29/07/2014

Harmonia do Samba agita Lauro de Freitas nesta quinta-feira (31)


A banda encerra as comemorações dos 52 anos de Emancipação da cidade.

A cidade de Lauro de Freitas está em festa. É que na próxima quinta-feira, dia 31 de julho, será comemorado 52 anos de Emancipação Política do município. E para festejar a data e as melhorias realizadas na região há mais de cinco décadas, a banda de pagode baiano Harmonia do Samba fará um show especial. A partir das 14 horas, os lauro-freitenses poderão curtir todo agito do grupo, no palco montado especialmente para apresentação, localizado ao lado do Ginásio de Esporte, no Centro da cidade.

Comemorando 20 anos de estrada, a banda Harmonia do Samba levará para Lauro de Freitas um show que deverá entrar para memória da cidade. Sob o comando de Xandy, o grupo apresenta grandes sucessos de toda trajetória, músicas novas lançadas no último DVD ‘Harmonia do Samba 20 anos’, gravado em julho de 2013 e releituras de canções românticas da banda, que a fez se destacar no mercado musical da Bahia.


Harmonia do Samba

Formando a linha de frente do grupo, Xanddy, Roque Cezar, Bimba, Martins e Luciano, representam a família Harmonia. Com a agenda de shows sempre movimentada, ao todo, anualmente, o grupo contabiliza uma média de 120 shows no Brasil e exterior, creditando mais de quatro milhões de discos, entre treze CDs e, agora, quatro DVDs gravados. Todos os anos, o grupo realiza uma turnê internacional, já passando por quase todas as regiões da Europa e EUA.

História de Lauro de Freitas

A história se inicia no século XVI, em 1552, quando o então governador-geral, Thomé de Souza, cedeu alguns lotes de terra do litoral baiano a Garcia D'Ávila. Na região, instalou-se uma missão jesuítica, que deu origem à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga. A população era formada por um grande número de indígenas habitantes do Morro dos Pirambás. Em virtude de sua proximidade com o mar, o que favorecia o escoamento da produção agrícola foi instalado na região engenhos de açúcar e com eles um grande contingente de africanos.

Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, até que, em 1880, passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, assim permanecendo até 1962, quando foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em 1962, ano de sua emancipação política de Salvador, a região passou a se chamar Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pereira de Freitas, candidato a governador do Estado, que faleceu em um acidente aéreo na campanha de 1950. Lauro de Freitas é considerado um dos municípios mais industrializados da Bahia, ocupando o 3º lugar entre eles e possuindo uma planta industrial baseada em inúmeras "indústrias limpas". Seu comércio concentra-se na Estrada do Coco (BA-099), que corta o município e nas zonas centrais de alguns bairros.

PROGRAMAÇÃO:



Dia 31 de Julho:

- 7H - Hasteamento da bandeira – Gabinete da Prefeitura, na Praça da Matriz, Centro;

- 8H - Missa Solene, na Igreja da Matriz, no Centro;

- 10H – Desfile Cívico – Pelas ruas da cidade;

- 14H – Show do Harmonia do Samba – Ao lado do Ginásio de Esporte de Lauro de Freitas, no Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário