29/05/2014

ENTRE cruza artes cênicas, moda, artes visuais no Café-Teatro Rubi


Fotos: Vincente Queiroz.

Música e performance fazem parte do quarto capítulo do projeto multiliguagem, que acontece domingo (1º de junho), às 17h.

Um novo capítulo dá continuidade ao projeto ENTRE, um instigante encontro de artistas de diferentes linguagens, que geram performaces unindo artes cênicas, moda e artes visuais. Nesta quarta etapa do projeto, a atriz Lia Lordelo e o desinger Vicente Queiroz são os artistas convidados, que, a partir da obra criada pelo estilista Alexandre Guimarães – também mentor e coordenador do Entre -, vão desenvolver resultados cênicos (no palco) e em arte gráfica. O encontro acontece domingo, às 17h, no Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel.


O capítulo quatro do ENTRE traz uma novidade em termos de linguagem incorporada ao projeto: a música. Inspirada pela vestimenta criada por Alexandre, a atriz Lia Lordelo resolveu “vestir-se de diva” e daí surgiu a vontade de cantar. Acompanhada dos músicos Maurício Pedrão (bateria) e Lívia Nery (programação, teclado, arranjos e voz), e com concepção musical de Ronei Jorge, Lia leva para o palco o repertório do disco Índia, lançado por Gal Costa em 1973.


Segundo Lia, a imagem da diva foi algo que surgiu muito fortemente quando ela começou a manipular a roupa criada para esta etapa do projeto. Daí, escolheu Gal, uma das maiores divas da música brasileira. “Não sou uma cantora, sou atriz. Uma atriz que vai performar uma cantora”, esclarece ela, que interpretará o repertório do álbum na sequência original, mas com novos arranjos.

A ideia de refinamento e glamour também levaram a optar pelo Café-Teatro Rubi como local ideal da performance, diferentemente dos três capítulos anteriores, que aconteceram, respectivamente, no multiespaço Lalá, Dique do Tororó e Praia da Boca do Rio. “Já é da natureza do ENTRE fazer uma espécie de mapeamento de pontos da cidade e como eles podem se acoplar ou contribuir para o conceito com o qual cada capítulo trabalha. Pensamos no Café-Teatro Rubi porque ele sugere um ambiente ao mesmo tempo de sofisticação e descontração, como esta peformance sugere”, contextualiza Alexandre Guimarães.

Ele utiliza o conceito de wearable art (objetos de arte para vestir) como eixo conceitual ENTRE, que, além das vestimentas e performances, promove também a realização posterior de novas obras de arte, a partir das ações performativas e em suportes diversos: fotos, vídeos e artes gráficas, além do registro e making of dos capítulos.

Tudo isso e mais os artistas envolvidos estão no site do projeto, www.projetoentre.com.br, uma espécie de catálogo online, que vai se realizando à medida em que as etapas são cumpridas. “Este é de fato um projeto de encontro, que funciona a partir da provocação da vestimenta, mas que se desdobra em várias direções, gerando imagens fortes e reflexão sobre questões da contemporaneidade”, conceitua o estilista.

O que: ENTRE – Capítulo Quatro

Onde: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel

Quando: domingo, 1º/06, às 17h


Entrada: este capítulo do ENTRE integra a campanha Quanto Vale o Seu Ingresso, na qual o público decide quando pagar pela apresentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário