27/01/2014

Baiana é a única representante do Nordeste no Concurso Sobremesa Premiada Le Cordon Bleu


Fotos: Germano Estácio.

Lilian de Almeida é uma autentica baiana, nascida e criada no bairro do Bonfim, em pleno verão de 1981. Filha de todos os santos e mãe de uma linda e iluminada flor de Lis, essa mulher retada já mobilizou mais de cinco mil votos para a sua deliciosa receita de sobremesa: a TORTINHA COM CREME DE MANDIOCA E CALDA DE FRUTAS TROPICAIS.O Concurso Sobremesa Premiada Le Cordon Bleu é promovido pela rede de Restaurantes Madêro, e vai proporcionar ao ganhador uma bolsa no valor de U$ 55.000,00 para cursar a melhor escola de patissaria (especialista em doces) do mundo, a Le Cordon Bleu Austrália.


“Fui criada por minha avó, que cuidava de mim e de meus dois irmãos enquanto meus pais iam trabalhar. E foi com esse carinho de família que meu gosto pela culinária começou a se desenvolver. Fui me transformando numa mini feiticeira completamente apaixonada pela magia das panelas. De frente pro mar onde colhia mariscos, preparava junto com minha avó o almoço da família, sempre seguido de bolo ou pudim. Lembro bem de meu avô entregando o pacote com os ingredientes da sobremesa e eu preparando em cima de um banco por não ‘dar altura’ nos móveis da cozinha. Comecei a ficar fascinada pelo sorriso que brotava no rosto de quem comia o que eu preparava, e desde então, a cozinha se tornou o lugar mais interessante de toda casa que entro.”

Em 2004, Lilian começou sua jornada profissional como assistente de cozinha no Restaurante especializado em culinária vegana e vegetariana Apfel, na Alameda Santos, no bairro dos Jardins em São Paulo. Logo depois, trabalhou ao lado do grande Chef Fabio Castell, do Restaurante Bio Alternativa, também especializado na cozinha naturalista. De volta a Salvador em 2011, estudou cozinha regional e internacional pelo SENAC Bahia. Junto com da Chef, e amiga, Andréa Gama desenvolveu o cardápio do Restaurante Visca Sabor & Arte. Participou de grandes eventos como o lançamento da Coleção 2012 da Natura, e do Bahia Internacional Guide 2013. Executou o cardápio para o espetáculo teatral Parece Bolero, da atriz Paula Lice, concorrente ao prêmio Braskem 2013. Cozinhou em conventos, museus, eventos internacionais, e participou da execução gastronômica da exposição 100x100 Carybé ilustra Jorge Amado, que está percorrendo 10 cidades da Bahia. Trabalhos como estes deram a Lilian a oportunidade de estar ao lado de grandes chefs, como a paulista Bel Coelho e as grandes Tereza Paim e Katia Najara, dentre outros de mesma importância.

A receita de sobremesa TORTINHA COM CREME DE MANDIOCA E CALDA DE FRUTAS TROPICAIS é finalista com outras dez receitas de todo o país, e é a única representante do nordeste. Em segundo lugar, o lindo vídeo marca também o lançamento do webcanal Gourmet Express, no Youtube. O projeto realizado é uma parceria com a Draco Imagens e em dez dias de lançamento, já contabiliza 2.651 acessos.

“Quem experimenta minha comida, recebe o que há de melhor em mim”

Lilian Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário