A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
01/03/2014
BLOCO OS MASCARADOS ARRASTA VINTE MIL PESSOAS DA BARRA ATÉ ONDINA
Fotos: Silvonei Filho / Gb Souza.
O Carnaval dos 15 anos do bloco Os Mascarados foi o mais bonito e emocionante de sua história. Mais de 20 mil foliões aceitaram a proposta a proposta do bloco de entrar no mundo da fantasia, dançar, brincar e sonhar. Sob o comando da Banda Mascarados, Baby do Brasil e Pedro Baby, o público foi ao delírio e explodia de alegria no chão, nos camarotes, varandas e janelas, na noite de ontem (quinta-feira), em todo trajeto da Barra até Ondina.
A grande comemoração dos 15 anos do Os Mascarados começou no Farol da Barra. A promoter Licia Fabio, rainha de 2013, foi convidada para passar a faixa para Flora Gil e Paulo Borges, coroados sob os aplausos dos foliões. Após a cerimônia, a Banda Mascarados transformou o largo do Farol em um grande salão de baile de debutante, com todos dançando a valsa dos 15 anos. O saxofonista e diretor musical da banda, Luciano Silva, fez um pout-pourri com hits do axé, entre eles We are Carnaval e Chame gente, cantada pelo vocalista Maurício Silveira.
Vário convidados seguiram com Os Mascarados no trio elétrico. Acompanhada de Gilberto Gil, netos e amigos, ela não escondia de ter sido escolhida a rainha do bloco. “Sou uma soteropaulista. Nunca sai nos Mascarados, mas sou uma fã do bloco. E sei que 15 anos do bloco é muito especial, pois o Camarote Expresso 2222 estamos juntos fazendo história”, disse. O rei Paulo Borges contou que é fã de carteirinha do bloco. “Fiquei muito feliz com o convite e aceitei na hora, pois sou um folião dos Mascarados totalmente participativo”.
Sem cordas, a fantasia é o passaporte para quem se divertiu na paz e com muita alegria no Os Mascarados. Desde 1999, o bloco vem resgatando a tradição das fantasias e alegorias dos antigos carnavais. Na quinta-feira, milhares de personagens invadiram a avenida, entre eles, mascarados, piratas, enfermeiras, padres, super-heróis, freiras, gladiadores, nega maluca, guerreiros, príncipes, princesas, caricatas, bruxas, fadas, arlequins e pierrôs, entre outros.
Baby do Brasil e Pedro Baby foram os convidados para se unirem a Banda Mascarados no comando da festa de 15 anos do bloco. Na história do Os Mascarados, vários cantores também dividiram os vocais com a Banda Mascarados, entre eles, Gaby Amarantos, Maria Gadu, Magary Lord, Preta Gil, Márcia Freire, Márcia Castro, Margareth Menezes, Edson Cordeiro, Sandra de Sá, Elba Ramalho e Lenine. Dirigida por Luciano Silva, a banda se destaca com seus instrumentos tradicionais que marcam a sua sonoridade, como o naipe de sopro, que caracteriza os carnavais antigos.
O bloco Os Mascarados nasceu, em 1999, do apelo popular e também através de um convite da Prefeitura Municipal do Salvador para comemorar o aniversário de 450 anos da cidade. A ideia era apresentar uma proposta diferente, que resgatasse as alegorias do antigos carnavais. Já na primeira edição, o desfile do Os Mascarados foi um grande sucesso, e há 15 anos vem conquistando cada vez mais foliões.
Nos primeiros anos o acesso ao bloco era pago e uma pulseira era usada para viabilizar a identificação dos associados. Mas com a força de Os Descarados, como passou a ser chamada a pipoca que seguia o desfile, que foi crescendo a cada ano e se transformou num arrastão gigantesco, a produção aboliu a cobrança de convites aos participantes. Com isso, Salvador ganhou o bloco organizado mais eclético e democrático de seu Carnaval.
A partir de 2009, Os Mascarados continuou a desfiar no Circuito Dodô com toda sua infraestrutura de segurança e cordas, sendo a fantasia a única obrigatoriedade para a diversão. Lá você é amigo do rei ou o próprio rei ou rainha, pode ser um super – herói ou vilão, político ou simplesmente uma enfermeira, médico, bombeiro... Seja o que você quiser!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário