A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
03/05/2014
“PRAIA DO FUTURO” CHEGA AOS CINEMAS EM 15 DE MAIO COM ELOGIOS DA CRÍTICA INTERNACIONAL
Quinto longa-metragem da carreira de Karim Aïnouz, o aguardado “Praia do Futuro”, que recebeu menções honrosas da crítica internacional, chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de maio. Primeiro filme nacional a entrar na mostra competitiva da Berlinale desde 2008 (com Tropa de Elite), a coprodução Brasil-Alemanha ganhou elogios da Variety e Screen International, algumas das mais prestigiosas publicações do segmento de cinema no mundo. Segundo Guy Lodge, da Variety, “o extraordinário longa-
metragem de Karim Aïnouz retrata a evolução de um relacionamento gay com vigor sonoro e visual”. Para o crítico Jonathan Romney, da Screen International, “[Praia do Futuro] é um filme elegante, com ênfase igual nos personagens e nas paisagens marítimas e urbanas que eles habitam”. Rodado em Fortaleza, Berlim e Hamburgo , “Praia do Futuro” traz no elenco Wagner Moura, Jesuíta Barbosa, revelação do cinema nacional, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio 2013, e Clemens Schick, reconhecido ator alemão por participações em filmes europeus e americanos.
A história gira em torno de Donato (Wagner Moura), um experiente salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ao fracassar pela primeira vez em um resgate, ele acaba conhecendo o alemão Konrad (Clemens Schick), amigo da vítima. Motivado pelas circunstâncias, Donato resolve recomeçar a sua vida em Berlim, deixando para trás a família. Anos mais tarde, Ayrton (Jesuíta Barbosa), o irmão mais novo, embarca para a Europa em busca daquele que considerava o seu herói.
“Trata-se de um filme sobre coragem, risco, viagem, aventura e liberdade. São personagens que não têm medo de largar tudo para começar a vida de novo. Querem pegar para si tudo o que o mundo tem a oferecer. São personagens destemidos, sem medo, velozes”, define o cearense Aïnouz, cujo sucesso em longas-metragens anteriores (Madame Satã; O Céu de Suely; Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e Abismo Prateado) o credenciaram como um dos diretores brasileiros de maior destaque nos principais festivais mundo afora, entre eles os de Cannes e Veneza. Praia do Futuro foi desenvolvido em parceria com a produtora paulista Coração da Selva, que depois de angariar o apoio de importantes investidores do mercado de cinema brasileiro, atraiu o interesse de um grupo de produtores e financiadores alemães, firmando a primeira coprodução oficial entre os dois países. Antes mesmo do anúncio do Festival de Berlim, a prestigiosa distribuidora The Match Factory apostou no potencial do filme no mercado estrangeiro e adquiriu os direitos de venda internacional. A distribuição nacional é da Califórnia Filmes.
TRAILER: http://youtu.be/UyFBAAiGCC8
SINOPSE
Donato trabalha como salva-vidas na Praia do Futuro, bairro da cidade de Fortaleza, no Ceará. O mar é sua segunda casa, a ponto de seu irmão menor, Ayrton, o chamar de “Aquaman”. Certo dia, ao mergulhar para socorrer dois banhistas surpreendidos pela correnteza, Donato resgata Konrad, um piloto alemão que faz um circuito de motocross pela América Latina com amigo Heiko, que desaparece no mar. Enquanto esperam que o corpo de Heiko venha à tona, Korand e Donato se aproximam e experimentam uma surpreendente atração física, que logo se transforma em paixão.
Quando Konrad volta para a Alemanha, Donato decide segui-lo e nunca mais volta. Longe da Praia do Futuro, deixando para trás a mãe e o irmão menor Ayrton, ele encontra em Berlim uma nova vida, e aos poucos vai desaparecendo da família e da Praia do Futuro. Oito anos depois, um jovem chega a Berlim e procura por Donato, pra saber se ele está vivo ou morto. É o pequeno Ayrton, agora com 18 anos, que, cheio de fúria, precisa entender por que seu irmão herói foi embora sem dizer uma palavra e nunca mais deu notícia.
www.facebook.com/praiadofuturo
KARIM AÏNOUZ
Com uma obra múltipla que transita entre as artes plásticas e o cinema, Karim Aïnouz estreou em longa-metragem com o aclamado Madame Satã, selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes de 2002. O filme, que revelou o ator Lázaro Ramos, participou de dezenas de festivais internacionais (incluindo Sundance, Toronto, Chicago e Havana) e foi distribuído em mais de 20 países. Desde então, Aïnouz já dirigiu outros quatro longas. O céu de Suely (2006) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009, codirigido com Marcelo Gomes) participaram da mostra Horizonte do Festival de Veneza, e Abismo prateado (2011), com Alessandra Negrini, foi selecionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Na televisão, realizou para o canal HBO a série em 13 capítulos Alice (2008), em parceria com Sérgio Machado. Praia do Futuro é seu quinto longa-metragem.
WAGNER MOURA
Um dos atores mais requisitados do país, Wagner Moura já atuou em mais de 20 filmes, incluindo os fenômenos de bilheteria Tropa de elite (2007, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim) e Tropa de elite 2 (2010, exibido hors concours em Berlim e visto por mais de 11 milhões de espectadores no Brasil), além das produções internacionais Elysium (2012), com Matt Damon e Alice Braga, e o ainda inédito Trash, de Stephen Daldry, rodado no Brasil. Com sólida carreira no teatro, trabalhou com diretores renomados como Aderbal Freire-Filho, Felipe Hirsch e João Falcão, entre outros. Na televisão, também participou de séries e novelas, entre elas Paraíso tropical, Carga Pesada, Sexo Frágil e JK,da TV Globo.
CLEMENS SCHICK
Formado pela Escola de Atores de Berlim em 1996, Clemens Schick já participou de mais de 20 montagens teatrais em seu país. Trabalhou com as principais companhias de Berlim, Hamburgo, Stuttgart e Hannover, além de ter realizado uma série de espetáculos solo em que é o criador. No cinema, participou de dezenas de produções alemãs, além de filmes internacionais como a aventura de James Bond Cassino Royale (2006) e o filme de guerra Enemy at the Gates, dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud e estrelado por Jude Law.
JESUÍTA BARBOSA
Revelação do cinema nacional, Jesuíta Barbosa recebeu o prêmio de melhor ator na Première Brasil do Festival do Rio de 2013 por sua atuação em Tatuagem, de Hilton Lacerda. Outros trabalhos incluem a minissérie para a TV GloboAmores Roubados, além dos ainda inéditos Trash, de Stephen Daldry, e Jonas e a baleia, de Lo Polliti.
CORAÇÃO DA SELVA
www.facebook.com/coracaodaselva
Baseada em São Paulo, a Coração da Selva tem dez anos de atuação em televisão e cinema brasileiro, além de experiências em coproduções internacionais com Espanha e Alemanha. Produziu os longas Contra Todos, Antônia, O Signo da Cidade, Quanto Dura o Amor? e Onde está a Felicidade?, todos com participação e premiações nos mais importantes festivais do mundo, como Berlim, Rotterdam, Toronto, Hong Kong, Roma, Havana, Londres, Los Angeles e Rio. Realizou para a TV Cultura um dos maiores projetos de produção independente já feitos para a televisão brasileira: o seriado “Pedro e Bianca”, finalista do Internacional Emmy Kids Awards. Entre os principais parceiros e coprodutores, estão a Fox, Warner Bros., Globo Filmes, TV Cultura e HBO. Em 2014, lança os inéditos Praia do Futuro e Amor em Sampa.
PATROCÍNIO E APOIO
Petrobras e Sabesp apresentam Praia do Futuro, filme produzido com investimento do BNDES, Fundo Setorial do Audiovisual, FINEP, BRDE, Deutscher Filmförderfonds, Medienboard Berlim-Brandenburg e Filmförderung Hamburg-Schleswig-Holstein, patrocínio de Eletrobrás/Chesf, Oi e Banco do Nordeste do Brasil e apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Programa de Fomento ao Cinema Paulista da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Ancine, Avianca e Oi Futuro.
FICHA TÉCNICA
Diretor: Karim Aïnouz
Produtores: Géorgia Costa Araújo e Hank Levine
Coprodutores: Fabian Gasmia, Henning Kamm e Christopher Zitterbart
Produtores Executivos: Luciano Patrick e Andro Steinborn
Roteiro: Felipe Bragança e Karim Aïnouz
Diretor de Fotografia: Ali Olcay Gözkaya
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Figurino: Camila Soares
Maquiagem: Milena Pfleiderer
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Preparação de Elenco: Fátima Toledo
Elenco: Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa
Produtora: Coração da Selva
Coprodutoras: Detailfilm, Hank Levine Film, Watchmen Productions e HBO Latin
America Originals
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário