29/07/2014

Targino Gondim participa da 25ª Festa da Saudade do Gonzagão


O evento reúne mais de vinte forrozeiros e grupos de forró de todo país.

Há 25 anos, mais precisamente no dia 02 de agosto de 1989, o principal representante da música nordestina brasileira pelo mundo, sofria uma parada cardiorrespiratória e deixava um país inteiro em lágrimas. A partir daí, Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Gonzagão e com o título de Rei do Baião, deixou verdadeiros discípulos que organizaram a Festa da Saudade do Gonzagão, realizada anualmente próximo a data da morte do forrozeiro.

Em 2014, a 25ª edição da Festa da Saudade do Gonzagão, que será realizada no dia 03 de agosto, a partir das 11 horas, no Parque Asa Branca, em Exú – Pernambuco, contará com um time de peso da música nordestina. Entre eles, um dos maiores representantes atuais dessa cultura pelo Brasil, o sanfoneiro Targino Gondim. Com cerca de 20 anos de carreira e dono de grandes sucessos do forró, como ‘Esperando na Janela’, ‘Forró pra todo lado’ e ‘Belo Sertão’ se junta a mais de vinte forrozeiros para saudar a obra de Luiz Gonzaga que influenciou a todos e tornou o gênero como um dos mais populares do país.

Além de Targino, estarão presentes nomes como Forrozeiros do Gonzagão, Os Cabras de Gonzaga, Zezinho do Exu, Tácyo Carvalho, Cosmo Sanfoneiro, Jorge do Acordeom, Flávio Baião, Maria Lafaete, Donizete Batista, Joaquinha Gonzaga e muitos outros que irão relembrar os sucessos compostos pelo eterno Rei do Baião.

Targino Gondim

Sanfoneiro, cantor e compositor lançou o seu primeiro CD, o ‘Baião Novo’, em 1996. Mas foi em 1999, que o Brasil conheceu o talento de Targino. Com o lançamento de ‘Esperando na Janela’, álbum homônimo à música que virou sucesso na voz de Gil, além da participação nas filmagens do longa-metragem brasileiro, “Eu, Tu, Eles”, a convite de Regina Casé e do diretor Andrucha Washington. O reconhecimento em todo país foi sacramentado dois anos depois, com o lançamento no mercado nacional do CD ‘Dance Forró Mais Eu’.

Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum ‘Toca Pra Nós Dois’. Feito semelhante aconteceu em 2006, com os lançamentos de ‘Forró pra todo lado’ e ‘Belo Sertão’. O CD/DVD, ‘Simplesmente assim’, veio em 2009, mesmo ano em que foi lançado o tão esperado projeto ‘Canções de Luiz’, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor – categoria regional – no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio TIM de Música).

Gravado em dezembro de 2010, o álbum ‘Infinitamente’ teve como música de trabalho ‘Que seja lindo esse amor’, composta em parceria por Targino, Teninson Del Rey e Edu Casa Nova. Lançado em 2011, o CD foi marcado pelo romantismo, com canções apaixonadas e uma linguagem diferente. Outro destaque do trabalho foi a música Maria Minha, de Targino Gondim e Eliezer Setton. Já em 2013, lançou o CD ‘Sou o Forró’, que teve participações de Durval Lelys e Gilberto Gil, além da criação da Orquestra Sanfônica do São Francisco.


SERVIÇO

O que: 25ª edição da Festa da Saudade do Gonzagão

Quando: 03 de agosto

Atração: Targino Gondim e mais de vinte sanfoneiros

Onde: Parque Asa Branca, em Exú – Pernambuco

Horário: a partir das 11 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário