30/07/2014

DJANIRA – pintora descalça

Exposição que celebra o centenário da artista plástica paulista fica aberta para visitação até setembro na Caixa Cultural Salvador.

Contando com um acervo composto por 37 obras, a exposição “Djanira - Pintora Descalça”, comemora o centenário da artista Djanira Motta e Silva, buscando resgatar o valor individual de suas obras e sua enorme importância no panorama da visualidade moderna no país. A exposição traz uma retrospectiva panorâmica do trabalho da artista, com obras criadas do início ao final de sua carreira, com a utilização de variadas técnicas. A mostra fica aberta para visitação de terça a domingo, das 9h às 18h, até o dia 28 de setembro, na Caixa Cultural Salvador. No dia 06 de agosto, às 11h, acontece o lançamento do catálogo, com a presença da curadora da exposição, Adrienne Firmo.

“É possível ter, através desta mostra, uma visão geral da obra da artista”, pontuou Adrienne durante a abertura realizada nesta terça, 29. Os presentes puderam acompanhar a curadora em um tour para apresentação das obras, onde Adrienne fez questão de ressaltar o autodidatismo de Djanira e a importância de sua obra para compreensão e reconhecimento da cultura popular brasileira. O público pode conferir importantes quadros da artista paulista, como “Festa Junina”, “Inconfidência”, “Independência”, “A Jovem Pescadora”, “Santana”, “A Fazenda”, “Trabalhadores da Cana”, entre outras.

Mais conhecida por seu primeiro nome, Djanira Motta e Silva (1914-1979) registrou em composições geometrizadas e ricamente coloridas, inúmeros aspectos da cultura nacional, seja pelo retrato do universo do trabalho e do trabalhador, das festas e brincadeiras populares ou pela diversidade e sincretismo religioso do País. A artista é a única brasileira a ter uma obra – “Santana de Pé” – exposta no Museu do Vaticano. Suas obras – marcadas por uma grande riqueza cromática, temas nacionais e uma inusitada mescla de figuração e geometrismos – escreveram Djanira na história da arte brasileira.

Serviço:

Exposição: “Djanira – Pintora Descalça”

Visitação: até 28 de setembro de 2014 (terça a domingo), das 9h às 18h

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)

Entrada franca

Informações: (71) 3421-4200

Classificação indicativa: livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário