30/07/2014

Xangai em Cantoria tem apresentação única na Casa do Comércio


Trovas e Cantigas de Elomar terão destaques no repertório do cantador.

Um dos maiores intérpretes da música popular brasileira, o cantador Xangai, faz o show Xangai em Cantoria de única apresentação no palco do Teatro Sesc, Casa do Comércio, no dia 31 de julho, às 20h. Trovas e cantigas nordestinas prometem encantar a plateia, que poderá se deleitar também com o flautista João Liberato e o violinista Ricardo Vieira, que acompanharão no palco o músico, compositor e violeiro Xangai. No repertório estão elencadas algumas das canções mais emblemáticas do compositor Elomar, além do melhor da música instrumental brasileira. Com sua voz penetrante e muito característica, Xangai interpreta também composições próprias e adaptações do folclore nordestino, em ritmo de Xote, Cocos e Toadas.

O show será composto por canções de gêneros diversos, desde clássicos do nordeste do Brasil, como Curvas do Rio, até ícones da música latino-americana, como El Carretero. Contudo, o domínio principal será das canções de Elomar, o mais destacado trovador brasileiro. Suas trovas e as cantigas trazem uma carga genética ibérica, por sua vez carregada historicamente de sonoridades árabes, que chegaram ao Brasil nos alaúdes portugueses no período da colonização. A terminologia peculiar que usa nas letras de suas cantigas provém do dialeto que ainda reina entre os vaqueiros das localidades mais recônditas do sertão do Brasil. Sendo Xangai um admirador e conhecedor da linguagem sertaneja utilizada por Elomar, a apresentação será permeada por importantes esclarecimentos a respeito das letras das canções.

SOBRE XANGAI

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, nasceu em Itapebi em 20 de março de 1948 e é um dos mais consagrados intérpretes da música popular brasileira, tendo uma carreira consolidada ao longo de décadas de atuação musical no Brasil e no exterior. Fez parcerias musicais antológicas com compositores como Geraldo Azevedo, Renato Teixeira, Elomar, Vital Farias e Juraildes da Cruz. No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, Acontecivento, com destaque para as músicas Asa Branca, Forró de Surubim e Esta Mata Serenou. Ao longo de sua trajetória gravou mais de 20 discos de grande importância para a música brasileira, dentre eles: Parceria Malunga (1980); Qué Que Tu Tem Canário (1981); Mutirão da Vida (1984); Cantoria 1 (1984) com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar; Cantoria 2 com Geraldo Azevedo, Vital Farias e Elomar (1985); Xangai canta (1986); Xangai, Lua Cheia-Lua Nova (1990); Dos Labutos (1991); Aguaterra, ao vivo com Renato Teixeira (1996); Cantoria de Festa (1997); Mutirão da Vida (1998); Um Abraço Pra Ti, Pequenina (1998); Brasileirança (2002); Nóis é Jeca Mais é Jóia, com Juraíldes da Cruz; Estampas Eucalol (2006).

João Liberato

Graduado no Curso de Instrumento (Flauta Transversal) e Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia. É Professor Efetivo do Curso de Música da Universidade Federal de Sergipe. Atuou ainda como Professor do Conservatório de Música do Estado de Sergipe e ocupou durante três anos o cargo de Primeiro Flautista da Orquestra Sinfônica do Estado de Sergipe. Recebeu diversas premiações em concursos e festivais, dentre elas: I Concurso Norte/Nordeste de Música de Câmara com o Prêmio; Melhor Intérprete de Música Brasileira; Primeiro Prêmio no Concurso Estadual Flauta no Barroco, promovido pela Associação Musical; Barroco na Bahia; finalista do I Concurso Nacional Nelson Freire para jovens; solistas da Orquestra Sinfônica Brasileira; finalista do I e II Concurso Jovens; Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia; indicado ao Troféu Caymmi 2004, como Instrumentista Revelação.

Ricardo Vieira

Violonista sete-cordas, compositor e produtor musical, começou os estudos musicais há 17 anos e durante o período atuou nos diversos setores da música, tais como acompanhamento de artistas locais (Amorosa, Gwendolyn Thompson, Lina Souza) e nacionais (Zé da Velha e Silvério Pontes, Mozart Mello). Além disso tem feito diversas participações em festivais de música, gravações, arranjos e produção musical. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos na área da música instrumental, em um projeto de parceria com o músico João Liberato, tendo a música brasileira como principal referência e objeto de trabalho e pesquisa. Além disto, trabalha para o desenvolvimento do Choro em Sergipe através da direção musical do Grupo Brasileiríssimo.

SERVIÇO

Show: Xangai em Cantoria

Onde: Teatro Sesc, Casa do Comércio

Quando: 31 de Julho de 2014

Horário: 20 horas

Lotação: 552 lugares

Ingresso: R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira)

Vendas de ingressos: Bilheteria do Teatro Sesc - (71) 3273-8543 / 8765

Horário de funcionamento da bilheteria:

Terça a quinta - Das 13h às 20h30

Sexta a domingo - Das 13h até o início do espetáculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário