29/12/2014

PARA-PRAIA PROMOVE BANHO DE MAR PARA DEFICIENTES FÍSICOS EM ONDINA E NA RIBEIRA


Sucesso no último Verão em Ondina, o Para-Praia, projeto que permite o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, está de volta e tem como novidade mais uma etapa estendida para a Praia da Ribeira, na Cidade Baixa. Mais uma vez, o projeto vai possibilitar aos portadores de deficiência física o tomar banhos de mar com tranquilidade e conforto. Sempre aos sábados e domingos, das 08 às 13 horas, o Para-Praia acontece de 3 a 18 janeiro na praia de Ondina (em frente ao IBR – Instituto Brasileiro de Reabilitação), e de 24 de janeiro a 08 de fevereiro na praia da Ribeira (ao lado da Cabana do Bogari, na Cidade baixa.


O projeto foi idealizado e é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS), capitaneada pelo secretário André Fraga, que adaptou duas praias para deficientes físicos, com cadeiras anfíbias flutuantes, piscina, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, tendas e pistas de acesso à praia. O Para-Praia conta com apoio da Escola Bahiana de Fisioterapia e Saúde Pública e patrocínios do Banco Itaú e Salvador Shopping. A produção é da Nossa Agência Marketing.

CADEIRAS ANFIBIAS

Uma das suas principais atrações na primeira edição, o banho de mar foi estendido de quatro para oito semanas. Com total segurança, os portadores de deficiência física entrarão no mar sentados numa cadeira anfíbia flutuante e acompanhados por alunos e professores do curso de fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Além de fisioterapeutas, o Para-Praia contará também com apoio de Salva Vidas e educadores físicos.

A expectativa é que em média 40 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desfrutem com segurança do verão de Salvador. O acesso à praia é uma das dificuldades enfrentadas diariamente pelos deficientes físicos. A proposta do Para-Praia é ampliar as suas possibilidades de lazer no Verão e tem planos para estender o projeto para outras praias da cidade na sua terceira edição em 2016.

A Bahia possui cerca de 3,5 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Com este projeto, a Prefeitura Municipal de Salvador espera atender a fatia desta população que reside na Capital, proporcionando momentos de esporte e lazer, bem como servindo de inspiração para que mais atividades como esta sejam desenvolvidas.

Segundo o censo do IBGE de 2010, 45 milhões, ou seja, cerca de 23% da população brasileira é portadora de deficiência física, sendo que o Nordeste possui 7,8% desta população.

Criado há 6 anos no Rio de Janeiro, o projeto é uma realidade e acontece todos os dias na Praia de Copacabana e Barra da Tijuca.


SERVIÇO:

Para-Praia 2015;

Sábados e domingo de janeiro e fevereiro;

Das 8h às 13h;

De 3 a 18 de janeiro, na Praia de Ondina;

De 24 de janeiro a 8 de fevereiro, na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa

Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário