passou a ocupar também posição central na preservação e difusão da música de raiz (de vertente regional, folclórica ou de caráter histórico e antropológico) em projetos que valorizam a cultura regional como o Grupo Uirapuru, Mestres Navegantes, A Música das Cachoeiras, Jongos do Brasil, Mestres da Guitarrada, Projeto Pantanais e Pífanos do Congado.

Sua vitrine é o Festival Natura Musical, com shows gratuitos, em espaços públicos e line-up exclusivamente nacional. A terceira edição do evento levou este ano a Belo Horizonte artistas como Caetano Veloso, Paralamas do Sucesso, Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela, Lenine, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz para uma maratona de doze horas de shows de graça em duas praças da cidade, atingindo um público de 50 mil pessoas. Ainda no âmbito da difusão, o portal Natura Musical tem uma média de 35 mil visitantes e mais de 1.000 downloads por mês. Seus canais nas redes sociais atingem 1.227.770 seguidores.

A Natura optou pelo apoio à música por acreditar que essa manifestação artística reflete a razão de ser da empresa, o “Bem-Estar Bem”. O foco em música brasileira foi a decisão natural para reforçar a brasilidade da marca. A ideia surgiu num momento de profundas transformações da indústria fonográfica, fragilizada com o advento dos novos modelos de consumo e compartilhamento de música na internet. As gravadoras perderam recursos e deixaram de investir na produção de novos nomes para apostar apenas no consagrado e no popular de massa. Assim, o programa nasceu com o objetivo de estimular a cadeia da música em suas mais diferentes vertentes de produção e consumo, contribuindo para a viabilização de projetos de grande valor simbólico para a cultura e o público.

No portfólio de 2013 estão a turnê e gravação do CD dos 40 anos de carreira de Ney Matogrosso, o lançamento do DVD Travessia, registrando os 50 anos de carreira de Milton Nascimento, o lançamento do novo álbum de Arnaldo Antunes e a turnê e gravação de CD de novos nomes da música brasileira como Marcelo Jeneci, DJ Dolores, Felipe Cordeiro, Lia Sophia e turnês como as de Marcia Castro, Siba, Lurdez da Luz. Além disso, o programa apoia dez projetos da cena paraense, uma das mais efervescentes do momento, o lançamento de um álbum em tributo ao Pixinguinha (feita pelo bandolinista Hamilton de Holanda), o documentário Dominguinhos Volta e Meia e a biografia do sambista Wilson Baptista, entre outros projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário