12/06/2014

Exposição, missas e procissão marcam homenagens a Santo Antônio em Salvador

Exposição, missas e procissão marcam a semana de homenagens a Santo Antônio na capital baiana. A agenda festiva nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) conta com a mostra Dulce e Antônio: 100 anos de amor e cumplicidade, um resgate à tradição de decorar o altar do santo caridoso, mantida pela freira antes mesmo de entrar para a vida religiosa.

Realizada pelo Memorial Irmã Dulce (Largo de Roma), a exposição tem como conceito a simplicidade e o amor ao próximo e reúne materiais rústicos como a palha de coqueiro, folhagens e esteira trançada para mostrar a similaridade entre o Protetor dos Pobres e a Mãe dos Pobres. “É uma responsabilidade transpor para um olhar artístico a simplicidade e a devoção de Irmã Dulce a Santo Antônio e ainda assim, homenageá-los em dois grandes momentos: centenário de Irmã Dulce e dia de Santo Antônio”, observa a artista plástica Mônica Silva, responsável por adornar o altar. A exposição tem como ícone uma imagem do século 19 que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da beata. A mostra poderá ser apreciada até 9 de agosto, nos horários de visitação do Memorial: terça a domingo, das 10 às 17 horas.

Missas e procissão – No dia de Santo Antônio, 13 de junho, o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma) realiza três missas - às 8h30, 11h30 e 16h30, presididas por padres e frades capuchinhos. Após a última celebração, uma procissão promete embelezar as ruas do bairro de Roma, com a imagem do santo querido de Irmã Dulce.


Nenhum comentário:

Postar um comentário