29/09/2014

Curta “O filme de Carlinhos”, de Henrique Filho, tem lançamento anunciado para outubro



Financiado pela SecultBA e com trilha sonora composta pelo NEOJIBA, curta infanto-juvenil explora a metalinguagem na produção cinematográfica.

A história de um garoto de oito anos que sonha em fazer um filme, mas precisa enfrentar seu pai, que o estimula a estudar para ser médico. Essa é a ideia central que norteia “O filme de Carlinhos”, curta-metragem a ser lançado no dia 12 de outubro (domingo), às 18h, na Câmara Municipal da cidade de Ipiaú. O filme ainda terá lançamento na capital baiana, em data a ser anunciada.

Com referências biográficas do roteirista e diretor ipiauense Henrique Filho (“A fórmula” e “O velho e os três meninos”), o filme conta a história de Carlinhos (Davi Lisboa), garoto sonhador e apaixonado por cinema, que quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim (Fernando Fulco), Carlinhos se prepara para realizar seu sonho.

Imerso no universo infanto-juvenil, o curta teve sua trilha sonora criada especialmente para o filme por jovens do NEOJIBA, programa de formação de núcleos de orquestras e corais infanto-juvenis no Estado da Bahia. Aline Falcão, Jamberê Cerqueira e Caio Azevedo compuseram as 13 canções para o filme, que foram gravadas pela Orquestra Juvenil da Bahia, com regência do maestro Yuri Azevedo. O processo de gravação contou com 40 músicos e aproximadamente 20 tipos de instrumentos diferentes.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jxUl1GQ32_o


ELENCO

O filme é protagonizado pelo jovem ipiauense Davi Lisboa, um garoto com hábitos comuns que gosta de ler, tocar teclado e jogar futebol, e que também se revela um prodígio nas artes cênicas. Davi e outras oito crianças que participam do filme foram selecionadas em um teste de elenco nas cidades de Ipiaú e Salvador, entre mais de 100 inscritos. Na lista de selecionados estão as crianças Jaianne Brandão (8 anos) como Nai, Maria Luiza Altmicks (10 anos) como Thainan, Rafick Oliveira (10 anos) como Júnior, Gustavo Randel (7 anos) como Rafa, Sergio Henrique Machado (10 anos) como Peu, Luiz Augusto Lima (9 anos) como Tony, Giovanna Carota (7 anos) como a Repórter e Enzo Tourinho (8 anos) como o Assistente.

A preparação do elenco foi realizada pela atriz Mariana Freire (“O homem que não dormia”) que também participa do filme como Noélia, a mãe de Carlinhos. No papel do pai Jeremias está o ator Carlos Betão (“Gabriela”, “Trampolim do Forte”, “O Homem que não dormia”). Fernando Fulco (“SuperOutro”, “Central do Brasil”, “Cidade Baixa”, “Eu me lembro”, “10 centavos”) fará o papel de Seu Joaquim, o dono da videolocadora que ajudará Carlinhos a concretizar o seu sonho. O curta conta também com participações ilustres dos atores Fernando Neves (“Eu me lembro”, “O homem que não dormia”) como o prefeito, Ac Costa (“03 histórias das Bahia”, “Jardim das Folhas Sagradas”, “Trampolim do Forte”) como Djalma, Antônio Fábio (“Besouro”, “O canto da sereia”, “Amores Roubados”) como Seu Horácio; a atriz, diretora, dançarina e coreógrafa Christiane Veigga como a Professora e a participação do músico e artista plástico Ayam Ubráis Barco (“O velho e os três meninos”).

APOIO FINANCEIRO E REALIZAÇÃO

“O filme de Carlinhos” foi selecionado pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2012, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB / SecultBA), e é uma realização da Voo Audiovisual. O projeto tem como objetivo fomentar a cultura, exercitar a produção audiovisual por jovens cineastas, formar mão de obra qualificada no setor audiovisual e incentivar a cultura e o interesse na área cinematográfica em um município carente de ações culturais como Ipiaú.

SERVIÇO DO LANÇAMENTO

Evento: Lançamento do curta “O filme de Carlinhos”, em Ipiaú-Ba

Local: Câmara Municipal de Ipiaú

Data: 12 de outubro de 2014, domingo.

Horário: 18h

Entrada gratuita


O filme de Carlinhos/ Henrique Filho / Salvador-Ba-Br/ Ficção/ 20´/ cor

SINOPSE

Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Seu Joaquim, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho. Mas, para isso, ele precisa enfrentar seu pai, Jeremias, que o estimula a estudar para ser médico quando crescer.

O DIRETOR – Henrique Filho


Graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV na UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus-BA. É Coordenador de Comunicação do FECIBA - Festival de Cinema Baiano e da MUSA - Mostra Universitária Sulamericana de Audiovisual. Dirigiu curtas de ficção, dentre eles “Cine Éden”, “É proibido menino calçado entrar na escola”, “O velho e os três meninos” e o premiado “A Formula”, com o Troféu Tatu de Prata “Prêmio Revelação” na 38ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia, em 2011 e vencedor de 03 prêmios do Festival Manoel Padeiro, em Pelotas, Rio Grande do Sul, como Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Curta Universitário. Possui experiência em longas de documentário, web-série, série de TV e videoclipes. Foi estagiário no circuito interno de TV, a TV UESC, como videorepórter e como diretor geral da série de ficção Encena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário