26/02/2014

Olodum comemora 35 anos e faz homenagem a Gana


Grupo do Pelourinho terá verão inspirado no país da África subsaariana.

Em 2014 o Olodum completa 35 anos de história. Para celebrar este aniversário uma extensa programação. Ensaios do Bloco aos domingos, Terças do Olodum, Femadum e Carnaval são alguns dos momentos de festa do grupo que nasceu no Pelourinho. A mais bela combinação envolvendo cidadania, arte, cultura, dança e samba-reggae homenageia Gana, país da África subsaariana, através da importante história do povo de Ashanti.

Ao longo de toda trajetória, marcas importantes foram alcançadas, como os 25 anos da Terça do Olodum, um dos eventos mais cotados e esperados da capital baiana; 26 anos da gravação do LP Egito Madagascar, o primeiro disco do grupo e que é considerado o primeiro álbum de samba-reggae do mundo; 23 anos de inauguração da Casa do Olodum; 22 anos da maior tour de uma banda brasileira na Europa em 1992 e do Desfile do Bloco Olodum no Carnaval de Londres Nothing Hill Gate.

No decorrer dos 35 anos, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo, promovendo um trabalho social voltado para as camadas mais necessitadas da capital baiana, além de estimular o comprometimento cultural do povo baiano e de milhares de pessoas em diversos países.

Desde dezembro, começaram os ensaios do bloco Olodum, nos domingos, na Praça Tereza Batista, a percussão do grupo se encontra, junto com o balé para treinar e executar o que será apresentado no Carnaval do Olodum. Este é considerado um momento em que os fãs encontram uma demonstração da alegria e originalidade apresentado na festa momesca todos os anos.

Conhecida por baianos e turistas de vários países, a banda Olodum inicia a preparação para o Carnaval com um dos mais tradicionais ensaios de verão de Salvador, a Terça do Olodum que acontece na Praça Tereza Batista, no Pelourinho. No local, o público pode curtir em média de três horas de apresentações, o melhor do samba-reggae mundial, sempre com a participações de convidados especiais e renomados no universo musical brasileiro. Neste ano, a primeira edição do evento que aconteceu no dia 7 de janeiro teve com convidados como Pablo, Saulo e Daniela Mercury.



Em janeiro, o maior evento musical afro nacional organizado por uma entidade civil da Bahia, o Festival de Músicas e Artes Olodum 2014 será realizado nos dias 25 e 26, no Largo do Pelourinho. Com o objetivo de homenagear os novos estilos da música afro-brasileira, já contou com grandes nomes como Jimmy Cliff, Linton K. Johnson, Gal Costa, Sandra de Sá, Roberto Ribeiro, Luiz Melodia, Gilberto Gil, Lazzo, Margareth Menezes, Xangai, o ex-Embaixador de Angola Sr. Francisco Romão, o Ministro da Cultura Dr. Aluísio Pimenta, Pierre Verger, Caetano Veloso, o Ministro da Cultura Francisco Weffort, Mãe Estela do Terreiro Axé Opo Afonjá, o senador Abdias Nascimento e o presidente do SOS Racismo Sr. Harlem Desir da França.

Após promover um passeio pelas contradições e encontros do Brasil moderno, ponte imaginária entre o Semba e o Samba e as cidades escolas do carnaval, com o enredo Samba, futebol, alegria – As raízes do Brasil, em 2013, o Olodum traz esse ano como tema Ashanti – O Trono Dourado e a Rainha Yaa Asentweaa, que faz uma homenagem a Gana, através do povo da África subsaariana. Além de ressaltar as peculiaridades baianas e brasileiras, o Olodum já homenageou também outros países africanos e os novos meios de comunicação, com a temática Tambores, “Papirros e Twitte”’, em 2011, e em 2012 o grupo misturou assuntos como interatividade, tecnologia, cultura, música e arte, com o contexto Vale dos Reis – “As Sete Portas da Energia”.

O grupo étnico Ashanti tornou-se conhecido pelo comércio de ouro e a importância das mulheres. A história do povo é de lutas e conquistas. No passado (séculos XVII e XIX) uma grande parte do território da atual República de Gana fazia parte do império Ashanti (Costa do Ouro) e este foi um dos principais aglutinadores dessa Nação. O país de Gana se orgulha da história da Rainha Mãe Yaa Asantewaa, (1850 - 1921). Rainha guerreira que surpreendeu os britânicos com suas estratégias de batalha, para manter os símbolos dos Ashanti. O bloco Olodum, ao contar a historia dessa mulher traz para os dias atuais a temática mulher brasileira, que nas ultimas década tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade, fruto da luta árdua pela igualdade de direitos.

VERÃO OLODUM 2014/2013 – Música e Cultura Olodum

ENSAIOS DO BLOCO (DOMINGO)

Local: Praça Teresa Batista - Pelourinho

Ingresso: Promocional Meia entrada R$ 30,00

Contato Produção: (71) 3321-5010



TERÇAS DO OLODUM

Local: Praça Teresa Batista - Pelourinho

Ingresso: Promocional Meia entrada R$ 50,00

Contato Produção: (71) 3321-5010



FEMADUM – Festival de Música e Cultura Olodum

• 25 e 26 de Janeiro 2014

Horário 14h às 18h

Local: Largo do Pelourinho

Gratuito

CARNAVAL BLOCO AFRO OLODUM 2014

TEMA: Ashanti – O Trono Dourado e a Rainha Yaa Asantewaa



Circuito Batatinha



Dia: 28/02/2014

1º Desfile: Pelourinho - Tradicional

Concentração às 18h (Saída às 19h) Rua das Laranjeiras, 30

Dispersão: Largo do Pelourinho



Circuito Osmar

2º Desfile: Campo Grande

Concentração às 22h (Saída às *23h)

Dispersão: Praça Castro Alves



Circuito Dodô Barra/Ondina



Dia 02/03/14

Concentração às 14h (* Saída às 15h)

Dispersão: Ondina / Rua Ademar de Barros



Circuito Osmar /Campo Grande



Dia 04/03/14

Concentração às 17h (*Saída às 18h)

Dispersão: Praça Castro Alves





* Horário depende das autoridades e órgãos públicos organizador/disciplinador do Carnaval da Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário