23/04/2014

SecultBA leva grupos baianos para festival de música em Nova Orleans


Foto: Divulgação

Baiana System, Os Negões e Ginga Mundo farão parte da grade do festival americano, que vai de 25 de abril a 04 de maio.

A parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) com o Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores levará, novamente, o estado para mais uma edição do New Orleans Jazz & Heritage Festival. Com a proposta de intercâmbio cultural entre Nova Orleans e Salvador, o Jazz Fest, como é apelidado, contará em sua grade com os grupos Baiana System, Os Negões e o Grupo de Capoeira Ginga Mundo. Este ano o Festival homenageia o Brasil e, além das apresentações nos palcos, serão realizadas performances na Casa do Brasil, pavilhão que servirá de posto de representação da cultura do país, bem como local de encontros, oficinas, aulas-demostração de culinária baiana e bate papos com o público.

O Jazz Fest é um dos maiores eventos de música dos Estados Unidos com dois fins de semana de festa de 25 de abril a 04 de maio; mais de 10 palcos; e 400 atrações entre grupos locais, nacionais e internacionais. ?O festival reúne anualmente cerca de 700 mil pessoas e representa uma oportunidade única de promoção da cultura baiana?, explica Monique Badaró, assessora de Relações Internacionais da SecultBA. Ela será a representante da secretaria no evento na Casa do Brasil, ao lado dos grupos.

A parceria entre a SecultBA e o Jazz Fest tem o apoio também do Senac e visa a aproximação e o estabelecimento de laços entre os estados. Na última edição, o Festival recebeu o cantor Magary Lord e o grupo afro Malê Debalê e, neste ano, recebe três grupos com gêneros variados para representar a diversidade musical presente na Bahia. Com a participação no evento, onde estarão críticos de música e jornalistas, a Bahia terá visibilidade garantida.

Na abertura do festival (25), o Baiana System se apresenta no palco Congo Square Stage, onde faz uma segunda apresentação no segundo (26) dia da festa e por último se apresenta numa roda de discussão na Casa do Brasil. O Ginga Mundo também faz apresentações no Congo Square Stage e na Casa do Brasil, além dos palcos Jazz & Heritage Stage e Sheraton New Orleans Fais Do-do Stage. Os Negões se apresentam no segundo fim de semana com shows no Congo Square Stage, Casa do Brasil e Jazz & Heritage Stage.

Em sua 45ª edição, o Jazz Fest será realizado no hipódromo da cidade e nos sete dias de festa contará com a participação de artistas renomados como Robin Thicke, Bruce Springsteen e Christina Aguilera. No entanto, o festival não contempla apenas a linguagem musical: aborda também a gastronomia e cultura popular dos Estados Unidos e do país homenageado. Dessa forma, o evento se consagra como uma importante plataforma para a inserção do cenário musical e cultural da Bahia no mercado americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário