24/11/2014

CURSO DE FOTOGRAFIA CAPACITECH


A partir da apresentação de conceitos técnicos e da prática compartilhada, a linguagem fotográfica será discutida, como um campo de investigação autoral. Será traçado um olhar sobre o processo histórico que levou ao surgimento da imagem fotográfica, suas evoluções química e técnica e, posteriormente, suas evoluções estética e conceitual.

Serão abordados os diferentes usos e funções que a fotografia ofereceu à Sociedade, a partir do século XIX. Suas práticas múltiplas, em diversos campos do conhecimento, além de suas especificidades técnicas, tornaram a fotografia uma das ferramentas mais influentes na comunicação do século XXI. Neste curso, serão demonstradas, de forma sistematizada, autores, processos criativos de iluminação e produção da imagem fotográfica. Do mesmo modo, a criação e a execução dos ensaios fotográficos.

DESCRIÇÃO

A imagem é uma das plataformas fundamentais nos processos comunicacionais da sociedade contemporânea: Não há linguagem mais rápida, direta e abrangente.

Recebemos uma enorme quantidade de informações iconográficas através dos mais diferentes Meios de informação e não estamos educados de forma a aprendermos a decifrar e interpretar os signos visuais que nos cercam.

Com o advento da tecnologia digital e do automatismo das máquinas fotográficas, a possibilidade do indivíduo vir a ser agente de comunicação aumentou significativamente. Por um lado o digital trouxe o instantâneo do resultado da imagem e, por outro lado, o automatismo trouxe a facilidade do manuseio do equipamento. O fácil acesso aos qualificados equipamentos fotográficos aumentou a demanda de fotógrafos iniciantes que buscam compreender melhor o funcionamento de seus aparelhos. Fisgados pela prática fotográfica livre e, consequentemente, pelas dúvidas advindas do manuseio de seus equipamentos, estes novos “agentes comunicacionais” recorrem à teoria e ao acompanhamento técnico para poderem resolver demandas fotográficas e realizar conscientemente resultados fotográficos planejados. Portanto, o curso destina-se àqueles que possuem interesse pela experimentação fotográfica e pelo processo criativo no campo das artes.

No entanto, sabemos que não são as câmeras que formam os fotógrafos. Sua investigação pessoal nos assuntos que são abordados em seus trabalhos, seu empenho e dedicação aos projetos fotográficos é que qualificam o fotógrafo como tal. Além da intimidade com a técnica e seu aparelho fotográfico, o bom fotógrafo busca um lugar próprio de fala.

Desta forma, a oficina pretende auxiliar na compreensão do universo da fotografia, estimulando a técnica criativa como investigação do sujeito fotógrafo. Além disto, auxiliaremos na confecção de ensaio fotográfico, buscando enriquecer o imaginário iconográfico.

OBJETIVOS

Estimular nos participantes o desenvolvimento de um olhar pessoal. Os alunos deverão apresentar, ao final do curso, um ensaio idealizado e executado durante a realização da oficina. Buscamos fomentar o senso crítico em relação à produção da imagem fotográfica, estimulando a reflexão sobre a responsabilidade que devemos ter sobre o que criamos fotograficamente.
PÚBLICO-ALVO

Pessoas interessados na arte da Fotografia que desejem otimizar os recursos disponibilizados.




VAGAS


40




EMENTA


Iluminação. Processo histórico da Fotografia. Evolução dos equipamentos. Acessórios. Flash. Enquadrando o mundo. Práticas fotográficas e apresentação de autores. Realização dos ensaios.


ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Aulas expositivas

Experimentações sensoriais

Exercício orientados

Prática fotográfica compartilhada em grupo

RECURSOS DIDÁTICOS

Projetor multimídia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

A área do Shopping Center Iguatemi e adjacencias dispõe de ampla rede de restaurantes.

http://capacitech.net.br/index.php/curso/fotografia-aplicacao-da-teoria-v01-t01

Nenhum comentário:

Postar um comentário