A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
02/12/2013
Made in Bahia encerra edição 2013 com desfiles e muitas novidades para o Verão 2014
Fotos: Nildo Costa
Quem passou pela Made na sexta (29/11), sábado (30/11) e domingo (01/12) pôde conferir desfiles inéditos, que trouxeram muita criatividade, irreverência e estilo
As principais apostas para o Verão 2014 foram apresentadas na Made in Bahia, que aconteceu até a noite de ontem (01/12), no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, e homenageou os 100 anos do poeta, compositor e jornalista brasileiro Vinicius de Moraes. A 23ª edição da feira trouxe muitas novidades em mais de 220 estandes de confecções e acessórios, além do Salão de Presentes com opções de mimos originais para o Natal. Todos os dias, o público pôde ver na passarela looks elaborados por renomados estilistas, designers, fashionistas, blogueiros e alunos do curso de moda.
“A Made in Bahia já é um case de sucesso há anos! O evento novamente superou as expectativas de público e vendas”, comemorou a produtora da Made in Bahia, Vera Pontes. Nos últimos dias da feira, os desfiles diários mais uma vez movimentaram o evento.
Na sexta-feira (29/11) foi a vez das blogueiras de moda de Salvador mostrarem na passarela muita criatividade na elaboração de looks garimpados com produtos da feira. O tradicional desfile apresentou para o público as melhores peças encontradas na Made. As blogueiras responsáveis pelas criações foram Andréa Conceição (Blog Clube da Deinha), Camila Freiper (Blog Amiga Phyna), Fernanda Lacerda (Blog Minnivest), Gabriela Cruz (Blog Bazar do Jornal Correio), Gina Reis (Blog Varal da Moda), Isabela Nascimento (Blog Vitrine Virtual), Laylah Almeida (Blog da Lalaylah), Nathália Luna (Blog Tendência List), Siméia Santos (Blog Menina de Ouro) e Tuka Sampaio (Blog Capricha no Blush).
No sábado (30), quem abriu o desfile de minicoleções foi a estilista Úrsula Quaresma, dona da marca Adocica. Com uma coleção infantil inspirada no réveillon, Úrsula aproveitou a Made in Bahia para lançar a loja virtual da marca, hospedada no site www.euamoadocica.com.br. Também desfilaram seus looks na passarela da Made in Bahia, as estilistas Bela Amado & Giovana Vilas Boas, que tiveram a coleção inspirada na Tropicália com cores fortes e estampas de bichos; Levite Bahia, que levou muita cor e brilho em saias e vestidos longos; Rômulo Salomão que, com a coleção Canto de Ossanha, inovou levando à passarela folhas, como espadas de Ogum, utilizadas como adereços para homenagear o orixá Ossain; Lívia Queiroz, que também se inspirou na Tropicália para criar os looks de verão; e Angela Amado, que teve a moda praia como inspiração e utilizou tecidos de azulejo, muito brilho, estampas artesanais e o rosto de Carmem Miranda na composição das peças.
Um dos grandes destaques do desfile de sábado foi o uso do plástico filme como adereço para compor o look das modelos. Criador da inovação, o hair stylist Cláudio Rabelo explica a escolha do item diferenciado. “Criei esse look inspirado na estética londrina da década de 1990. A ideia é dar beleza e visibilidade àquilo que é utilizado em nosso cotidiano, mas que não é considerado bonito, que não é notado”, explicou Rabelo.
Para encerrar, no domingo (01/12) o público pôde assistir ao desfile das alunas da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), organizado pela estilista e mestra Carol Barreto. A produção de moda foi inspirada na cultura popular baiana, mas pensando na desconstrução dos estereótipos de todos os ícones de baianidade. As peças apresentaram técnicas populares de produções de tapetes, feitos com restos de malha e bordados, mesclados à pedraria e elementos do litoral como conchas e outras pedrinhas do fundo do mar. “A partir dessas inspirações elas traduziram a ideia, não só pela modelagem do produto, mas na escolha do material. O linho, algodão e elementos naturais são majoritários, juntos com estes elementos de estilo que respondem por essa cultura popular”, disse Carol Barreto.
Em seguida, o público conferiu o desfile das alunas do último semestre do curso de design de moda da Universidade Jorge Amado (Unijorge), sob a coordenação da consultora de moda Phaedra Brasil. “Eles fizeram produções com as peças vendidas na Made in Bahia e em cima do que eles perceberam que são as grandes tendências do verão. Apresentamos tudo dentro do que o mercado está realmente buscando”, falou Phaedra Brasil.
Seis dias de desfiles
A Made in Bahia começou na terça-feira (26/11) com o desfile exclusivo de peças inspiradas em grandes clássicos de Vinicius de Moraes como “Garota de Ipanema”, “Passar uma tarde em Itapuã”, “Morena Flor” e “Aquarela”, produzidas pelos estilistas Angela Amado, Bela Amado & Giovana Vilas Boas, Di Paula, Fagner Bispo, Guida Maria, Jeferson Bispo, Jhonas Pereira, Levite Bahia, Livia Queiroz, Luciana Jende, Luciene Leal, Madá Negrif, Mário Farias, Nea Santana, Úrsula Quaresma, Mário Farias e Rômulo Salomão. O evento teve como convidada especial a viúva do Poetinha, Gessy Gesse.
Na quarta-feira (27/11), jogos de estampas simétricas e assimétricas em preto e branco chapados, ou com bolinhas, marcaram a linha de moda praia desfilada pela Park Models e pela Up To Date para Luciene Leal sob o tema África Retrô.
A equipe do Caderno Bazar, do Jornal Correio, trouxe para a passarela 16 looks inspirados no boho, balneário, tropicalismo e animal print, com tecidos leves coloridos, na quinta-feira (28).
Made in Bahia
A feira trouxe 230 estandes - 200 da Made in Bahia, 20 do Salão de Presentes e 10 de alimentação -, com produtos de qualidade e preços acessíveis. Cerca de 40 mil pessoas circularam nos seis dias de evento - que é promovido, desde a primeira edição, pela produtora Vera Pontes. Além da Bahia – que representa 20% dos expositores -, revendedores de oito estados brasileiros comercializaram cerca de 300 mil peças, desde calçados e acessórios a roupas. São eles: Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pernambuco, Santa Catarina e Paraíba.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário