A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
06/01/2014
OS MASCARADOS REALIZA COQUETEL PARA LANÇAR “I CONCURSO BAIANO DE MARCHINHAS – PRÊMIO MORAES MOREIRA”
O bloco Os Mascarados realiza coquetel de lançamento do I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira, nesta quarta-feira (08/01), a partir das 18h30, no Ciranda Café, na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho. O concurso abre a temporada do carnaval de 2014 do bloco, que tem apoio da Secretaria Estadual de Educação e da Rede Bahia.
INSCRIÇÕES
As inscrições estão abertas até o dia 19 janeiro de 2014 e os compositores interessados podem já se inscrever através do site www.ibahia.com.br.
SELEÇÃO
A primeira seleção será realizada logo após o encerramento das inscrições, através de uma equipe de curadores que vai classificar 10 marchinhas. As escolhidas serão conhecidas pelo público durante a apresentação no primeiro Ensaio do Bloco Os Mascarados, realizado no dia 06 de fevereiro, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. Já em clima total de Carnaval, a etapa final também terá como palco o ensaio de Os Mascarados, no dia 13 de fevereiro, no Clube Fantoches. Uma equipe de jurados vai eleger as vencedoras nas categorias “Livre” e “Estudantil”.
PROJETO
O I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira nasceu de um projeto de Júlia Salgado e Raína Biriba, realizado para a conclusão do curso de Produção Cultural da UFBA. Depois de muitos estudos e pesquisas, as jovens produtoras apresentaram esta iniciativa de resgatar as marchinhas carnavalescas, que logo foi incorporada pelo Bloco Os Mascarados.
O projeto resgata a música carnavalesca de salão, dos ranchos e blocos de fanfarras, valorizando seus compositores e interpretes nesta brincadeira popular e lúdica. A ideia é trazer de volta a tradição dos antigos Carnavais, que vem ganhando força com os blocos que desfilam na Barra, na quarta-feira de Carnaval.
A VOLTA DAS MARCHINHAS
Há 15 anos, Os Mascarados surgiam para conquistar não só a Bahia, mas todo o Brasil com a proposta de trazer de volta a fantasia para a folia numa brincadeira alegre e mágica do Carnaval. Ao promover o I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira, o bloco volta a inovar e reforça o conceito de resgatar as tradições carnavalescas. E o traço mais marcante dessa ocasião será esse resgate de criações musicais que darão um novo tom à festa mais popular do planeta.
As marchinhas marcaram época no carnaval brasileiros, entre os anos 20 e os anos 60. A primeira música, O Abre Alas, foi composta por Chiquinha Gonzaga, em 1899, mas o apogeu deste gênero musical foi na década de 50 com a explosão no rádio na voz dos cantores Emilinha Borba, Marlene, Elizete Cardoso, Lamartine Babo, Silvio Caldas e Carmem Miranda dentre outros.
AO MASCARADOS 15 ANOS
O bloco Os Mascarados prepara uma grande festa de debutantes no Carnaval 2015. Há 15 anos, o bloco convida todos os foliões a vestirem suas fantasias na quinta-feira da folia e se divertirem para valer no Circuito Barra-Ondina. A fantasia é o passaporte para quem quer entrar nesta brincadeira. Desde 1999, o bloco se destaca entre um mar de abadás no Circuito Dodô, resgatando a tradição das fantasias e alegorias dos antigos carnavais.
A coroa do bloco mais plural e alegórico da folia baiana já passou por cabeças famosas, como Licia Fabio, Maurício Magalhães, Isabel Filardis, Fabio Lago, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Zebrinha e Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis, entre outras. Além do Rei e da Rainha, o bloco prepara uma grande surpresa nos cantores convidados para acompanhar a Banda Mascarados neste desfile de aniversário de 15 anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário