23/09/2014

Dança e tecnologia em espetáculo com Brasil, Portugal e Chile


Foto: Shai Andrade.

Salvador é um dos pontos de realização e transmissão de Personare. Artistas nos três países dançam simultaneamente, em interação via internet. Dias 27 e 28/09, no Teatro Martim Gonçalves.

Um espetáculo com dançarinos e músicos distribuídos em espaços bem remotos – Salvador (Brasil), Santiago (Chile) e Lisboa (Portugal) – que interagem em tempo real, via rede de telecomunicação. Com esta proposta, será apresentado a obra Personare, dias 27 e 28 de setembro, no Teatro Martim Gonçalves (Canela), respectivamente às 19h e 14h, com entrada franca, reunindo artistas e pesquisadores dos três países – que mostram também simultaneamente o espetáculo.

Personare vai ser ainda transmitido ao vivo pela site www.mapad2.ufba.br. Ou seja, a interação se estende também ara o usuário da internet, através de mudanças no ambiente virtual. “É uma obra única, mas, pela sua própria natureza de Arte em Rede, cada local de apresentação é um ponto de vista desse mesmo espetáculo”, ressalta a coreografa e pesquisadora Ivani Santana¸ professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia e coordenadora do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas na mesma instituição. Personare é resultante do projeto Embodied in varios Darmstadt 58 e constitui o segundo espetáculo de arte em rede entre Brasil, Chile e Portugal. Foi idealizado por Ivani Santana durante o período de pósdoutoramento no Sonic Arts Research Center (UK).
.
A partir do processo de improvisações em música e em dança, o projeto explora formas de inter-relações cênicas entre dançarinos e compositores de locais distantes, sendo o corpo o ponto em comum entre todo. A sonoridade surge a partir da ação do corpo da bailarina em articulação com o músico. O corpo-sonoro é compreendido como orgânico, acústico e sintético,e a composição musical é criada a partir das movimentações das três bailarinas que interagem em tempo real.

Reflexão e interação
O espetáculo propõe questionamentos sobre as relações pessoais e afetivas na cultura do virtual, na qual tecnologia está cada vez mais presente - móvel e miniaturizada. “Vivemos no mundo dos avatares, do videogame, do GPS, da videoconferência, dos chats e whatsapps”, observa Ivani. No palco, os bailarinos passam grande parte do tempo em contato com dispositivos digitais que estendem, reduzem, lançam, transportam as coreografias para outras dimensões, interagindo com um robô em ambiente virtual.

Em Personare, a apreciação de um espetáculo de dança vem junto à reflexão dos dias atuais, um tempo em que o contato com dispositivos digitais estendem, reduzem, lançam, transportam nossas vidas para outras dimensões. “Qual a nossa compreensão de presença e ausência? Esta obra reflete sobre as transformações da vida contemporânea, sobre as mudanças no nosso comportamento, no nosso entendimento sobre perto e longe, junto e separado”, propõe a coreógrafa.

Serviço - Personare
Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA - Canela)
Quando: 27/09, às 19h, e 28/09, às 14h
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário