18/12/2014

DUO PORTUGUÊS DE FLAUTA E CLARINETE FECHA O 2014 DO MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA


Formado pela lisboeta Ana Maria Santos (clarinete) e pelo portuense Rui Borges Maia (flauta), o duo português Tagus Ensemble se apresenta pela primeira vez na Bahia dentro da programação do Música de Agora na Bahia - MAB 2014-15.

Em turnê pelo Brasil, o duo se apresenta no Piauí, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro, fazendo apresentações e masterclasses. A dupla se dedica a estudar e executar todo o repertório criado para sua formação nos séculos 20 e 21.


Formado em 2007, o Tagus Ensemble busca explorar toda a riqueza de timbres oferecida pelas famílias dos seus dois instrumentos, bem como experimentar sua interação com cordas, piano, percussão ou fita magnética.

A dupla se encontrou quando ainda estudava na Escola Superior de Música da Catalunya (Barcelona). Posteriormente, Ana e Rui se transferiram para a Escuela Superior de Música Reina Sofia (Madrid) onde recebeu orientação de Jacques Zoon e de Michel Arrignon.

Apresentou-se em Lisboa, Barcelona, Madrid, Mérida e integrou "AIE - Clásicos en Ruta" (concertos em Palencia e Cádiz) e o "Ciclo Solistas del Siglo XXI", em directo para a Radio Clásica de España.

Em Salvador, o Tagus executará, entre outras, peças de Heitor Villa-Lobos e de Paulo Rios Filho, membro da OCA (Oficina de Composição Agora), grupo realizador do MAB.

TAGUS ENSEMBLE
Segunda-feira (22), às 19 horas
Capela do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA (Avenida Araújo Pinho, 39 - Canela)
Entrada gratuita


O QUE É O MAB – MÚSICA DE AGORA NA BAHIA

O MAB, que teve sua primeira edição em 2012, retorna em 2014 com patrocínio da Petrobras, através da seleção pública de Redes de Música do Programa Petrobras Cultural. Com uma série de mais de cem ações artísticas, de formação de plateia e de formação de músicos, o MAB é uma iniciativa que envolve público e artistas em direção à conscientização e difusão da produção musical atual com o olhar focado na Bahia.

O MAB será realizado entre julho de 2014 e dezembro de 2015 e visa apresentar à sociedade a rica produção de música contemporânea na Bahia, qualificar compositores e intérpretes, além de mostrar à população um outro lado da arte, colaborando com seu enriquecimento cultural.

O projeto contará com concertos com artistas locais, nacionais e internacionais, palestras, recitais em escolas públicas, intervenções performáticas, seminários, workshops, concursos de composição locais e um latino-americano, além da concessão de bolsas para estudantes da rede pública e para compositores de outros estados do Brasil.

O MAB é realizado pela OCA – Associação Civil Oficina de Composição. Agora, que desde 2004 desenvolve atividades artísticas e educacionais no âmbito da música popular e erudita no Brasil e internacionalmente.

Maiores informações:
http://www.musicadeagoranabahia.com/

Realização:
OCA – Oficina de Composição Agora
http://www.ocaocaoca.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário