Além de ocupar por todo mês de março os teatros de Salvador, com ingressos a preços populares, a segunda edição do Bahia em Cena – Festival Baiano de Teatro reuniu uma série de atividades formativas. Com uma programação diversificada onde constam oficinas, apresentações gratuitas e debates com os criadores desses espetáculos.
De acordo com Ana Paula Vasconcelos, sócia da Multi Planejamento Cultural e responsável pelas atividades formativas, cada grupo integrante do Festival Bahia em Cena trouxe uma proposta de compartilhamento seja da metodologia de criação das montagens teatrais, seja de mediação cultural.
Idealizado e realizado pela Multi Planejamento Cultural, o Bahia em Cena conta com o patrocínio da Chesf e GBarbosa, através do FazCultura e do Grupo TPC, Embasa e Grupo LM por meio da Lei Rouanet.
Para participar das atividades formativas do Bahia em Cena, os interessados deverão enviar email para o endereço: multi@multiplanejamento.com.br. Confira abaixo a programação completa:
Programação Atividades Formativas
A DONA DA HISTÓRIA
Bate papo ao final do espetáculo sobre o processo de criação: como os dois grupos se encontraram e de que maneira desenvolvemos este trabalho continuado.
Datas: 14, 21, e 28 de março, após as sessões com 30 minutos de duração
Local: Teatro ICBA
AMNÉSIS - UMA BUSCA INTENCIONAL PELA LEMBRANÇA
Oficina: O ator-criador e o seu processo inventivo na Construção Cênica.
Público Alvo: Atores; Diretores; Arte-Educadores; Interessados em Geral.
Quantidade de Público: 30 Pessoas
A Oficina busca conectar o ator consigo mesmo, seu tempo, sua relação com a cidade e o processo criativo. Investigando exercícios de Improvisação; Contação de Histórias; Fluência Verbal; Enriquecimento do Imaginário; Trabalho Corpóreo-Vocal.
Datas: 25 e 26 de março, das 8h às 12h
Local: Centro Cultural Plataforma.
DESTINATÁRIO DESCONHECIDO
Formação de platéia - Alunos do 2º Grau, Universidade de História, Direitos Humanos, ONGS;
Ao terminar a peça os adereços referentes ao espetáculo, assim como uma máquina fotográfica, estarão disponíveis para que as pessoas tirem fotos, expressando os seus sentimentos perante o que acabaram de assistir. A foto será postada no Instagram, Facebook e blog da peça.
Datas: Ações a serem realizadas ao longo da temporada.
Local: Teatro Vila Velha
DISSIDENTE
Mostra de Trabalho - Transposição Cênica do texto de Dissidente
""Dissidente"", texto de Michel Vinaver não tem pontuação, salvo os pontos de interrogação. As frases muitas vezes não se completam e são interrompidas por outras, que trazem assuntos distintos. A partir da leitura de cenas seguidas de apreciação do vídeo da cena correspondente, a equipe de criação de Dissidente discutirá com os participantes as opções cênicas que fizerem para levar o texto à cena, levando em conta o eixo principal do que foi escrito por Vinaver e o que interpretamos para a construção do espetáculo. Como preencher as lacunas que o texto propõe? Como as ações completam o entendimento da trama? Estas e outras questões serão discutidas, revelando um pouco do processo de trabalho da Cia Teatro da Casa na montagem desta peça tão minuciosa e cheia de silêncios, frases ditas e não ditas.
Além disso, pretendemos discutir os temas principais da peça: os conflitos entre pais e filhos, a desocupação de um adolescente frente aos estudos e ao mercado de trabalho; as drogas como uso e tráfico, uma mãe abandonada e desempregada tendo que sustentar um filho desocupado e cheio de conflitos; enfim, nuances do universo Vinaveriano."
Data: 30 de março, às 11h
Local: Espaço Cultural de Alagados
PARTISTE
A oficina ministrada por Jones Mota (mestrando em artes cênicas no PPGAC-UFBA) tem como objetivo transformar memórias familiares em matéria prima para construção do personagem. Exercícios, técnicas básicas, jogos dramáticos e jogos teatrais serão aplicados com o intuito de desvelar memórias longínquas dos participantes para então tornar fatos passados em ficção presente. A oficina é uma oportunidade para o ator aprender a utilizar na composição de personagens traços autobiográficos, tendo como base o processo de criação do espetáculo Partiste. Número de participantes: 20. Para atores iniciantes e interessados. Faixa etária: a partir de 18 anos.
Data: 22 e 23 de março, das 8h às 12h
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista
REMENDO REMENDÓ
Oficina "O jogo como princípio para criação dramatúrgica". Através de jogos coletivos e individuas, serão trabalhados princípios como: Concentração, Construção de presença cênica e do estado de jogo, Consciência corporal e linguagem física de ação. Introdução ao uso dos conceitos musicais como elementos de construção cênica: ritmo, andamento e dinâmica; Introdução aos princípios da criação sob uma perspectiva colaborativa: teatro de grupo no Brasil e na atualidade. Tipo de público: a partir de 14 anos / Quantidade: 20 pessoas (número máximo de participantes)
Data: 29 e 30 de março, das 8h às 12h
Local: Centro Cultural Plataforma.
SOLO ALMODÓVAR
Oficina de maquiagem para transformismo
Público: até 10 participantes que estejam dispostos a trabalhar em um nível de maquiagem mais avançado e na transformação de gênero.
Local: Camarim do Cine-teatro Solar Boa Vista
Proposta: Apresentação do ministrante, exposição de fotos e referências, preparação da pele, jogo de luz e sombra, linhas expressivas, o olhar, sessão de fotos e limpeza da pele.
Material necessário: os participantes devem levar a maquiagem base na cor da própria pele.
Ministrante: Luiz Santana
Data: 21 de março, das 08 às 12h
Local: Cine Teatro Solar Boa Vista (camarim)
Nenhum comentário:
Postar um comentário