30/10/2014

Primeira edição do Festival de Arte e Cultura leva oficinas e diversão para adolescentes carentes do Subúrbio Ferroviário e da Península de Itapagipe, em Salvador


Os adolescentes do Subúrbio Ferroviário e da Península de Itapagipe vão “mostrar a cara” no I Festival de Arte e Cultura que acontecerá neste sábado, 1º de novembro, a partir das 8h, na Creche Comunitária Flora Gomes, localizada na Paróquia São Jorge, no bairro do Jardim Cruzeiro.

O festival tem como objetivo promover saberes através da arte e cultura, valorizando o potencial dos adolescentes a partir do sentimento de pertencimento ao espaço educativo e na sociedade, valorizando as atividades desenvolvidas nas instituições para os adolescentes e com a participação deles.

Ao longo do evento acontecerão apresentações culturais, oficinas de dança africana, hip hop, turbante, trança afro, pintura facial, biscuit e ainda espaços alternativos de leitura, de higienização bucal e interatividade.

Mais de 20 instituições que trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco social, todas elas parceiras do programa Conexão Vida, vão participar do evento.

Dentre as instituições inscritas, temos como participantes as Obras Sociais Irmã Dulce – CAPD e o Centro Especializado François de Laval que atendem e acompanham pessoas com deficiência. Vale ressaltar que elas estão incluídas em todo processo formativo proposto pelo projeto “Adolescência: Acolher, Compreender, Promover”, que tem sido desenvolvido desde 2013 pelo Conexão Vida e parceiros, com atividades formativas, rodas de diálogo, encontros regionais e festivais.

“As participações destes grupos são fundamentais e relevantes, pois muito nos ensinam no convívio, respeito às diferenças e para saber lidar com as limitações humanas, levando em consideração as diferentes capacidades de aprender e ensinar de cada um”, explica Márcia Moreira, pedagoga e coordenadora regional do programa Conexão Vida, responsável pelo acompanhamento das instituições que estão envolvidas no evento.

INSTITUIÇÕES



1. Associação 20 de Novembro

2. Associação de Bananeiras – Ilha de Maré

3. Associação Criança e Família

4. CAPD - Obras Sociais Irmã Dulce

5. Centro Comunitário São José Operário

6. Centro Educacional Caridade

7. Centro Especializado François de Laval

8. CEPAM

9. CESMOB

10. Clube de Mães Carentes do J. Cruzeiro

11. Creche Escola C. Frutos de Mães

12. Creche Escola Com. Helenita de Assis

13. Creche Zeza Calmon

14. Escola C. São Francisco de Assis

15. Escola Com. Nossa Sra. Medianeira

16. Escola Comunitária Nossa Sra. de Escada

17. Escola Comunitária Sol da Manhã

18. Grupo de Jovens Liberdade Já

19. Movimento Com. Champagnat

20. Projeto Beija Flor

21. Sociedade Primeiro de Maio



Serviço

I Festival de Arte e Cultura do Subúrbio Ferroviário e da Península de Itapagipe

Data: 1º de novembro (sábado)

Horário: 8h às 17h

Local: Creche Comunitária Flora Gomes - Paróquia São Jorge (Rua Rosalvo Barbosa, s/nº Vila Rui Barbosa - Jardim Cruzeiro)

Maiores informações: (71) 3409-8985 (Conexão Vida) / (71) 8193-6014 (Márcia Moreira – Pedagoga)/ www.programaconexaovida.org.br

Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário