29/05/2014

EXPOSIÇÃO “CÍRCULOS FLORESTAIS”, DE SIMONE BICHARA, ESTÁ EM CARTAZ NO FOYER DO SESC CASA DO COMÉRCIO


A exposição “Círculos Florestais”, da artista plástica Simone Bichara, natural do Acre, permanece em cartaz até o dia 30 de junho, no foyer térreo do Teatro Sesc Casa do Comércio. A mostra traz elementos da natureza no universo amazônico e indígena, bem como os mundos africano e oriental, retratados em forma de mandalas.

A Floresta, com os seus cipós retorcidos e sagrados, suas raízes mais profundas que as digitais do tempo, seu cheiro de ambrósia e de verde lodo, sua terra escarlate de vida, e com o seu oxigênio tão puro e místico quanto à própria existência adentrou os Círculos Florestais de Simone Bichara e mais uma vez, vem colorir a íris dos olhos do público. Uma exposição completa de sons, odores, sabores e cores da Floresta...


SOBRE A ARTISTA

Natural de Rio Branco, Acre, a artista inicia sua produção artística na década de 1980, quando, a trabalho pela Comissão Pró-Índio/AC e FUNAI, convive constantemente com os índios, seringueiros e ribeirinhos da sua terra. Produzindo nesta época algo para si ainda desconhecido, imaginando pintar o sol como os índios viam, Simone rabiscava e matizava em papel, traços originais e circulares, nas aldeias e acampamentos dentro das matas amazônicas.

A partir do reconhecimento do significado e da simbologia da arte milenar das mandalas, Simone Bichara passou a produzir essas circunferências mágicas. Embora a origem das mandalas seja oriental, a artista, dona de uma brasilidade incontestável em obra e personalidade, cria uma nova conotação para os seus círculos, transformando-os em uma verdadeira e monumental obra de arte brasileira, amazônica, universal.

Realizando a sua primeira exposição em 1992, na Fundação Cidade da Paz, em Brasília/DF, como conclusão do curso de Formação Holística de Base, Simone Bichara consolida uma trajetória. Tem suas obras vendidas a apreciadores de arte nos Estados Unidos, Espanha, França e Uruguai. Expôs já em diversos estados brasileiros.

Simone Bichara tem formação em História, pela Universidade de Brasília, e atua ainda como terapeuta holística e produtora cultural.

Serviço:

O que: Exposição Círculos Florestais

Onde: Foyer do Teatro Sesc Casa do Comércio.

Quando: até 30 de Junho, de segunda a quinta, das 9h às 17h, e de sexta a domingo, das 14h às 21h

Informações: 71 9162 5590 (Simone Bichara) | 71 3273 8765 (Produção Teatro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário