29/05/2014

Expo de Moda 2014 abre com desfile inédito inspirado em looks para torcer pelo Brasil


Fotos: Nildo Costa

O evento, que abriu nesta terça-feira (28), levou para a passarela produções de 16 estilistas baianos, além de um desfile em homenagem a Di Paula com a ex miss Bahia Bruna Diniz

“A Moda da Torcida”. Foi com esse mote que 16 estilistas subiram à passarela na noite de ontem (27), durante o desfile de abertura da 23ª Expo de Moda, e apresentaram looks exclusivos inspirados em quem quer torcer pelo Brasil com muito estilo e criatividade! Camisas estilizadas, estampas feitas à mão com ícones da cultura brasileira, como Carmem Miranda, bandeiras, turbantes, muitos acessórios e, o mais importante, as cores verde, amarelo, azul e branco. Entre os criadores estavam Fagner Bispo (responsável também pela cenografia), Nea Santana, Cleuza Francisca, Angela Amado, Levite Bahia, Jonas Pereira, Bela Amado, Luciene Leal, Adenilse Romana, Luciana Jende, Luis Claudio Vasconcelos, Brenda Wicks, Livia Chaves (com sua coleção Plus Size, que levou a cantora Nara Costa para desfilar), Jeferson Bispo, Rômulo Salomão e Guida Maria. Inovação e emoção também não faltaram, principalmente no desfile final protagonizado pelo estilista Fabio Sande, que fez uma homenagem ao estilista Di Paula, falecido em fevereiro deste ano. Sande levou para a passarela, no corpo da ex Miss Bahia Bruna Diniz, um belíssimo vestido de plumas e paetês branco, bem ao estilo do amigo homenageado. Na plateia, estavam o filho de coração de Di Paula, Ademir, e sua esposa Selma Santana, além de sua costureira e grande amiga Lusiana Moura.


“Não poderia jamais deixar de prestar essa homenagem a quem tanto colaborou e participou, desde 1991, dos desfiles da Expo de Moda e Made in Bahia. Se ele estivesse vivo certamente estaria aqui hoje. A memória, a lembrança e a saudade de Di Paula serão eternas”, afirmou emocionada a idealizadora da feira e produtora de moda, Vera Pontes. Antes de abrir os desfiles, Vera apresentou um vídeo com os melhores momentos das participações do estilista nas feiras e emocionou o público.

A Expo de Moda acontece no Pavilhão de Feiras da Bahia, no Centro de Convenções, até domingo (01), com horário de funcionamento de terça a sábado, das 15h às 22h, e no domingo, das 14h às 21h. Os ingressos custam R$ 8. A feira fast fashion traz, além dos mais de 150 estandes de confecções, calçados e acessórios com as últimas tendências para o Outono/Inverno 2014, uma programação especial de desfiles diários, sempre às 19h, na Praça Central, além de concurso de top model, exposições e bazar.

Programação Desfiles

HOJE (28), a Expo trará, de forma inédita em suas feiras, o desfile exclusivo da grife Carmen Steffens, voltado para a moda feminina. Na quinta (29), será a vez do desfile da moda masculina da grife, a Raphael Steffens. Nos dois dias serão apresentados sapatos, bolsas e acessórios com design sofisticado, desenvolvidos de acordo com as últimas tendências de moda nacional e internacional, feitos com couro diferenciado de alta qualidade e confortáveis. As marcas estarão com estande na feira para comercialização das peças.

Na sexta, dia 30, oito estilistas levarão para a passarela as suas Minicoleções, com produções próprias de Luciene Leal, Levite Bahia, Rômulo Salomão, Bela Amado, Angela Amado, Cleuza Francisca, Brenda Wicks e Livia Chaves (Moda Plus Size). Cada um irá apresentar cinco criações.

No sábado, dia 31, o tradicional Desfile das Fashionistas contará com a participação de jornalistas e blogueiras que entendem tudo de moda e vão colocar na passarela toda sua expertise ao elaborarem produções com peças garimpadas na feira. Ao final do desfile, todas as fashionistas subirão na passarela ao lado de suas criações. São elas: Andréa Conceição (it Guel), Andréa Dórea (Meninas no Salto), Aninha Varjão (Saia Plissada), Camila Freiper (Amiga Phyna), Fernanda Lacerda (Blog Minnivest), Gabriela Cruz (Bazar – Jornal Correio), Isabela Nascimento (Vitrine Virtual), Laylah Almeida (Blog Lalaylah), Nathália Luna (Tendencia List), Siméia Santos (Menina de Ouro), Taiane Nunes (Missy Luxury) e Tuka Sampaio (Blog Capricha no Blush).

Os desfiles acontecerão na passarela montada na Praça Central, sempre às 19h. A cenografia do espaço ficará por conta do designer Fagner Bispo, que utilizará sua estética que é bem peculiar, trazendo elementos do futebol com referências à Copa do Mundo.

Concurso de Top Model

No domingo, 1º de junho, para encerrar com chave de ouro a programação, a Expo de Moda será palco da grande final do concurso de Top Model “Up to Date”, às 17h, na passarela de desfiles. A seleção dos modelos aconteceu ontem (27), às 15h, durante a Expo. Foram selecionados cerca de 60 meninas, a partir dos 13 anos, e 30 rapazes, a partir de 15 anos.

O grande vencedor do concurso receberá como premiação um contrato com a Agência Up to Date Models, um book fotográfico, participação em cursos de modelo na Park Model, além de participação em desfiles da Made in Bahia 2014, que acontecerá em novembro. O concurso tem coordenação da produtora de moda Ludmila Olicar, que iniciou os trabalhos com a agência Up to Date em Teresina, em 1990. De lá até 2010, representou duas grandes agências internacionais, a Elite e a FORD Models, expandindo seu trabalho em Fortaleza, São Paulo, São Luís e Rio de Janeiro, bem como internacionalmente, através de seu casting.

Homenagem a Di Paula

O estilista baiano Di Paula, que por tantos anos participou dos desfiles das feiras Expo de Moda e Made in Bahia, marcando época na moda e na cultura baiana, está sendo homenageado pela idealizadora da feira, Vera Pontes. Além do vídeo no desfile de abertura ontem (27), tem ainda uma exposição, na Praça Central, com as suas mais belas criações em vestidos de noivas e festas. Foi disponibilizado também para a familia um espaço para um Bazar de Roupas de Noivas e Festas, onde são comercializadas criações do acervo do estilista.

Di Paula começou a atuar na moda baiana no final da década de 1970 e se destacou com figurinos de concursos de miss e fantasias de luxo para os bailes carnavalescos. Durante muitos anos, assinou coluna em jornal impresso e comandou programa de televisão.

Espaço dos Criadores

Quem quiser adquirir peças e criações de alguns estilistas que participam da feira poderá encontrá-las no Espaço dos Criadores. O público irá encontrar as blusas sublimadas de Ângela Amado, mais a moda artesanal de Levite Bahia. Também poderão ser adquiridas as criações exclusivas de pintura em tecido da artista Cleusa Francisca. Nea Santana investe nos acessórios e Bela Amado aproveita o espaço para divulgar sua marca, a “Justine et Cloud”. Além de peças exclusivas de Luciene Leal, Luciana Jende, Brenda Wicks e Raquel Molinari. Assim, quem gostar das novidades basta visitar os estandes e levá-las para casa.

Exposição de Minivitrines - SENAC

Estudantes do curso de Vitrinismo do SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial estão com uma exposição de Minivitrines, que fica aberta para visitação do público durante o período da feira. O espaço é coordenado pela professora do curso, Tatiana Dourado.

Sobre a Expo de Moda 2014

Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, além do que pode ser visto nas passarelas, a Expo de Moda é vitrine para inúmeras oportunidades de compra dos mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Minas Gerais e Bahia. Assim, a feira reúne, em uma área de 10 mil metros quadrados, produtos com qualidade e estilo para todos os gostos, sem estourar o orçamento.

Serviço



Expo de Moda 2014

Quando: De 27 de maio a 01 de junho (de terça a domingo)

Onde: Pavilhão de Feiras da Bahia - Centro de Convenções/ Salvador-Bahia

Horário: 3ª a sábado, das 15h às 22h, e domingo, das 14h às 21h

Ingressos: R$ 8,00 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário