27/11/2014

Desfiles dos dois primeiros dias da Made in Bahia 2014 fizeram homenagem a Dorival Caymmi e apresentaram as novidades para o Verão 2015


Na abertura da feira, dia 25, aconteceu o desfile “Musas de Caymmy”. Já ontem (26), foi a vez do “Mix dos Expositores”. A Made im Bahia acontece até domingo (30) com desfiles diários


“Maracangalha”, “Modinha para Gabriela”, “Morena do Mar” e “O que é que a Baiana tem?” foram algumas das composições que inspiraram 14 estilistas a produzirem looks em homenagem às musas do cantor Dorival Caymmi durante o desfile de abertura da 24ª edição da Made in Bahia, na noite de terça-feira (25), no Centro de Convenções. Na passarela, o público pôde conferir muita criatividade e irreverência ao som de grandes clássicos, fazendo uma homenagem ao centenário do artista baiano.


A música “Maracangalha” foi a inspiração da estilista Úrsula Quaresma, que apresentou um look infantil inspirado na musa Anália. Em seguida, Ângela Amado levou à passarela um vestido inspirado no mar da Bahia e nas flores de Yemanjá com a música “Lá vem a Baiana”. A rede de pescadores, tão cantada pelo mestre Caymmi, veio nas costas da modelo. O vestido é propriedade da cantora Ylli Gouveia, usado no show “Ylli canta Caymmi”. Na sequência vieram a estilista Brenda Wicks, com produção inspirada na música “A vizinha do lado”, Cleuza Francisca, com “Francisca Santos das Flores”, e o estilista, artista plástico e produtor de moda Fagner Bispo, com look inspirado em “Adalgisa”. Fagner foi também o responsável pela cenografia da passarela, que trouxe a tradicional imagem da namoradeira Gabriela debruçada sobre as janelas.


A música “Modinha para Gabriela” foi o tema do desfile produzido por Guida Maria, além de “E Eu sem Maria”, por Jhonas Pereira, e “Tia Nastacia”, por João Damapejú, que traduziu o universo gastronômico que tanto caracterizou a personagem de Monteiro Lobato, Sinhá Anastácia – a preta velha que contava histórias e tinha dotes culinários. Levite Bahia escolheu “Maricotinha”. Já Raquel Molimari apresentou produção inspirada na música “Morena Rosa”. A canção “Morena do mar” foi a escolha de Luciene Leal; “Maria”, de Mario Fria; e “Oração à Mãe Menininha”, de Rômulo Salomão. Para finalizar o desfile, a estilista Néa Santana levou à passarela um look produzido com fitinhas do Senhor do Bonfim, através da modelo vencedora do Top Model SESC, Rose Medeiros, inspirado na famosa melodia “O que é que a baiana tem”.


Na noite de ontem (26), expositores de todo o Brasil mostraram o que será tendência para o Verão 2015 no segundo dia de desfile da Made in Bahia 2014. Com muitas cores e estampas, típicas de uma das estações mais quentes do ano, as modelos da agência Up to Date, sob o styling de Ludmila Olicar, desfilaram peças das coleções que estão à venda na feira. “Esse é um desfile de quem faz acontecer essa feira, que são expositores que vêm de seus estados de origem para atender aos baianos, mostrando o que será tendência para a próxima estação”, destacou a idealizadora do evento e produtora de moda Vera Pontes. Ao todo, 15 estandes de roupas femininas e acessórios participaram do desfile apresentando suas coleções. Foram eles: Sol e Saúde, Andréa Bulhões, Kiss Me, Cia do Cinto, KM Moda Feminina, Morena.com, Miss Fiori, Nuccia, Massaclê, Skalem, Bela Morena, Targino, Sonius, Uzina e Vila Bela.

A Made in Bahia acontece até o próximo domingo (30), com desfiles diários. Hoje (27), às 19h, será a vez do tradicional desfile das “Minicoleções”, dos seguintes estilistas: Levite Bahia, Rômulo Salomão, Brenda Wicks, Cleuza Francisca, Guida Maria, Luciene Leal, Úrsula Quaresma (infantil), Jeferson Bispo Marcelo Moura e Ângela Amado.

E tem espaço também para os alunos do curso de moda, que ainda estão ingressando no mercado de trabalho, mostrarem os seus trabalhos. Na sexta (28), às 19h, os alunos da Unijorge, Ariane Oliveira e Wanderson Pereira, sob a orientação da professora Phaedra Brasil, apresentarão o desfile “Novitas in Jeans”, uma coleção criada por eles com reaproveitemento de jeans. Já às 20h30, será a vez dos alunos da UNIME, sob o comando da estilista e professora Carol Barreto, subirem à passarela.

Sábado (29), às 19h, será dia dos Fashionistas – tradicional desfile produzido por blogueiros e jornalistas que entendem tudo de moda e vão colocar na passarela toda sua expertise ao elaborarem produções com peças garimpadas na feira. Ao final do desfile, todos os fashionistas subirão à passarela ao lado de suas criações. São eles: Amanda Dragone (Blog Rasgando Seda), Andréa Conceição (it Guel), Arinalva Santos (Blog Mademoiselle Bahia), Bruna Nadir e Beth Maciel (Blog Subúrbio da Moda), Camila Freiper (Amiga Phyna), Fábio Guimarães e Leonardo Pinho (Blog Boys na Moda), Fernanda Lacerda (Blog Minnivest), Gabriela Cruz (Caderno Bazar - Jornal Correio), Isabela Nascimento (Vitrine Virtual), Nathália Luna (Blog Tendência List), Phaedra Brasil e Rafael Vasconcelos (A Tarde Moda), Ruy Candeias (Blog It Boy) e Siméia Santos (Menina de Ouro).

Concurso de Top Model Infantil

No domingo (30), para encerrar com chave de ouro a programação, a Made in Bahia será palco da grande final do concurso de modelos infantis e infanto-juvenis “Up to Date”, às 17h, na passarela de desfiles.

Os vencedores do concurso receberão como premiação um contrato com a Agência Up to Date Models, um book fotográfico, curso de modelo, além de participação em desfiles da Expo de Moda 2015, que acontecerá em maio do ano que vem. O concurso tem coordenação da produtora de moda Ludmila Olicar, que iniciou os trabalhos com a agência Up to Date em Teresina, em 1990. De lá até 2010, representou duas grandes agências internacionais, a Elite e a FORD Model, expandindo seu trabalho em Fortaleza, São Paulo, São Luís e Rio de Janeiro, bem como internacionalmente, através de seu casting.

Espaço dos Criadores

Quem quiser adquirir peças e criações de alguns estilistas que participam da feira poderá encontrá-las no Espaço dos Criadores. O público irá encontrar as blusas sublimadas de Ângela Amado, mais a moda artesanal de Levite Bahia. Também poderão ser adquiridas as criações exclusivas de pintura em tecido da artista Cleuza Francisca. Camila Freiper investe nos acessórios da sua marca Schon. Além de peças exclusivas de Luciene Leal, Brenda Wicks e Úrsula Quaresma, voltada para o público infantil. Assim, quem gostar das novidades basta visitar os estandes e levá-las para casa.

Exposição Carol Barreto

A estilista Carol Barreto fará uma exposição com peças da coleção, que leva o seu nome, que está aberta ao público na Praça de Eventos. Quem quiser, poderá adquirir as peças.

Carol Barreto começou a carreira de estilista após sair vencedora, em 2005, do Concurso Novos Criadores da Moda promovido pela Expo de Moda. Também saíram vencedores do mesmo concurso Gefferson Vila Nova, em 2007, e Vitorino Campos, em 2008, que hoje estão fazendo sucesso nacional.

Salão de Presentes

O Salão de Presentes da Made in Bahia 2014 traz uma novidade. Além dos estandes com opções de presentes diferenciados e de baixo custo, o espaço contará com uma decoração de Natal produzida com materiais reciclados, feita pela artesã Marcela Revolho em conjunto com um grupo de pessoas da Associação Arte Baiana. O público poderá conferir Árvores de Natal, guirlandas, bonecos de neve, caixas de presentes e mais diversos itens natalinos produzidos com jornal, caixas de papelão, latinhas, isopor, copos plásticos e garrafas PET. “A ideia é fazer um mix bem colorido de elementos do Natal aproveitando materiais que utilizamos no nosso dia a dia, com um acabamento fino e elegante”, revela Marcela. A decoração ficará exposta na entrada do Salão de Presentes, localizado próximo à Praça de Alimentação.

Sobre a Made in Bahia 2014

Promovida desde a sua primeira edição pela produtora Vera Pontes, além do que pode ser visto nas passarelas, a Made in Bahia é vitrine para inúmeras oportunidades de compra dos mais variados itens de vestuário, calçados e acessórios trazidos por expositores de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe, Ceará, Pará, Minas Gerais e Bahia. Assim, a feira reúne, em uma área de 10 mil metros quadrados, produtos com qualidade e estilo para todos os gostos, sem estourar o orçamento. A Made in Bahia proporciona uma excelente oportunidade para dar aquela repaginada no guarda-roupa, investir no visual e fazer boas compras para o fim de ano.



SERVIÇO

O quê: Made in Bahia 2014 –“Musas de Dorival Caymmi”

Quando: de 25 de novembro a 30 de novembro

Onde: Pavilhão de Feiras da Bahia - Centro de Convenções

Ingressos: R$ 8 preço único (entrada gratuita para crianças até 04 anos e idosos a partir de 60 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário