28/07/2014

PercPan reuniu 25 atrações em três dias de evento


Foto: Marcos Hermes.

Festival aconteceu de 25 a 27 de julho na praça da Cruz Caída

A percussão de diversas partes do mundo se encontrou em Salvador neste final de semana na 20a edição do PercPan no seu retorno para a capital baiana, após quatro anos sendo realizado em algumas capitais do Brasil e no exterior. A primeira edição gratuita do evento reuniu 25 atrações nacionais e internacionais, com nomes como Mano Brown, Marcelo D2, Sayon Bamba, Márcio Victor e Margareth Menezes. Nos três dias de evento circularam pela praça da Cruz Caída cerca de 11 mil pessoas.

"Eu não conseguiria pensar numa maneira melhor de comemorar os 20 anos do PercPan. Nessas três noites de festa o público correspondeu e abraçou a proposta do festival interagindo com todas as atrações. Foi maravilhoso presentear os soteropolitanos com um evento gratuito, no coração da cidade, celebrando as raízes da cultura percussiva de todos os cantos do mundo," comemora a socióloga e diretora Elisabeth Cayres, criadora do PercPan.

O evento teve como curadores Alê Siqueira, Letieres Leite e José Miguel Winisk e teve três noites temáticas: Percussão – Voz, Corpo e Palavram Panorama Percussivo Feminino e Das Matrizes às Batidas Contemporâneas. "Para mim, o fato mais marcante foi o encontro entre os artistas, pois ficou claro o interesse no intercâmbio entre as culturas e ritmos. Mas não poderia deixar de destacar a aceitação do público, que recebeu muito bem trabalhos pouco conhecidos e bandas de renome, todos com igual respeito,” pontua o curador Letieres Leite

O PercPan é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e até Paris. O evento tem patrocínio da NET, Itau e BNDES.


Nenhum comentário:

Postar um comentário