30/10/2014

MÁSCARAS CRIADAS POR ESTUDANTES DE PERCUSSÃO GANHA MOSTRA NO ESPAÇO BARROQUINHA


As obras de arte de Abdias do Nascimento, inspiram a exposição Máscaras, com peças criadas pelos alunos da Escola de Educação Percussiva Integral - EEPI, que será aberta com coquetel, dia 06 de novembro (quinta-feira), às 19 horas, na Espaço Cultural Barroquina, na Rua do Couro, ao lado do EspaÇo Itaú de Cinema/Glauber Rocha. A mostra, que fica em cartaz até o dia 31 de janeiro, também é comemorativa aos 12 Anos da EEPI, criada e dirigida pelo percussionista Wilson Café. Durante abertura, os seus alunos também estarão apresentando um espetáculo de dança e um show de percussão. O evento tem parceria com o Instituto Mauá e a Prefeitura Municipal de Salvador.

Homenagem ao centenáriode nascimento de Abdias, a exposição é resultado de uma pesquisa da trajetória do grande defensor da cultura negra como ativista social, político, dramaturgo e artistas plástico. Durante três meses, o público do Espaço Cultural da Barroquinha poderá conferir as máscaras, mandalas, pratos e esculturas, produzidas com argilas por vinte estudantes, na faixa etária entre 12 e 16 anos, todos residentes na região do Cabula.

O estudantes utilizaram uma técnica da arte primitiva africana, que produzia esculturas e objetos utilitários utilizando elementos da natureza, como a argila. Além de referências do cotidiano em suas comunidades, os estudantes tiveram acompanhamento de professores na pesquisa da obra de Abdias, através de palestras, leituras, filmes e debates.

A Escola de Educação Percussiva Integral esta comemorando o sucesso de 12 anos de um projeto de arte-educação lúdico-musical, voltado para o socioambiental contemporâneo, totalmente gratuito. A percussão é o seu focol principal, criando profissionais que vem sendo absorvidos pelo mercado musical nacional e internacional. A escola proporciona aos jovens, todos matriculados na rede pública de ensino (estadual e municipal), a transformação social e cultural em decorrência do aprendizado e interesse por diversas modalidades de artes voltadas para o avanço da cidadania.

O curso tem a duração de dois anos (quatro semestres), com a seguinte matriz curricular: oficina da palavra (português); matemática e música; processos tecnológicos (informática); cinegrafia; áudio e vídeo; filosofia; meio ambiente; história e cidadania; artes plásticas; grafite; solfejo (dicção); expressão corporal (dança e teatro); música (teoria e prática) e percussão (leitura rítmica). Nesses doze anos, os alunos foram convidados para participar de espetáculos de artistas consagrados, entre eles, Ivete Sangalo, Denny da Timbalada, Márcio Vitor, J. Veloso, Carla Visi, Márcia Short e Margareth Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário