30/09/2014

Itacaré terá primeiro evento de surf do mundo com utilização de energia solar


Uma grande estrutura será montada para captação desta energia que será utilizada em prol do próprio espetáculo.

Situada na Costa do Cacau, cerca de 400 quilômetros ao sul de Salvador, a pequena cidade de Itacaré recebe pelo segundo ano consecutivo dois dos maiores eventos de surf do país nos meses de outubro e novembro, o Bahia Bodyboarding Show e Surf Eco Festival. Como município paradisíaco e com alta conscientização de preservação ambiental entre os habitantes, Itacaré será o primeiro local a receber um evento das modalidades esportivas com a utilização de energia solar.

Uma grande estrutura será montada para captação desta energia que será utilizada em prol dos próprios eventos a serem realizados precisamente entre os dias 21 e 25 de outubro (Body Boarding Show) e 27 de outubro e 1º de novembro (Surf Eco Festival), na Praia da Tirica, local preferido para quem adora ótimas ondas.

O projeto para captação de energia solar é fruto de uma parceria entre as organizadoras dos eventos, Champ Produções e Dendê Produções, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob supervisão do Dr. Aurélio, a maior autoridade em energia solar do Brasil atualmente.

Além disso, durante os eventos serão realizadas várias atividades voltadas para Ecologia e conscientização de crianças, atletas e todos os participantes em relação ao meio ambiente. Com apoio do Programa Socioambiental da Petrobras, uma extensa programação com diversas ações como palestras, exposições, exibição de filmes, entre outros, serão desenvolvidas durante mais de dez dias.

Itacaré - Situada na Costa do Cacau, ao sul de Salvador, a pequena cidade abriga uma grande variedade de belezas naturais: praias maravilhosas, cachoeiras deslumbrantes, Mata Atlântica preservada, rios, manguezais e as melhores ondas da Bahia. Itacaré tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro. O litoral é formado por uma sucessão de praias e morros cobertos por coqueirais e mata preservada. Em poucos lugares do mundo a natureza foi tão generosa, oferecendo um conjunto de atrações tão diversas em um único lugar. É um cenário perfeito para esportes de aventura como, surf, rafting, parapente, mountain bike, tirolesa e arvorismo.

Surf Eco Festival

Compondo o World Qualifying Series da Association of Surfing Professionals (ASP), a disputa acontece entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro. A etapa Bahia, a mais antiga do torneio, novamente deverá reunir atletas de diversos países no mundo competem pelo ASP Qualifying Series masculino e feminino e distribuirá uma premiação total de US$ 125 mil entre as categorias, além dos títulos e pontuações no ranking mundial.

Shows – Desde 2008 o Surf Eco festival se despede com um grande show. Nos palcos já brilharam diversas bandas de âmbito nacional, local e municipal, como O Rappa, Natiruts, Charlie Brown Jr, Cidade Negra, Raimundos, Diamba, Adão Negro, Massa Sonora, entre outros. Tradicionalmente é um verdadeiro festival, que conta com a participação de vários estilos musicais, como reggae, pop, rock, heavy-metal e outros. E o casamento entre surf e música se repete em 2014, quando o Festival leva para o palco no dia 1º de novembro, em uma arena montada na entrada da cidade especialmente para esta finalidade, as bandas: O Rappa, Ponto de Equilíbrio, Strike e Massa Sonora.

Bahia Bodyboarding Show

Entre os dias 21 e 25 de outubro, os grandes nomes do esporte do país disputam a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboarding na paradisíaca Praia da Tirica. Atletas das categorias ‘Profissional Masculino’, ‘Profissional Feminino’, ‘Open Masculino’ e ‘Sub-16 Masculino’ disputam R$ 50 mil em prêmios, além dos títulos e pontuações no ranking nacional.

Shows – Se o campeonato já será um fenômeno, o encerramento não ficará por baixo. Marcado por grandes shows, com bandas nacionais de grande público, o Bahia Bodyboarding Show 2014 promove no dia 25 de outubro um grande evento para parar Itacaré. Em uma arena montada na entrada da cidade especialmente para o evento, o público poderá curtir as apresentações de bandas como Natiruts, O Teatro Mágico, Scambo e Battata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário