24/04/2014

Prêmio Braskem de Teatro reconhece os melhores das artes cênicas na Bahia em 2013


Fotos: Vaner Casaes / Agência BAPress

Longa Jornada Noite Adentro e Barrinho conquistaram os troféus nas categorias de Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil, respectivamente.


Longa Jornada Noite Adentro e Barrinho foram os grandes vencedores nas categorias Espetáculo Adulto e Espetáculo Infanto-Juvenil, respectivamente, na 21ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, a mais importante premiação das artes cênicas baiana, que aconteceu nesta quarta-feira (23), no Teatro Castro Alves, em Salvador. Harildo Deda foi o vencedor do troféu na categoria Direção por Longa Jornada Noite Adentro, enquanto Ângelo Flávio recebeu a estatueta pelo texto de Casulo. O troféu da categoria Ator ficou com Cláudio Machado, por sua atuação na peça Destinatário Desconhecido, e Joana Schnitman consagrou-se como melhor Atriz por Longa Jornada Noite Adentro. Os vencedores das categorias Espetáculo Adulto e Infanto-Juvenil receberam R$ 30 mil, enquanto os contemplados nas outras seis categorias receberam R$ 5 mil cada.


Foram avaliados 46 espetáculos que estiveram em cartaz em Salvador, no período de 15 de abril a 15 de dezembro de 2013. A indicação e a escolha dos vencedores desta 21ª edição do Prêmio Braskem de Teatro foi feita pela comissão julgadora composta pelo ator, diretor teatral, pianista e presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversões do Estado da Bahia, Fernando Marinho; pela atriz, diretora teatral e escritora, Adelice Souza; pela escritora e professora doutora de literatura dramática da Escola de Teatro da Ufba, Cássia Lopes; pelo ator e professor da Escola de Teatro da Ufba, Carlos Nascimento; e pela atriz, diretora teatral e professora doutora da Escola de Teatro da Ufba, Hebe Alves.


A cerimônia de premiação, cujo tema central foi O público em cena, teve direção artística de Paulo Dourado e apresentação da cantora e atriz Margareth Menezes e do ator Jackson Costa. No foyer, os convidados da noite passaram pelo tapete azul, feito em plástico verde fabricado com Etanol da cana-de-açúcar, matéria prima 100% renovável. O grande homenageado da noite foi ator e diretor Lázaro Ramos, que se emocionou ao receber o prêmio especial pelo conjunto de sua obra. “Sempre quis ganhar o Braskem” afirmou o ator baiano que estava acompanhado de sua família. Segunde ele este prêmio tem um significado todo especial, já que ele se define como um ator de teatro baiano. O evento homenageou, ainda, os 50 anos de existência do Teatro Vila Velha, fundado em 1964 e celeiro de talentos da cena teatral baiana, e os 450 anos de nascimento do escritor inglês William Shakespeare (1564 - 1616), um dos mais importantes dramaturgos da história, que nasceu e morreu no dia 23 de abril.


A direção musical do evento ficou a cargo do cantor e compositor Gerônimo, já a iluminação foi assinada por Irma Vidal. O VJ Gabiru comandou as projeções de vídeo mapping que compuseram a cenografia e dava um show a parte, apresentando os indicados de cada categoria e os números musicais. O espetáculo foi transmitido ao vivo pelo portal da TVE na Internet. Os melhores momentos da festa serão exibidos no próximo sábado, dia 26, às 16h, pela emissora.

Sobre o PBT

O Prêmio Braskem de Teatro (PBT), que é coordenado pela Caderno 2 Produções Artísticas, é um evento tradicional já consolidado no cenário cultural da Bahia e tem o objetivo de valorizar, reconhecer e premiar a produção teatral do estado, abrindo espaço para o surgimento de novos talentos. A premiação surgiu há 21 anos como parte da Política de Responsabilidade Social da Braskem, que define como foco de sua atuação a inclusão social, a educação ambiental e promoção cultural com a finalidade de estabelecer as bases da consciência cidadã e estimular o crescimento sustentável. A partir desta quinta-feira, dia 24, o regulamento da premiação de 2014 estará disponível na fan page do Prêmio Braskem de Teatro, no Facebook.

CONFIRA OS VENCEDORES DO 21º PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO:

Prêmio Braskem de Teatro 2013

ESPETÁCULO ADULTO

§ Longa Jornada Noite Adentro



INFANTO JUVENIL

§ Barrinho



TEXTO

§ Ângelo Flávio, por Casulo



DIRETOR

· Harildo Deda, por Longa Jornada Noite Adentro



ATOR

§ Cláudio Machado, por Destinatário Desconhecido



ATRIZ

§ Joana Schnitman, por Longa Jornada Noite Adentro



REVELAÇÃO

§ Amaurih Oliveira, pelo trabalho de ator em Éramos Gays



CATEGORIA ESPECIAL

§ Eduardo Tudella, pela iluminação e cenografia de Longa Jornada Noite Adentro

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário