17/06/2014

Afoxé Filhas de Gandhy prepara edição especial de tríduo a Santo Antonio


Fotos: Antonello Veneri

Com uma programação voltada para encontros com convidados especiais, mostra de vídeo, exposição fotográfica e oferecimento de iguarias da culinária afrobaiana, o Afoxé Filhas de Gandhy comemorará seus 35 anos de existência. O evento, que acontece entre os dias 19 a 21 de junho, na própria sede da associação, integra os festejos sincréticos do tríduo de Santo Antonio e do Orixá Ogum, padroeiros da entidade.


Através de uma roda de conversa com a diretora-fundadora e os alabês (ogãs de toques de diversos terreiros) e amigos, o público poderá saber um pouco mais sobre a memória e trajetória do Afoxé. Além dos alabês, também tocarão as percussionistas que já fazem parte da entidade.

"Será uma homenagem simbólica de gratidão pela grande contribuição nesses 35 Anos. No decorrer da trajetória do Afoxé, os alabês tocam os xirês dos encontros religiosos. Isso acontece na abertura do carnaval, nos festejos de Santo Antonio e no 2 de julho" esclarece Glicéria Vasconcelos, presidente da associação.

O Afoxé Filhas de Gandhy realiza desfiles carnavalescos, trabalhos socioculturais com mulheres, eventos de tradições religiosas de culto afro-brasileiro e é reconhecido enquanto Ponto de Cultura pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Seu legado foi deixado por Negão, criador e primeiro diretor-fundador do afoxé em 1979, que antes de morrer pediu para que Glicéria desse continuidade ao afoxé feminino.

Confira a programação:




19 de junho

19h- Recital poético

20h- Reza a Santo Antonio

21h- Saudação aos Orixás (alabês convidados)

22h- Confraternização – Iguarias da culinária afro-baiana




20 de junho

19h-Exposição digital de fotografias / homenagem às capoeiristas, baianas e mulheres percussionistas.

20h- Reza a Santo Antônio

21h- Saudação aos Orixás (alabês convidados)

22h- Confraternização - Iguarias da culinária afro-baiana




21 de junho

19h- Encontro da diretoria e convidados para roda de conversa em homenagem aos Alabês que contribuem para os festejos religiosos

20h- Reza a Santo Antônio

21h Reza com atabaques (alabês convidados)

22h- Xirê e Feijoada de Ogum



Serviço:



COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DO AFOXÉ FILHAS DE GANDHY E TRIDUO A SANTO ANTONIO E OGUM

Local: Sociedade Recreativa e Cultural Afoxé Filhas de Gandhy. Rua Gregório de Mattos, 51 (ao lado do Teatro Miguel Santana) Pelourinho.

Datas: 19 a 21 de junho (quinta a sábado)

Horário: A partir das 19h

Acesso: Gratuito

Contatos: (71) 9355-7477 / 8641-0577

afoxefilhasdegandhy@gmail.com



Mais informações: Facebook: Afoxé Filhas de Gandhy

Nenhum comentário:

Postar um comentário