25/09/2014

BAHIA MODA DESIGN ENCERRA COM SUCESSO E SE CONSOLIDA COMO UM DOS MAIORES DO NORDESTE


FOTOS DE ALEX DANTAS / DIFERENTE IMAGENS

A moda baiana foi a grande estrela nas passarelas e nos showrooms da Rodada de Negócios durante os dois dias do Bahia Moda Design – BMD, encerrado com desfiles da Yes Bahia Bahia por Aládio Marques, Mito, Carol Brasil e Mahalo, ontem (quarta – 24/09), no Cimatec Senai, na Av. Orlando Gomes, 1845, em Piatã. Cerca de três mil pessoas circularam no evento, que se consolida como o maior da moda na Bahia. Além da moda, o DNA baiano está presente em tudo no BMD, realizado pelo SINDVEST Salvador e SINDVEST Feira de Santana, com patrocínio do SENAC, FIEB-SENAI e SEBRAE. A produção e a direção são assinadas pelo Projeto SSA (Almir Jr. Marcelo Gomes e Tininha Viana).


No último dia, a movimentação começou cedo nos espaços do Bahia Moda Design. De manhã, a rodada de negócios recebeu compradores de todos o Brasil, que circularam pelos showrooms das marcas Carol Brasil, Mahalo, Adocica, Yes Bahia, Anaport, Mito, Loygus, Sport Brazil, Água Viva, Ventus, EleveBrasil, By Lenna, Terceira Praia, Ana Costa, Class Couro, Kammy, Tracuá Couro, Coopact, Zolper e Aloeh.


Já de tarde, as palestras de Mário Queiroz e Flávio Sabrá atraíram estudantes de moda, fashionistas, empresários, criadores, produtores e lojistas. Para plateia lotada, Flávio Sabrá falou sobre “Interfaces para o Desenvolvimento e Inovação Do Produto” e o estilista Mário Queiroz arrancou aplausos com o tema “Criação como solução: como competir no mercado Internacional”.


O movimento nas passarelas começou às 18h, com a Yes Bahia surpreendendo o público com uma coleção feminina assinada pelo estilista Aládio Marques. Inspirada na cultura Inca, iluminada pelo sol, a marca de Feira de Santana trouxe uma coleção muito feminina, colorida, leve e com formas que valorizam o corpo da mulher.


Conhecida pelo público de Miami, onde criou a sua marca, a baiana Carol Brasil mostrou mais uma vez que ninguém sabe fazer moda como os criadores brasileiros. Inspirada em Frida Kahlo, a estilista apresentou uma coleção sofisticada e riquíssima em detalhes, com misturas de estampas no biquínis e maiôs.


Com o tema “É Tudo Arte”, a Mito arrancou aplausos com uma coleção sempre focada na cultura urbana. Uma coleção que agrada em cheio o público jovem, com traços e desenhos com referências da cultura baiana, que vão do pop ao afro, e também no colorido do universo de Frida Kahlo.


A Mahalo encerrou a maratona de desfiles provocando suspiros na plateia. Modelos com corpos perfeitos desfilaram uma moda praia inspirada na magia universal do surf, mas com o DNA Baiano. A coleção Surf Origens inspira uma moda retrô, colorida e com belíssimas estampas florais. A imagem da noite foi o top baiano Ramires Allende com um short Banos 80, abrindo o desfile com uma super prancha de surf.


Outra grande estrela do evento, o Body Scanner 3D atraiu centenas de pessoas que formaram longas filas durante o evento. Uma das principais novidades do BMD, a máquina faz uma leitura que capta com precisão mais de 100 medidas detalhadas do corpo humano. O resultado surge numa tela do computador, que exibe as formas tridimensionais. O aparelho é uma espécie de cabine, ou provador "câmara escura", que esteve à disposição do público do BMD. Com as medidas exatas em mãos, os clientes podem adquirir produtos sem experimentá-los antes da compra na loja ou através de pedidos pela internet e via postal.


Muito elogiada pelos jornalistas, a moderna e confortável sala de imprensa homenageou o estilista Di Paula. Morto no início deste ano, o estilista se consagrou como criador no final dos anos 70 e 80. Di Paula era um especialista em looks para festas, vestidos de noiva e figurinos para concursos de miss, além de fantasias de luxo para o Carnaval.

FICHA TÉCNICA

Realização: SINDVEST Salvador e SINDVEST Feira de Santana.

Coordenação: Projeto SSA.

Patrocínio: SENAC, FIEB-SENAI e SEBRAE.

Local: Cimatec/Senai, na Av. Orlando Gomes, 1845 – Piatã

Apoio Cultural: Abit

Apoio: Shopping Barra

Colaboradores: Estúdio Roda, Estúdio Gato Louco, Canal Produções, Hi Serviços Cenográficos, Pro Malha Cenografia, VR vídeo, Diferente Agencia de Imagens, Casa de Mila Café e Glam Esmalteria.

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