30/01/2015

Curso de pintura de arte amplia mercado de trabalho para cenógrafos e cenotécnicos


Foto: Agnes Cajaíba.

Primeiro curso gratuito do Projeto Peneira capacita aprendizes em Salvador.

Com 25 alunos, entre mulheres e homens que buscam oportunidades de trabalho na área de cenografia e cenotecnia, o projeto Peneira – Laboratório Técnico de Cenografia deu início à série de cursos gratuitos e voltados para esta área, com a oficina de Pintura de Arte, no Forte do Barbalho, em Salvador. Na primeira semana, os participantes do curso aprenderam a dar realidade aos cenários, através de técnicas de pigmentação, alvenaria, envelhecimento de espaços, entre outras. O curso está sendo conduzido pelo pintor de arte paulista Kiko Venâncio, que passa um pouco de sua experiência de 17 anos de mercado para os aprendizes em cenotecnia.

Uma delas é a estudante Natália Gonçalves, que busca ampliar suas possibilidades profissionais para além do estágio em educação. A jovem, boa apreciadora de arte, começou a praticar quando resolveu fazer os móveis de sua casa. “Achava interessante e aí quando surgiu o Peneira, eu vi como uma oportunidade de aprender coisas novas e diversificar um pouco a minha atuação profissional. Não tem essa necessidade do conhecimento prévio, você pode começar do zero e descobrir que tem talento, conclui Natália.

A jovem faz parte de uma maioria sem vivência prévia neste mercado, mas com muita vontade de aprender. Para Kiko Venâncio, facilitador do curso, a sensibilidade é o mais importante. “O principal é o pensamento e o olhar, é o que interessa para o pintor de arte”. O profissional aproveitou a locação do Forte do Barbalho para mostrar como funcionam algumas técnicas, como a de envelhecimento e chuva. Focado na pintura de arte para cinema, Venâncio explica que o tempo é curto para a variedade de técnicas. “Em 12 dias, não dá para aprofundar tanto, então a gente está trabalhando por um caminho mais simples para os alunos entenderem. Eu acho que está todo mundo gostando”, ressaltou.

Mercado - No Brasil, são poucos os profissionais com formação para trabalhar com cenotecnia. Na maioria dos casos, são os ajudantes de obras que acabam se tornando assistentes dos cenógrafos e diretores de arte. Segundo o coordenador do projeto e diretor da DA20 Cenografia e Arte, André Cruz, o Peneira é muito importante por promover capacitação em uma área formada através da intuição. “Quando abrimos as inscrições, vimos que tinha profissionais que trabalham com obras, mas também pessoas com interesse em arte, estudantes, pessoas que atuam com direção de arte e mulheres, que são poucas neste mercado. Tem um publico que já e da área e que está se aperfeiçoando e vendo a diferença”, afirmou Cruz. O coordenador explica que existem alunos que não conhecem a cenografia, mas tomaram gosto pela pintura de arte.

No período de inscrições, houve procura por pessoas de outros estados, como Rio de Janeiro. O curso de Pintura de Arte termina neste sábado (31). O próximo é o de Marcenaria, com início no dia 23 de fevereiro, seguido pelos cursos de Adereços, Contra-Regra e Oficina da NR35. Mais informações sobre os cursos e as inscrições estão disponíveis no site www.laboratoriopeneira.com.br.

Peneira - Com foco na execução cenográfica, contribuindo para a valorização e crescimento do mercado cultural baiano em seus diversos setores, o Projeto Peneira – Laboratório de Formação Cenográfica – que conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do fundo de cultura, propõe a realização gratuita de cursos profissionais de média duração, que visam capacitar os profissionais de cenotecnia em Salvador. O Peneira objetiva formar especialistas, permitindo a atuação nas diversas áreas que envolvem a cenotecnia, como espetáculos teatrais, desfiles de moda, exposições, shows, dança e projetos de televisão e cinema. Todas as aulas são ministradas no Forte do Barbalho, nas salas e ateliês da DA20 Cenografia e Arte, empresa de soluções cenográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário