A cidade de Salvador por Stefano Diaz - Moda, cultura, estilo de vida, gastronomia, luxo, música e arquitetura.
05/11/2014
Musical conta a trajetória de Dorival Caymmi
Fotos: Lorena Viturini.
"Caymmi, Do Rádio para o Mundo" celebra os 100 anos do músico baiano e faz temporada no Café-Teatro Rubi - Sheraton da Bahia Hotel.
Uma celebração do centenário do cantor e compositor, criador da atmosfera mítica da Bahia. Este é o musical Caymmi, Do Rádio para o Mundo, com direção e dramaturgia de Gil Vicente Tavares, que faz temporada de 07 de novembro a 13 de dezembro, às sextas e sábados, às 20h30, no Café-Teatro Rubi. A montagem visitará a atmosfera das canções do artista baiano, num espetáculo que remonta sua trajetória do músico e sua história que se confunde com a criação da música brasileira contemporânea. Esta é a mais nova produção da Multi Planejamento Cultural, criação artística do Teatro NU e projeto financiado pelo Grupo TPC e pelo Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet.
De acordo com Fernanda Bezerra, sócia-diretora da Multi Planejamento Cultural, “este é o início de um projeto que pretende fazer uma série de montagens musicais sobre a obra de compositores baianos. Caymmi, Do Rádio para o Mundo é o início de tudo. Esta é a única montagem baiana que celebra o centenário do cantor e compositor em 2014”. Sem estar preso à cronologia da história de Dorival Caymmi, o espetáculo vai perpassar momentos como o encontro do músico baiano com sua eterna musa, Stella Maris, além de evocar canções fundamentais como Marina, Só Louco e João Valentão.
Leveza, poesia e humor darão o tom do espetáculo, que envolverá o espectador num mosaico sobre o mestre, mas também sobre a própria Bahia. Segundo o diretor, Caymmi chegou rapidamente ao sucesso e a montagem vai mostrar esse caminho, como os encontros e a amizade com Jorge Amado e a relação criativa, o convite de Assis Chateaubriand para cantar na rádio e a gravação de O que é que a baiana tem, por Carmem Miranda. “Escolher as músicas que entrariam no espetáculo foi uma tarefa dificílima, porque toda obra de Caymmi é de extrema qualidade. Resolvi fazer uma enquete nas redes sociais, perguntando aos amigos o que não poderia faltar. Também fiz uma consulta a músicos que conhecem profundamente o repertório do compositor e eles deram várias indicações. Contei com ajuda de Letieres Leite, Ivan Bastos, Jussara Silveira entre tantos nomes que me deram boas opiniões” revela o diretor e dramaturgo Gil Vicente Tavares.
Segundo o encenador, “o espetáculo prioriza a música, a atmosfera de mar, vento, dos sons da natureza que permeiam os temas de Caymmi. No palco, além dos atores-cantores, teremos três músicos, com violão/guitarra acústica, percussão e clarinete”. A direção optou por explorar as habilidades de um elenco que fica à vontade com canto e com a troca de personagens. “O espetáculo propõe um jogo com os atores, que trocam de personagens para contar a história de Caymmi, intercalando com as músicas de forma leve e descontraída” explica Gil.
O musical traz um elenco que reúne Diogo Lopes Filho, Marcelo Praddo, Leo Villa a cantora Cláudia Cunha. A direção musical é assinada por Luciano Bahia, renovando uma parceria criativa com Gil Vicente Tavares, que também confirma a colaboração com Eduardo Tudella, que realiza a concepção de cenário e iluminação. Os adereços e figurinos são de Zuarte Jr e as coreografias da bailarina e coreógrafa Bárbara Barbará.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário