30/01/2015

FITLÂ INSCREVE PARA OFICINAS ARTÍSTICAS GRATUITAS

O Festival Itinerante de Teatro Latinoamericano Âmbar oferecerá atividades formativas para artistas de Salvador.

Estão abertas as inscrições para as oficinas artísticas do Festival Itinerante de Teatro Latinoamericano Âmbar – FITLÂ, voltadas para iniciantes, artistas, pesquisadores e estudantes de teatro. Até o dia 26 de fevereiro, é possível se inscrever por formulário online solicitado através do email oficinas.fitla@gmail.com. O evento reunirá criadores cênicos de sete países da América Latina (Argentina, Costa Rica, Colômbia, Brasil, Equador, México e Peru).

Realizado pelo Coletivo Âmbar (rede formada por artistas de teatro e pesquisadores), o festival oferecerá gratuitamente as oficinas: Corpo e voz: procedimentos para uma criação polissêmica e autoral (ministrada por artistas criadores da Argentina e Brasil), Da Plástica ao Corpo – criação cênica a partir das linguagens visuais (pela atriz Noélia Cruz, da Costa Rica), O Corpo como Imagem em Movimento (exclusiva para pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA e alunos da graduação em Artes Cênicas, sob a orientação do peruano Sandro La Torre, as inscrições serão feitas na própria ETUFBA, no dia 02 de fevereiro, turno matutino). Já as atividades Teatro/ Movimento - Verbos em Partituras Físicas (conduzida pelo ator Kadu Fragoso) e Oficina de Teatro, Expressão e Compromisso (sob a condução da mexicana Geraldine Lamadrid) são destinadas a artistas dos bairros de Plataforma e Nordeste de Amaralina, respectivamente.

Além das oficinas, o FITLÂ oferecerá uma programação com 16 espetáculos teatrais internacionais e nacionais, uma montagem em dança, performances urbanas, exibição de vídeo-documentários, mesas redondas sobre arte e contemporaneidade, discussões sobre crítica teatral, além de oficinas gratuitas e exposições, ocupando espaços como o Teatro Martim Gonçalves, Xisto Bahia, Sesc Pelourinho entre outros.

O FITLÂ está em sua segunda edição, pela primeira vez acontecendo no Brasil, mais especificamente em Salvador. Numa perspectiva de promover integração e trocas artísticas entre pesquisadores de artes cênicas e performers de diferentes grupos latino-americanos, o encontro aponta para a percepção da arte teatral no continente e os desafios colocados para os criadores. A edição brasileira tem produção assinada pelo Panacéia Delirante em parceria com a Cardim Projetos e Soluções Integradas e conta com o apoio financeiro do programa Iberescena, além da assistência de produção do grupo baiano Via Palco e demais integrantes da delegação brasileira do Colectivo Âmbar.

Maiores informações pelo email: oficinas.fitla@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário