A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
07/11/2014
Lançamento do livro “Irín Tité” do Bàbálorisà Mauro T´Osun em Salvador
No dia 16 de Novembro, ás 10h da manhã, acontecerá o Lançamento do Livro 'Irín Tité - Ferramentas Sagradas dos Orixás,escrito pelo Babalorisá Mauro T'osun.
O livro já está na segunda edição, a qual a primeira esgotou-se em 1 ano com tiragem de 3.000 exemplares na época, e hoje novamente com 3.000 exemplares próximo a se esgotar em 3 meses de lançado no Rio de Janeiro.
O Lançamento inicial se deu no Rio de Janeiro com total exito, seguindo para Minas Gerais repetindo o exito, na seqüência foi lançando em São Paulo e obteve uma grande presença de pessoas junto aos Povos de Matriz Africana. O livro poderá ser adquirido no local e com autógrafo do autor.
Um pouco sobre livro:
Concebido a partir do desejo de suprir uma carência da literatura sobre as religiões afro-brasileiras, IrínTité: Ferramentas sagradas dos orixás apresenta de forma bastante prática, por meio de textos e de ilustrações, as ferramentas principais de todos os orixás, respeitando a ordem de xirê. De Exu a Oxalá, são expostas desde peças maiores até aquelas menores, igualmente importantes na montagem dos assentamentos dos orixás. De todas as divindades que compõem o panteão iorubano, apenas Nanã é excluída, devido ao fato de não aceitar metais em seus igbás.
Igbás e ojúbós, ambos compostos com ferros específicos de cada santo, são compreendidos pelas casas de candomblé como elos indispensáveis para a ligação entre as divindades e os iniciados. A partir de rituais acompanhados de cânticos e de rezas, os receptáculos adquirem o axé dos orixás, vinculan-do-se para sempre a uma determinada energia. É, pois, nos assentamentos onde reside a força dos orixás, encantados que são pelos elementos que os compõem.
IrínTité trata especificamente da temática dos ferros sagrados, não discorrendo sobre outros objetos tão importantes quanto os ferros na montagem dos igbás, tais como okutás, búzios e favas. Diante da precariedade da literatura sobre as ferramentas sagradas, eis um livro que, de forma simples e direta, vem enriquecer a bibliografia sobre a cultura religiosa afro-brasileira.
Serviço:
Local: Espaço Cultural Brasil Açú - Rua da Misericordia, nº 7, Cantro Historico - Pelourinho – Salvador.
Horário: 10h
Entrada Gratuita
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário